Por que existe o Dia do RH?

Entenda como funciona o dia do RH

O mês de junho marca uma data importante para profissionais de Recursos Humanos. Afinal, o dia 03 de junho foi escolhido como o Dia do RH, para homenagear essa área cada vez mais importante e estratégica nas empresas.

E a área é relativamente recente. Nesse sentido, o RH derivou da área de “Recursos Industriais”, criado no início do século 20, com intuito de estruturar a relação entre empregados e empregadores. Nesse sentido, a importância do departamento vem aumentando com o passar dos anos, e as empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no bem-estar do seu capital humano.

Por isso, as habilidades desses profissionais são algumas das mais promissoras no mercado atual. Além disso, a pandemia de Coronavírus reforçou o papel da gestão de pessoas para que as empresas superassem a crise.

Sendo assim, continue a leitura para entender a a importância do setor de Recursos Humanos nas empresas, e por que temos um dia dedicado a esses profissionais!

Como nasceu o dia do RH?

O Dia do RH não acontece apenas aqui no Brasil. Na verdade, foi a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA – World Federation of People Management Associations) que instituiu o dia 3 de junho para realizar um evento em comemoração ao profissional de Recursos Humanos, em 1976.

Nesse sentido, o dia foi escolhido justamente por ser a data da criação da WFPMA.

Em seguida, o Brasil também reconheceu a relevância dessa área, e por isso criou a Associação Paulista de Administração Pessoal, atualmente chamada Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).  

Dia do RH: Mais do que recrutadores 

Ainda hoje é comum que a área de RH seja vista apenas por lidar com processos como recrutamento e seleção de colaboradores. Por outro lado, é importante entender que esses profissionais devem ocupar uma posição estratégica nas empresas.

Nesse sentido, diversos processos organizacionais dependem do departamento de RH. Afinal, além de recrutar e selecionar talentos, também devem acompanhar a rotina de colaboradores e líderes, por exemplo, contribuindo para o aumento do engajamento e produtividade de maneira assertiva.

Além disso, a evolução tecnológica também está criando novas possibilidades de atuação para o RH, aumentando seu alcance na empresa.

Na prática

Existem diversas formas de atuar como profissional de RH. Nesse sentido, a área é responsável por realizar atividades que otimizem a produtividade dos times, como treinamentos, avaliações e incentivando o feedback.

Contudo, o crescimento do mercado diversificou ainda mais as funções do RH. Alguns exemplos são:

  • Consultor de recursos humanos; 
  • Analista de recursos humanos; 
  • Gerente ou diretor de recursos humanos. 
  • Supervisor e analista de cargos, salários e carreiras; 
  • Assistente de departamento de pessoal; 
  • Analista de treinamento e capacitação.  

Formação de profissionais de Recursos Humanos

Em geral, para ser um profissional de RH, a pessoa deve ter o curso de Tecnólogo de Gestão de Pessoas. Na maior parte dos casos a graduação dura dois anos, e conta com disciplinas como:  

  • Administração financeira; 
  • Comunicação institucional;  
  • Empreendedorismo;  
  • Ética; 
  • Gestão estratégica de pessoas;  
  • Legislação;  
  • Psicologia;  
  • Segurança do trabalho; 
  • Métodos de contratação e recrutamento. 

Por outro lado, é importante ressaltar que existem outros profissionais que podem ocupar cargos no RH. O psicólogo, por exemplo, tem uma graduação de 5 anos e pode atuar tanto em hospitais e consultórios, quanto na área de Recursos Humanos. 


Viu como os profissionais de RH são importantes para a estratégia da empresa?

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar a importância da área!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content