Síndrome do Intestino Irritável: quais os sintomas e causas? É psicossomática?

síndrome do intestino irritável causas

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição comum e que atinge o sistema digestivo. Ela é caracterizada por desconforto abdominal associado a movimentos intestinais alterados.

Seus sintomas vão desde gases à cólicas, incluindo desconfortos como diarreia e prisão de ventre. E as suas causas, embora desconhecidas, podem estar relacionadas à dieta, infecções e, até mesmo, ao estado emocional.

Embora não se possa falar em cura, existem tratamentos capazes de trazer qualidade de vida ao paciente. Siga a leitura para entender melhor!

Quais são os sintomas mais comuns da Síndrome do Intestino Irritável?

Os sintomas da SII podem variar, mas os mais comuns incluem:

● Dor, cólicas ou inchaço abdominal relacionado a um movimento intestinal. Esses sintomas, normalmente, ocorrem na metade inferior do abdômen e podem desaparecer após a evacuação;

● Alterações no movimento intestinal;

● Mudanças na frequência de evacuação (diarreia, constipação ou alternância entre os dois);

● Mucos nas fezes (com aparência esbranquiçada);

● Excesso de gases.

Para as mulheres, esses sintomas podem se intensificar durante as fases do período menstrual. Aliás, elas são acometidas pela síndrome duas vezes mais que os homens, independentemente da idade.

 

Como é feito o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável?

Para realizar o diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável (SII), os médicos precisam avaliar os sintomas para encontrar um determinado padrão, além de analisar o histórico médico e familiar do paciente. Nesse sentido, também são realizados exames físicos para, inclusive, descartar outros problemas de saúde.

Quais são as causas da Síndrome do Intestino Irritável?

A causa exata da SII ainda não é conhecida pela Medicina. Alguns gatilhos comuns da síndrome incluem dieta, estresse, infecção e medicamentos. Veja abaixo fatores que costumam ser associados ao problema:

    • Contrações musculares no intestino: a forma como os músculos dos intestinos se contraem para mover os alimentos no trato digestivo pode ser responsável por causar gases, inchaço e diarreia;
    • Sistema nervoso: anormalidades nos nervos do sistema digestivo podem trazer desconforto maior do que o normal quando o abdômen se estica por causa de gases ou fezes;
    •  Infecção: a SII pode se desenvolver após um ataque grave de diarreia (gastroenterite) causada por bactérias ou vírus;
    • Alterações nos micróbios intestinais: pesquisas indicam que os micróbios em pessoas com SII podem diferir daqueles em pessoas saudáveis.

Nesse sentido, muitas pessoas com a síndrome identificam que determinadas comidas pioram seus sintomas, mas esses alimentos variam de um paciente para outro. Ou seja, não é possível determinar um alimento ou preparo que seja oficialmente uma causa da SII.

Por fim, é importante ressaltar que a Síndrome do Intestino Irritável pode ter causa emocional. Pessoas expostas a eventos estressantes ou traumáticos, especialmente na infância, tendem a apresentar mais sintomas de SII.

Alguns pesquisadores sugerem que a síndrome é a resposta dos intestinos às questões emocionais da vida. Isto é, a doença seria psicossomática – desordem emocional capaz de afetar o corpo.

Qual é o tratamento para SII?

Ainda não existe uma cura para a Síndrome do Intestino Irritável, mas ela pode ser gerenciada com sucesso com tratamento adaptados a cada paciente. Nesse sentido, é fundamental identificar e evitar os fatores de gatilho.

Entre os possíveis tratamentos, pode-se mencionar: dietas, medicamentos para dores e cólicas, laxante, medicação antidiarreica e terapia com um psicólogo. Assim, é muito importante consultar-se com um médico para que, juntos, vocês possam identificar os sintomas e seguir com o melhor tratamento.

Aproveite que você já está aqui e agende uma consulta on-line agora mesmo! Basta clicar aqui para escolher um profissional que melhor se adeque às suas necessidades. Não deixe de se cuidar!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!