Geração Z no mercado de trabalho: saiba quem são, como atrair e lidar

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A geração Z vem ocupando um lugar cada vez maior no mercado de trabalho. Nascidos entre 1997 e 2012, estima-se que essa geração representa a maior da história, não apenas em força de trabalho, mas em diversos outros quesitos.

Porém, com a crise de talentos afetando os empregadores em todo o mundo, há uma forte competição para atrair talentos da Geração Z e mantê-los durante o processo de recrutamento.

Nesse texto, a Conexa trouxe tudo o que você precisa saber sobre eles, bem como as formas como recrutar a Geração Z e reter esse novo talento!

O que é a geração Z?

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Geração Z no mercado de trabalho: o que é a geração Z?

A Geração Z, é a coorte geracional que segue a geração do milênio, nascida entre o final da década de 1990 e o início da década de 2010. Segundo uma pesquisa, a Geração Z é a maior geração da história.

Grande parte deste grupo está saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.

Por que o nome geração Z?

Essa geração também é chamada de nativos digitais, quem nasceu na geração Z tem uma íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática. São pessoas que cresceram jogando videogames, que acompanharam de perto as inovações tecnológicas e que gostam de consumir essas inovações quando possível.

A socialização pela internet levou a uma nova configuração social dessa geração e a novos hábitos de consumo. A internet, que deixou de ser aquela rede acessível apenas em casa pelos computadores, tornou-se uma companheira constante através dos smartphones.

Quais as características da geração Z?

Essa geração é conhecida por ser uma geração que nasceu praticamente conectada e móvel. Como resultado, eles trazem características distintas ao ambiente de trabalho.

Experientes em tecnologia

A geração Z leva seus smartphones a todos os lugares, usa a mídia social em todo o seu potencial e espera trabalhar para empresas que priorizam a tecnologia. Sem surpresa, eles tendem a ser atraídos pela indústria de tecnologia.

Instruções precisam ser detalhadas

A Geração Z espera muita instrução de seus gerentes. Eles cresceram assistindo a vídeos no YouTube para aprender como fazer qualquer coisa. Eles tinham o Google e os pais pairando no ar para orientá-los em suas atribuições.

Por isso, é necessário que você seja o mais claro possível, bem como use  a tecnologia para fazer isso. Um bom exemplo disso, é o uso do Slack. Pois, as equipes montadas por lá, ajudam as pessoas dessa geração a se comunicar melhor além de esclarecer metas estabelecidas.

Geração bastante questionadora

Conhecidos por serem cautelosos e céticos, eles não têm medo de questionar tudo e todos, incluindo seus gestores. Bastante hábeis na arte de conseguir decifrar o que é falso e o que é verdadeiro.

Além disso, eles também possuem as melhores habilidades e intelecto do que as gerações anteriores.

O que a geração Z busca?

A interatividade com os recursos ligados à tecnologia é bastante natural para a geração Z, pois eles já nasceram ambientados ao mundo digital e, por isso, são pessoas altamente conectadas.

Além disso, esses jovens têm uma forte tendência ao empreendedorismo, ou seja, podem investir em um negócio próprio e ter bastante sucesso nessa área. Sempre em busca de novos desafios, e, por isso, estão sempre em movimento. São altamente dinâmicos, inovadores e também criativos.

Com todas essas características, fica evidente o que buscam, como, por exemplo, desafios constantes, pois eles não têm medo de arriscar e, até mesmo, de mudar de emprego de tempos em tempos.

Dessa forma, os jovens da geração Z no mercado de trabalho buscam:

  • Flexibilidade de horário;
  • Liberdade para propor projetos e defender ideias;
  • Boas experiências;
  • Oportunidade de contribuir com a sociedade;
  • Possibilidade de crescimento profissional;
  • Desafios que possibilitem o aumento do conhecimento;
  • Integração com equipes.

O que é cringe para a geração Z?

A Geração Z ajuda com boas reflexões para empresas e gerentes sobre o que atualmente é considerado fora de moda ou ultrapassado. Um bom exemplo disso é que muitas vezes em entrevistas essa geração não gosta de responder perguntas sobre seu estado civil e sua família.

Outra pergunta que é considerada bem ultrapassada para eles é como se vêem daqui a 10 anos. Além disso, essa geração visualiza a carreira de um jeito ainda mais flexível e mutável que os Millennials. É também a geração mais propensa a não ficar em uma empresa caso se sinta desconfortável.

Como a geração Z é vista?

Devido a ter crescido em um ambiente totalmente tecnológico, a conectividade está presente 24h por dia, por isso, eles nunca se sentem cansados por isso.

Dessa forma, as pessoas que nasceram nessa época tendem a investir em seu próprio negócio, por serem considerados visionários e desejarem trabalhar à sua maneira. Além disso, como estão sempre em movimento, antenados aos acontecimentos, participam ativamente dos grupos de trabalho oferecendo ideias e dinamismo.

Qual a maior dificuldade que costuma encontrar a geração Z no mercado de trabalho?

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Geração Z no mercado de trabalho: maiores dificuldades.

As características que os profissionais da geração Z apresentam podem se tornar verdadeiros desafios para os líderes. Afinal, eles estão lidando com pessoas com um comportamento muito diferente do que a norma corporativa espera, o que exige uma nova abordagem para que bons resultados sejam atingidos.

Além disso, os jovens dessa geração são mais desapegados, além de não sentir tanta confiança nas organizações no que se refere à estabilidade. Mesmo querendo crescer profissionalmente, eles não percebem muitas chances de uma ascensão rápida, e isso os desanima.

Por que o emprego é um desafio para a geração Z?

Mesmo com todas as habilidades que são consideradas muito interessantes para o mundo corporativo, a geração Z encontra muitos desafios no mercado de trabalho devido às suas particularidades. Algumas delas veremos a seguir.

Preferência por organizações que ofereçam flexibilidade

Empresas que possuem uma cultura organizacional mais tradicional não costumam atrair essa geração para seus processos seletivos. Dessa forma, a exigência e a seletividade podem vir a ser um empecilho para eles.

Priorizam o desenvolvimento qualitativo e a auto realização

Essa geração por estar sempre em busca de desafios, costuma mostrar fidelidade às empresas que fazem isso com frequência, de modo a trabalhar sempre em seu desenvolvimento de forma qualitativa.

Além disso, são bem propensos a se demitir, quando consideram que a empresa pressiona apenas por resultados. Eles priorizam muito mais a auto realização à remuneração.

Batem de frente com o tradicionalismo

Por não conhecerem o mundo sem aparelhos móveis e internet, essa geração é marcada por ser impaciente, principalmente com os menos experientes com a tecnologia. Além disso, a impulsividade é um tópico que gera conflitos e nem todos os gestores estão preparados para lidar com essa característica.

Como lidar com a geração Z no mercado de trabalho?

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Geração Z no mercado de trabalho: como lidar.

Com os colaboradores millennials (ou geração Y) já estabelecidos no mercado de trabalho, as empresas agora têm um novo desafio: como lidar com a geração Z no trabalho?

Dentro de dois anos, a geração Z representará mais de 20% dos trabalhadores dos EUA, e o Brasil vai pelo mesmo caminho. Ou seja: é preciso aprender como lidar com a geração Z no trabalho, o quanto antes.

Para isso, os líderes terão que entender sobre o background, as necessidades e o comportamento desses novos talentos.

Pontos positivos e negativos da geração Z no mercado de trabalho

Os pontos fortes dos candidatos da Geração Z:

  • Multitarefa

A Geração Z nasceu no admirável mundo novo da tecnologia e realmente moldou a maneira como operam diariamente. Eles podem digitar mais rápido do que escrever, tweetar mais rápido do que falar e gostam de um status mais rápido do que aplaudir.

O cenário digital significa que eles são adeptos da conclusão de várias tarefas ao mesmo tempo, o que os torna eficientes em todos os lugares quando se trata do local de trabalho.

  • Competência tecnológica

Semelhante ao ponto acima, os candidatos da Geração Z têm uma competência tecnológica mais alta do que os da Geração Y. Sua capacidade de entender e operar uma variedade de softwares e dispositivos os torna atraentes para muitas empresas. Eles têm habilidades inatas na resolução de problemas de tecnologia, usando a iniciativa em vez de manuais de 300 páginas, e essa abordagem pode levar a novas ideias revolucionárias.

Os pontos fracos dos candidatos da Geração Z:

  • Níveis de concentração

A tecnologia é um presente mas também uma maldição. Como resultado direto da interferência da tecnologia, os candidatos da Geração Z tendem a ter níveis de concentração mais baixos do que os da Geração Y. As distrações de várias plataformas de mídia social, sites legais, YouTube e memes tornam sua capacidade de se concentrar em uma única tarefa muito difícil. E embora eles possam realizar várias tarefas ao mesmo tempo, isso também pode comprometer a qualidade de sua produção.

  • Baixa lealdade da empresa

De acordo com uma pesquisa, 25% dos candidatos da Geração Z acreditam que deveriam permanecer em qualquer emprego por um ano ou menos. Pois, eles gostam de se movimentar muito, o que pode ser difícil de gerenciar para os empregadores.

A opinião deles sobre o aumento do número de empregos é alimentada por revelações recentes de que você pode aumentar significativamente seu salário ao fazê-lo, junto com o fato de que permanecer na mesma empresa pode potencialmente prejudicar seu desenvolvimento pessoal.

É claro que isso nem sempre é verdade, mas a Geração Z está sempre ansiosa por mudanças e se sua empresa não estiver oferecendo oportunidades ou entusiasmo, eles sairão mais rápido do que tirar uma selfie.

  • Dependência de tecnologia

Por último, e um tanto ironicamente, nascer em um mundo de tecnologia é, na verdade, uma de suas quedas. Embora seja ótimo que eles sejam à prova de futuro (pelo menos por mais algumas décadas), a simples confiança que eles têm na tecnologia é na verdade uma desvantagem.

Quer gostemos ou não de admitir, a tecnologia nos torna preguiçosos. Reclamamos se o Google demorar mais de 5 segundos para preencher os nossos resultados de pesquisa. Bem como, recusamos o fato de nosso computador se atrever a completar uma atualização no meio de uma tarefa.

Dessa forma, em um ambiente sem tecnologia (ou tecnologia limitada), os candidatos da Geração Z lutariam para prosperar.

Como recrutar pessoas que se enquadram na geração Z?

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Geração Z no mercado de trabalho: como recrutar.

Para recrutar a geração Z para o mercado de trabalho você precisa sair completamente do modo convencional, principalmente com as expectativas de trabalho que eles carregam quando se candidatam a uma vaga.

Por isso, para conseguir atrair talentos é necessário oferecer coisas consideradas importantes para eles, bem como investir em aspectos que prendem sua atenção e criem desafios para que eles solucionem.

Relevância das mídias sociais

Os canais de comunicação mais utilizados pela geração Z são as redes sociais. Por lá, eles se sentem confortáveis.

No YouTube, geralmente assistem vídeos relacionados a tutoriais além de de conteúdos que consigam trazer informações relevantes sobre diversos assuntos. Para eles, isso é uma forma de aprendizado constante, bem como, faz com que os mesmos se sintam engajados para aprender algo novo.

Em relação aos processos seletivos, caso seja possível, opte pela entrevista virtual, realizada por Skype ou até mesmo via WhatsApp.

Devido a preferência pela virtualidade é possível que se sintam em segurança durante a entrevista e consigam responder qualquer tipo de pergunta, além de falarem mais livremente sobre suas expectativas com a desenvoltura que não teriam se estivessem frente a frente.

Carreiras que adotam a autonomia como modelo

Essa geração não gosta de se sentir presa ou até obrigada durante a realização de qualquer atividade. Por isso, a liberdade no ambiente de trabalho, que o home office é capaz de oferecer devido aos horários flexíveis faz com que esses profissionais sejam mais proativos e dedicados.

Ou seja, se a empresa tem o objetivo de contratar um colaborador dessa geração, esperando que o mesmo entregue ótimos resultados é necessário fazer uma proposta onde o mesmo consiga controle sobre a sua jornada de trabalho. Dessa forma, ele conseguirá se manter focado principalmente nos resultados e no prazo de entrega.

Pois, as mentes criativas podem desenvolver grandes ideias e entregar excelentes resultados durante a madrugada e procrastinar pela manhã, por exemplo.

Salários atrativos

Sabemos que todo jovem profissional pertencente a geração Z é ambicioso por natureza, mas ele sempre busca priorizar trabalhar em projetos ou atividades que chamem a sua atenção. Afinal, o dinheiro importa, porém precisa vir acompanhado de oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Mas, pensar que o profissional dessa geração não se importa com o quanto deseja ou deve ganhar é errado. Pois, ter independência e autonomia são dois objetivos que não se desconectam do sucesso profissional e sim, se complementam, para manter o envolvimento.

Demonstrar preocupação com a diversidade e causas que pautam o momento atual

Como dissemos acima, dinheiro literalmente não é o foco principal dos trabalhadores da geração Z, mas existem outras ações que a marca empregadora pode trabalhar para atrair e reter esses colaboradores.

Por exemplo, a empresa pode se engajar em um projeto social e incentivar a participação deles. Com isso, a tendência é que esses jovens se sintam mais motivados e pertencentes às organizações, pois contribuir com o mundo também é um desejo. Logo, além de fomentar a sua responsabilidade social, a empresa ainda atrai e mantém os seus melhores talentos.

Como lidar com a geração Z no cotidiano da empresa?

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Geração Z no mercado de trabalho: como lidar no cotidiano.

Com o que foi dito até aqui, fica ainda mais fácil entender que a cultura da empresa tem um papel bastante significativo na retenção de profissionais da geração Z. Dessa forma, é necessário buscar conhecer e entender a geração Z, para identificar meios de se adaptar e estratégias que ajudem a integrar esses profissionais.

A valorização da tecnologia e da inovação é um grande começo. Pois, o apoio à vida profissional dos colaboradores, bem como ao uso de uma linguagem próxima à deles, proporcionar uma maior flexibilidade com as regras são alguns passos que a empresa pode tomar. Vale destacar também que a utilização da criatividade é um ponto chave para lidar com essa geração.

Essa geração também busca se sentir acolhida e valorizada, ou seja, ela busca se sentir uma parte importante do funcionamento organizacional. Isso, muitas vezes, é o que mantém o trabalhador engajado na empresa.

Então, como vimos, a geração Z apresenta um novo estilo de vida e de trabalho ao nosso cotidiano e, esse novo pode vir acompanhado de certas adaptações por parte da organização. Porém, esses passos são mais simples do que parecem e têm grande valor, não apenas para atrair jovens trabalhadores, mas também para tornar a empresa mais moderna e mais atual.

Quais benefícios a Conexa Saúde pode oferecer para atrair colaboradores para sua empresa?

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Geração Z no mercado de trabalho.

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Afinal, o empresário tem ciência que funcionários satisfeitos e saudáveis, são mais engajados e mais produtivos. Sentem que são valorizados pela organização onde prestam serviço.

Pensando em inovar ainda mais essa relação de cuidados, a Conexa Saúde oferece serviços personalizados para as organizações produtivas. O produto certo para cada perfil ou tamanho do negócio.

Conclusão

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Geração Z no mercado de trabalho: jovem profissional.

Conseguiu pegar dicas para lidar com a geração Z no mercado de trabalho? A verdade é que sabemos que com boas estratégias sua empresa pode alcançar harmonia entre as gerações.

Vale destacar também que esses jovens possuem características e personalidades que com certeza irão beneficiar a sua empresa, por isso, não se esqueça das dicas que dei ao longo deste texto para que você saiba não só como atrair esses talentos, mas também como retê-los e mantê-los motivados.

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