Antecipação de recebíveis: Como funciona e Quais são os Tipos

antecipacao de recebiveis calculadora

A antecipação de recebíveis é uma prática comum entre as empresas e, dependendo da plataforma e tecnologia, pode ser feita de maneira simples e rápida.

Além disso, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução para manter o fluxo de caixa mais sustentável.

A antecipação de recebíveis é um tipo de operação de crédito que, em resumo, transforma vendas a prazo em recursos líquidos e imediatos.

Afinal, muitas empresas vendem com prazos de recebimentos distantes, o que acaba gerando uma falta de dinheiro no caixa atual.

Nesse cenário, para otimizar o fluxo e evitar possíveis faltas do capital de giro, uma estratégia usada por muitas empresas é a antecipação de recebíveis.

Continue lendo para saber como funciona a antecipação de recebíveis e como ela pode ajudar a sua empresa em um momento difícil.

O que é Antecipação de recebíveis?

antecipacao de recebiveis mulher na mesa

Apesar do nome complicado, a antecipação de recebíveis tem um significado bem simples. Em resumo, é uma linha de crédito que permite às empresas adiantarem o recebimento de suas vendas que só chegariam no futuro.

Ou seja, a antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que permite às empresas receberem valores antes do prazo previsto, utilizando-se legalmente de empresas especializadas neste tipo de operação, ou seja um adiantamento de recebíveis futuros.

Neste caso é possível receber dinheiro referente a vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, carnês, cheques pré-datados ou até mesmo antecipação de recebíveis por cartões de crédito.

Exemplo de uma antecipação de recebíveis

Vamos supor que você tenha uma loja de sapatos e tenha feito uma grande venda. O comprador solicitou o pagamento em oito parcelas, com o primeiro pagamento em 90 dias.

Nesse caso, dependendo de sua situação financeira, esse parcelamento pode resultar em menos recursos no curto prazo e em capital de giro insuficiente para pagar as despesas da empresa.

Assim, é possível recorrer à antecipação de recebíveis para obter, de uma vez só, os valores a serem pagos pelo cliente. Esse dinheiro pode, então, ser utilizado para equacionar as contas e compromissos atuais.

Leia mais: Gestão estratégica de Benefícios: saiba como aumentar os resultados

Como funciona a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis funciona a partir de cartões de crédito, duplicatas e, até mesmo, de carnês e cheques pré-datados.

Para realizar essa operação, é preciso buscar por uma instituição financeira e, assim, comprovar, por meio de documentos, os valores que serão recebidos futuramente.

Logo, o banco realiza uma análise sobre o capital que será recebido e, assim, considera os riscos que possam estar envolvidos nessa transação e dessa forma, estipula uma taxa de juros.

Com tudo aprovado o valor cairá na conta da empresa que solicitou a antecipação de recebíveis.

Quando usar antecipação de recebíveis?

antecipacao de recebiveis trabalhadores

Normalmente, a antecipação de recebíveis costuma ser um recurso utilizado para cobrir um problema emergencial.

Entretanto, deve-se levar em conta todo o planejamento financeiro da empresa para que essa operação seja benéfica na gestão das finanças empresariais e não cause problemas.

Sendo assim, com todas estas análises feitas, você pode tomar a decisão de optar pela antecipação de recebíveis para:

Apesar das facilidades, algumas questões sobre a antecipação de recebíveis merecem atenção e uma delas tem a ver com o uso contínuo do crédito.

Justamente por conta da facilidade da contratação, muitos empreendedores passam a antecipar recebíveis com muita frequência.

Quando isso acontece, o crédito acaba se tornando uma fonte de capital de giro mais cara e pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Quem pode antecipar recebíveis?

A antecipação de recebíveis é viabilizada por bancos, fintechs, instituições financeiras e empresas de meio de pagamento.

Diferença entre antecipação e empréstimo

antecipacao de recebiveis homem trabalhando

A contratação de um empréstimo bancário deve ser feita apenas quando a empresa realmente precisar aumentar o seu capital de giro. Sendo assim, quando a empresa precisa de recursos imediatos, essa pode ser uma boa opção.

Por exemplo, há outros casos nos quais um empréstimo pode ser uma boa opção:

Já a antecipação de recebíveis ocorre quando uma empresa negocia seus títulos e os valores que irá receber.

Geralmente o adiantamento desses valores se referem às duplicatas e cheques, sendo bastante utilizadas pelas empresas para obter capital de giro.

Apesar disso, deve-se destacar que a empresa não recebe o valor total dos recebíveis, já que sobre a operação incidem taxas como o IOF e a taxa administrativa, que está relacionada aos gastos com controle de crédito e outras despesas bancárias.

A antecipação de recebíveis é vantajosa para o empresário de diversas maneiras, tais como:

  • Taxas menores: Ao comparar a antecipação de recebíveis com financiamentos, empréstimos e cheque especial é possível notar que essa opção tem taxas menores.
  • Redução dos riscos: Com a antecipação de recebíveis, a empresa pode reduzir os riscos de não receber por uma venda realizada e gerar fluxo de caixa imediato para honrar com seus compromissos.
  • Mais liquidez: A antecipação de recebíveis gera mais liquidez para a empresa manter suas contas em dia.
  • Finanças estruturadas: A antecipação de recebíveis permite que uma empresa financie suas operações com seus próprios recursos.
  • Aceleração da empresa: A empresa consegue aproveitar oportunidades e negociar mais facilmente com os fornecedores em busca de condições diferenciadas.

Quais os benefícios em fazer a antecipação de recebíveis?

antecipacao de recebiveis pessoas

A antecipação de recebíveis apresenta algumas vantagens em relação a outras linhas de crédito disponíveis no mercado.

Uma das principais vantagens de utilizar a antecipação de recebíveis é que o empreendedor não utiliza recursos emprestados de terceiros, mas um valor que já era seu.

As taxas de juros também são definidas de acordo com o perfil financeiro do solicitante, mas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial, por exemplo.

Além disso, a rapidez da antecipação de recebíveis otimiza recursos, diminui o percentual de endividamento do negócio e ajuda o empreendedor a obter vantagens importantes na negociação com os fornecedores por meio da antecipação dos pagamentos.

Outra característica interessante da antecipação de recebíveis é a facilidade de contratação do crédito.

O fato de o banco ou instituição financeira assumir o direito de receber os pagamentos futuros que foram antecipados torna o processo da transação menos burocrático.

A antecipação de recebíveis pode ser feita em quais modalidades?

antecipacao de recebiveis moedas

Para efetivar a antecipação de recebíveis, é preciso fazer um cadastro na empresa escolhida, ter o crédito aprovado pela instituição financeira e adequar-se às regras internas para antecipação, como respeitar o valor mínimo das operações, por exemplo.

Normalmente, para ser validada, a cobrança precisa ter sido feita por meio de cheques ou duplicatas. Mas também há a possibilidade de fazer a antecipação a partir de vendas feitas por cartão de crédito.

FIDCs

Os FIDCs são constituídos sob a forma de condomínio. Uma empresa, chamada de administradora, é responsável por gerenciar o fundo e fazer a vendas das cotas aos investidores.

Os FIDCs são empresas que administram um Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios. Ou seja, eles usam os recebíveis para lastrear a aplicação que oferecem.

É a opção mais vantajosa para buscar pelo serviço de antecipação de recebíveis, já que as taxas são mais competitivas.

Além disso, são empresas menos burocráticas que os bancos e, além disso, elas não cobram IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

Bancos

Os bancos são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas que fornecem serviços financeiros à sociedade.

A vantagem da antecipação de recebíveis por meio de um banco é que toda empresa já tem algum relacionamento com essa instituição.

A desvantagem é que, mesmo sendo cliente, os trâmites para aprovação da antecipação de recebíveis são bem burocráticos.

Factorings

Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.

A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring

Por conta disso, é mais fácil conseguir a aprovação da antecipação dos seus recebíveis nessas empresas. Em contrapartida, as taxas praticadas pelas factorings costumam ser mais elevadas.

Tipos de recebíveis

Recebíveis de cartão de crédito

Valores a curto e médio prazo dos pagamentos com cartão de crédito por seus clientes também podem ser antecipados, basta integrar o sistema para ter acesso à documentação e enviá-la à instituição.

Boletos bancários emitidos

Você pode antecipar o recebimento de valores de boletos emitidos aos seus clientes.

Cheques pré-datados

Para empresas que operam com cheques, a antecipação de recebíveis pode ser uma boa alternativa de manter a saúde financeira da empresa e adiantar pagamentos que viriam apenas em questão de meses.

Depósitos em conta

Depósitos em conta também podem ser antecipados, basta conferir com a instituição o tipo de comprovação da operação que é requisitado.

O que é e qual a taxa de antecipação de recebíveis?

antecipacao de recebiveis idosos no computador

Como dito anteriormente, cada empresa possui suas próprias condições para antecipar os recebíveis. A principal delas é a aplicação de taxas.

De maneira geral, elas são bem menores que os juros de empréstimos e, por isso, são mais vantajosas.

Porém, antes de fazer o adiantamento de recebíveis, é indispensável fazer o cálculo das taxas para entender se será prejudicial ou benéfico para a saúde financeira da sua empresa.

Cada instituição financeira terá seu modelo, mas as taxas podem ser:

  • taxa percentual de desconto por título;
  • tarifa fixa a cada título antecipado;
  • tarifa de transação;
  • taxa de IOF.
  • tarifa de antecipação;

E o que é a Aquisição de recebíveis?

Em resumo, a aquisição de recebíveis é o processo inverso da antecipação, ou seja, empresas de factoring ou financeiras adquirem o seu recebível de maneira online.

Seja os recebíveis de cartão de crédito, cheques, promissórias e contas futuras a vencer pagando a você o valor presente com uma taxa de juros embutida.

Você vende o seu recebível por um valor mais baixo do que ele efetivamente vale e obtém o dinheiro no tempo presente fortalecendo seu caixa.

Quem fizer a aquisição do seu recebível irá receber no tempo futuro o valor integral que você deveria receber.

Como fazer antecipação de recebíveis?

A operação é, hoje, amplamente disponível para qualquer empresa. Como já mencionamos, há 3 principais tipos de instituições que realizam antecipação de recebíveis às empresas:

  • Bancos;
  • FIDCs;
  • Factorings.

A empresa deve optar pela instituição em que deseja operar sua antecipação de recebíveis, e contatá-la presencialmente ou de forma online.

A empresa também pode optar por diferentes tipos de antecipação. Tudo vai depender das necessidades imediatas de capital:

  • Parcial: antecipar apenas uma ou algumas parcelas futuras, não todas;
  • Integral: antecipação das vendas completas, em todas as parcelas;
  • Pontual: feita para uma venda única;
  • Automática: para recebimentos periódicos (diários, quinzenais ou mensais).

Mas e como solicitar?

  1. Busque um banco, operadora financeira ou fintech que realize esse tipo de operação;
  2. Selecione as notas fiscais das operações que deseja receber;
  3. Você solicita a antecipação pontual seu pedido será avaliado;
  4. São negociadas taxas, de acordo com valor e prazos;
  5. Com o negócio fechado, a instituição financeira realiza o pagamento.

É possível fazer a antecipação de recebíveis online?

antecipacao de recebiveis homem com cartao

Por meio de plataformas digitais, é possível adiantar os recebíveis de forma totalmente online, com pouca burocracia e muita praticidade.

Para isso, utilizando tecnologia, o sistema avalia o crédito online, de maneira automática, o que permite a rápida conclusão da operação de adiantamento de recebíveis.

As plataformas de antecipação de recebíveis online podem ser utilizadas sempre que sua empresa precisar de capital de giro e tiver uma NFe (nota fiscal eletrônica) de uma venda realizada a prazo.

Todo o processo é realizado 100% online, permitindo que a empresa receba o dinheiro referente ao adiantamento das duplicatas em, no máximo, 1 dia útil após a aprovação da operação.

Soluções importantes para ter em sua empresa

O caminho para o empreendedorismo é árduo, cheio de altos e baixos, principalmente para aqueles que não dispõem de muitos recursos financeiros.

Para concretizar o sonho de abrir uma empresa é preciso ter planejamento e organização, além de estar atento a todas as questões burocráticas, como cadastros, registros, contratos e impostos.

Além disso, você deve contar com a ajuda de soluções importantes para ter em sua empresa, entre elas está a Conexa Saúde.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Além disso, a plataforma conecta pacientes, médicos e instituições de saúde por meio da telemedicina, além de oferecer soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas.

A Conexa Saúde possui também outras unidades de negócios: a Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass.

A Conexa Corporate é um produto da Conexa Saúde voltado para empresas.

Este produto oferece soluções e serviços em saúde digital para organizações, independente da localidade, proporcionando saúde e bem-estar para as equipes dessas organizações e ajudando a reduzir custos e otimizar seu negócio.

Para conhecer nosso site e ter acesso a outros conteúdos como este, clique aqui.

Conclusão sobre antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma alternativa para empresas que precisam de crédito. Normalmente, o valor é utilizado para pagar contas atrasadas, gerar fluxo de caixa ou até mesmo investir em expansão.

Na prática, o empresário recebe o valor das vendas feitas a prazo de maneira adiantada para atender às necessidades imediatas da empresa.

Contudo, é importante ter em mente que a antecipação de recebíveis também envolve custos que precisam ser avaliados.

Muitas vezes, deixar de receber uma fatia do valor de suas notas é melhor do que arcar com os juros dos empréstimos, mas antecipar recebíveis sem planejamento também pode bagunçar o seu caixa.

Fique atento! Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!