A importância de manter sua carteira de vacinação em dia mesmo na pandemia

vacinação coronavírus

Em tempos de epidemia e medo de contaminação, às vezes paramos para pensar em cuidados que a muito passam despercebidos como lavar as mãos, lavar os alimentos, não tocar os olhos com mão suja e se preocupar com a saúde dos mais velhos.

Você já parou para pensar que você pode estar levando alguma doença para quem está imunologicamente frágil?

Continue a leitura com a gente e saiba mais sobre o assunto!

A importância de se cuidar

É sabido que os idosos são mais frágeis que os jovens, tanto fisicamente em seus ossos e músculos, tanto em seu sistema imune, suas células já estão na “velhice”, chamada de senescência celular, o que acaba deixando a atividade contra bactérias e vírus mais fraca.

Por esse motivo nossos parentes e amigos de mais idade precisam ser lembrados da importância de se cuidar, e acima de tudo da importância das campanhas de vacinação, pois as vacinas fortalecem esse sistema de defesa e impedem que se desenvolvam quadros mais graves e algumas vezes previnem totalmente a doença.

Campanhas de vacinação

Agora, com o surto de Coronavírus, paramos para pensar em sinais que estão em alta

  • Febre
  • Tosse
  • Dispneia

Mas… esses sinais NÃO são exclusivos de Coronavírus. Muitas infecções respiratórias podem ter estes sintomas e o essencial é que a maioria pode ser evitada se as campanhas de vacinação forem respeitadas.

Uma das maiores taxas de doenças com sintomas semelhantes a Coronavírus é a gripe (influenza), que pode inclusive também levar a morte.

Todo ano é realizada uma campanha de vacinação para influenza, geralmente antes do outono, para evitar a gripe na população.

Política de vacinação

Neste ano a política de vacinação vai se concentrar em três etapas.

Uma primeira em 23/03, nos grupos de alto risco para Coronavírus, que são os idosos e profissionais de saúde, preconizando excluir o diagnóstico de Coronavírus.

A outra etapa em 16/04 com objetivo de abranger doentes crônicos, professores, forças de segurança e salvamento.

E a última etapa em 09/05 para atender a crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas com necessidades especiais, funcionários penitenciários, indígenas, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população carcerária.

Vacina contra gripe

A vacina para gripe NÃO TEM EFEITO CONTRA CORONAVÍRUS!

Seu funcionamento é contra os três principais vírus da gripe comum: H1N1, Influenza B e H3N2. É importante ressaltar que o calendário vacinal deve ser seguido. No ano de 2019, 1.122 óbitos poderiam ter sido evitados pela vacinação contra influenza. Além de que uma vez tomada a vacina, facilita o diagnóstico entre as doenças, por exemplo de ser gripe ou Coronavírus de manifestações brandas.

Texto: André Quadros, estudante de Medicina e estagiário da Conexa

Para ter acesso a outros conteúdos como esse, acompanhe o nosso Instagram! Estamos publicando diariamente temas relevantes! Tem algum assunto que você gostaria de saber? Deixe nos comentários!

Referências:
COMEÇA SEGUNDA-FEIRA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE. Ministério da Saúde, 20 de março de 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46567-comeca-segunda-feira-vacinacao-contra-gripe>. Acesso em 21 de março de 2020.

Felinto, Gustavo Machado, Escosteguy, Claudia Caminha, & Medronho, Roberto de Andrade. (2019). Fatores associados ao óbito dos casos graves de influenza A(H1N1)pdm09. Cadernos Saúde Coletiva, 27(1), 11-19. Epub December 13, 2018. https://doi.org/10.1590/1414-462×201900010433

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content