Naturalmente, você quer que o seu time trabalhe a todo vapor, dando sempre o melhor de si. O curioso é que muitas empresas se auto sabotam neste quesito. Contratam os melhores profissionais, mas oferecem um ambiente destrutivo.
Você já pode ter olhado para os escritórios modernos de startups e pensado: como garantir que o trabalho está sendo feito? Afinal, a moda é ter mesa de sinuca, videogame, cerveja liberada nas sextas-feiras e até escorrega.
Se este é o ambiente proporcionado por algumas das maiores empresas do mundo, você pode ter certeza que o rendimento da equipe não é afetado.
Na verdade, ele é. Para melhor. O motivo não está no ambiente descolado, e sim na filosofia que ele carrega por trás.
O peso do estresse no trabalho
Antes de pensar em formas de tornar o ambiente corporativo mais leve, é preciso entender o que trabalhar com estresse verdadeiramente significa.
Nós, da Conexa Saúde, sempre batemos na tecla de que a saúde do colaborador é a saúde da empresa. Afinal, o rendimento da equipe está imediatamente relacionado com um time apto e disposto, mental e fisicamente.
No século das questões psicológicas, estresse está longe de ser ''mimimi''. Em maio deste ano, a Organização Mundial de Saúde declarou que a síndrome de burnout, condição causada por o esgotamento no trabalho, oficialmente se tornará uma doença em 2022, quando sai a versão atualizada da Classificação Internacional de Doenças.
O efeito será prático, uma vez que esta poderá ser considerada uma doença trabalhista. Mais do que nunca, o estresse causado pela empresa será reconhecido como responsabilidade da própria.
Menor produtividade
Passou da hora de parar de normatizar o estresse. ''Quando o funcionário veste a camisa e se preocupa com o que faz, o estresse é uma resposta natural, certo?'' Errado.
Pesquisa feita por a empresa Towers Watson mostrou que colaboradores com alto nível de estresse no trabalho são menos engajados e produtivos. Eles também têm níveis mais altos de absenteísmo.
Agora pense que o colaborador estressando não é apenas um. Muitas vezes, são times inteiros. A dinâmica pode ser corrompida, o rendimento da equipe cai e o relacionamento interpessoal pode ser afetado.
Como identificar o estresse
Não temos dúvidas de que você definitivamente não quer este cenário na sua empresa.
Para te ajudar a identificar se o estresse domina o seu ambiente de trabalho, listamos alguns fatores que devem levantar a bandeira vermelha. Estes são apenas exemplos mais abrangentes, mas cada caso é um caso.
- Os colaboradores estão constantemente doentes;
- A comunicação interpessoal tem um tom ríspido;
- O rendimento da equipe era ótimo e caiu bruscamente;
- A rotatividade de funcionários é alta.
Importante dizer que não nos referimos a períodos de crise nas corporações. E sim de um problema crônico que protagoniza o ambiente de trabalho independente das fases.
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Texto: Manoela Caldas.
Jornalista