Qual a importância da medicina corporativa? Entenda!

medicina corporativa

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos colaboradores da empresa já era uma tendência progressiva dos últimos anos. Isso acontece em função dos inúmeros benefícios oferecidos tanto aos funcionários quanto à empresa. Em tempos de pandemia — e principalmente pós-pandemia —, acredita-se que a medicina corporativa estará ainda mais presente nas organizações

Você sabe qual é o real papel da medicina corporativa hoje? Quais são os principais benefícios que essa estratégia pode gerar ao negócio e aos funcionários? Selecionamos informações importantes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a medicina corporativa? 

Podemos considerar o conceito de medicina corporativa como um conjunto de ações de saúde, segurança e bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho. Elas têm o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para os seus funcionários.

Essa prática não se limita a alocar uma enfermaria ou clínica dentro da empresa: é uma estratégia muito mais ampla, que inclui um atendimento e suporte contínuos desses profissionais. 

Aliás, com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum o uso da telemedicina para cumprir esse papel nas empresas. A companhia não precisa, necessariamente, investir em espaços ou enfermarias completas no local, podendo realizar as consultas e os atendimentos a distância. 

Quais são os benefícios da medicina corporativa? 

Como mencionamos, a medicina corporativa não se resume à presença de um profissional da saúde na empresa, mas tem a ver com uma estratégia ampla e muito mais eficaz. A seguir, destacamos algumas dessas vantagens. Confira!

Aumento da produtividade dos colaboradores 

Comprovadamente, investir em qualidade de vida pode aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso está diretamente ligado às condições de trabalho, ao clima organizacional e à sua saúde física e mental. 

Implantar um programa de medicina corporativa no seu negócio tende a contribuir com a satisfação pessoal e profissional dos seus funcionários, o que faz a produtividade e o desempenho deles aumentarem. 

Redução de custos 

Colaborador afastado por doença ou acidente de trabalho é sinônimo de custos. A única forma de reduzir ou evitar essas baixas temporárias é por meio de um programa preventivo, que pode envolver uma série de ações com profissionais. 

Acompanhar o estado de saúde, incentivar bons hábitos, proporcionar um ambiente de trabalho adequado e ter um suporte médico frequente são algumas dicas que podem contribuir para esse cenário, e a medicina corporativa tem um papel fundamental. 

Diminuição do absenteísmo 

O absenteísmo pode ter causas variáveis e ocorrer de diferentes formas dentro de uma empresa. Além disso, ele não está associado apenas aos atrasos e às faltas no trabalho: em um nível menor, pode ser atrelado à falta de vontade, ao desânimo, à desmotivação ou causado por problemas pessoais. 

A medicina corporativa tem uma função essencial no acompanhamento, no monitoramento e na recuperação desses quadros dentro de um ambiente de trabalho. Dessa forma, ela ajuda o funcionário a retomar o seu desempenho normal no dia a dia. 

Retenção de talentos 

Quanto mais satisfeitos os colaboradores estiverem, mais tempo eles permanecerão no negócio, e o melhor: produzindo e gerando resultados satisfatórios. Indiscutivelmente, o aumento na qualidade de vida e o bem-estar do funcionário dentro da empresa estão ligados diretamente a isso, e a medicina corporativa mais uma vez tem papel imprescindível nesse processo. 

Essas são algumas dicas e informações úteis sobre a medicina corporativa dentro de um negócio. Se você reconhece todos esses benefícios e as vantagens, saiba que implantar um programa desse tipo é mais fácil do que se imagina. A Conexa Saúde, por exemplo, é uma plataforma de telemedicina completa e muito eficiente, que permite conectar médicos e funcionários das empresas de forma simples e moderna. 

Quer entender melhor como agregar todas essas vantagens ao seu negócio sem precisar de grandes investimentos? Converse com um de nossos especialistas e conheça as soluções que oferecemos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!