Num cenário político e econômico de muitas incertezas e com alto índice de desemprego-12,8 milhões, segundo recente pesquisa do IBGE- é preciso fazer a diferença no ambiente de trabalho para garantir seu lugar ao sol. Por isso, ter uma a cartela de serviço diferenciada é mandatório hoje em dia.
Aquela imagem de profissional robotizado, que faz sempre as mesmas coisas, e que não busca se atualizar é coisa do passado e um risco para a carreira.
Da mesma forma como ter a capacidade de conduzir o trabalho e as emoções é uma vantagem para o trabalhador, seja na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou para sua reputação enquanto profissional.
Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas habilidades que os colaboradores devem ter para se destacar no trabalho.
Boa comunicação
Quem tem boca vai a Roma, certo? Claro! Perceba que tudo dentro de uma organização passa pela comunicação. Saber comunicar-se bem evita ruídos que podem ser desastrosos não só para o ambiente de trabalho, mas também para a relação entre a empresa e seus stakeholders.
Expressar-se bem passa também pelo conhecimento dos valores e missão da organização para que o discurso seja condizente com objetivos da mesma.
Atualização constante
Diariamente somos bombardeados com uma série de informações, assim como surgem muitas novidades no mundo do trabalho, independente da área. Pesquisas, novas tecnologias e formas de otimização.
E os profissionais devem acompanhar essa evolução para se posicionarem e alcançarem o lugar que desejam nas corporações. Funcionários que buscam conhecimento constante têm mais chances de ascender e de manter-se no mercado.
Flexibilidade
Com a velocidade das mudanças no mundo do trabalho o tempo passou a ser bastante relativo para a execução das tarefas. Uma situação que seria resolvida em uma reunião no escritório pode, por exemplo, ser discutida com a equipe por Skype ou em um grupo de WhatsApp do trabalho, em horário alternativo.
Estar aberto a novas possibilidades de comunicação e horários diferenciados (que podem e devem ser compensados em outro momento) é uma capacidade que ajuda a adequar e gerir melhor o tempo.
Inteligência emocional
Como já dissemos em outro artigo, a inteligência emocional é uma das aptidões mais valorizadas pelas empresas, inclusive até determinante na formação das equipes, justamente porque evita decisões precipitadas.
Colaboradores mais estáveis emocionalmente tendem a avaliar melhor as situações e escolher o melhor caminho para a solução dos problemas. Atitudes como esta evitam desgastes emocionais e até prejuízos financeiros, em algumas situações.
Trabalho em equipe x competição saudável
Sabemos que conviver em qualquer grupo social é sempre desafiador. Cada integrante traz sua bagagem de experiências profissionais e de vida.
Quando juntamos todas é preciso acertar os ponteiros para uma boa convivência e condução do trabalho, já que todos os agentes envolvidos são peças de um quebra-cabeça necessárias para o alcance das metas. A competição é natural do ser humano, mas desde que seja sempre saudável.
Texto: Luciana Cavalcante
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