Atualmente, observa-se que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbito no Brasil.
Sendo assim, é necessário maior demanda de exames cardiológicos e cardiologistas de plantão para diagnosticar essas enfermidades. A consequência disso é representada pelo atual cenário na saúde: um desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
Dessa forma, surge a Telemedicina auxiliando nos exames cardiológicos com laudos à distância, otimizando tempo de espera e melhor qualidade nos laudos.
Então, conheça os benefícios na implantação da telecardiologia e os laudos à distância e como solicitar o telelaudo de qualidade. Continue a leitura e saiba mais.
Principais exames solicitados para o Telelaudo na cardiologia
- Eletrocardiograma
- Holter
- Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)
- Teste ergométrico
- Raio-X de tórax
- Tomografia computadorizada
- Ecocardiograma
- Ressonância magnética do coração e vasos (RM)
- Angiografia digital
- Cintilografia do miocárdio
Eletrocardiograma (ECG)
O uso da Telemedicina para interpretação de Eletrocardiogramas tem modificado a história da cardiologia e da atenção primária de saúde de pacientes com doenças cardiovasculares.
O laudo à distância pelo especialista auxilia o médico de família no diagnóstico e conduta das afecções cardíacas. Além de trazer maior conforto aos pacientes idosos, devido a possibilidade de realizá-lo no domicílio, na ambulância ou até mesmo auxiliando no diagnóstico ambulatorial.
A clínica contrata a plataforma de Telemedicina para exames ECG e ocorre a implantação do sistema no local, conectando-a diretamente ao médico à distância. Assim, o paciente realiza o exame na clínica e este será criptografado e transmitido de forma síncrona ou assíncrona para o sistema.
Assim, o sistema faz uma triagem automática das urgências cardiológicas e é enviado ao médico assistente, disponibilizando o laudo em no máximo 1 hora, que pode ser visualizado por meio de diferentes dispositivos, como: computador, tablet e smartphones.
Holter
Esse exame tem como objetivo monitorar a atividade elétrica do coração durante 24 horas e registrar qualquer alteração cardíaca.
Após o registro, os dados são enviados automaticamente para o software de telemedicina para serem analisados e permanecerão armazenados na nuvem, junto com todo o histórico médico do paciente.
MAPA
O MAPA também realiza o monitoramento constante da pressão arterial. Suas variações são enviadas em forma de gráfico, via internet, para o cardiologista.
Mediante ao gráfico, o especialista realiza o laudo e pode sugerir qual conduta será adotada de acordo com as queixas e dados do paciente.
Dessa forma, a Telemedicina proporciona agilidade, qualidade e aumento da produtividade para as clínicas e hospitais, gerando grandes benefícios na saúde, como a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Vantagens dos exames cardiológicos à distância
- Redução dos custos na saúde;
- Reduz o tempo de espera dos resultados, garante laudos de exames em menos tempo e auxilia na conduta a ser adotada a partir da experiência do especialista;
- Qualidade do laudo devido a avaliação do especialista;
- Evita internações desnecessárias;
- Melhora o acesso à esses serviços especializados em áreas distantes.
Uma solução para a dificuldade diária das clínicas
Um desafio que o gestor médico enfrenta todos os dias é a falta de especialistas no plantão para realizar laudos de exames.
Diante disso, a telemedicina permite que essa clínica entre em contato com o especialista à distância em tempo real ou offline, tornando esse processo muito mais rápido e com resultados de qualidade.
Enfim, a qualidade dos laudos é garantida, visto que as plataformas de telemedicina disponibiliza o cadastro apenas aos médicos especialistas dos melhores centros hospitalares.
Este artigo foi útil para você? Então,leia também esse outro artigo sobre a telecardiologia!