Como preservar o seu estilo pessoal seguindo o dress code do trabalho

dress code

Por mais autêntico e confortável você esteja na sua própria pele, é inevitável que cada um nós precisa se adaptar nos diferentes meios que transitamos.

Você não fala, se comporta e se veste da mesma forma com os seus amigos, sua família e seu chefe. E tá tudo bem. Somos muitas pessoas em uma só.

O que não pode acontecer é sentir que você não consegue ser você mesmo em um espaço que ocupa tanto tempo de sua vida, como o trabalho.

A moda pode representar muito a personalidade de cada um. Ao se vestir para o escritório, as roupas formais podem parecer todas iguais. 

Dessa forma, é fácil não se sentir representado ao se olhar no espelho durante o horário comercial. E está mais do que na hora disso mudar!

Para te ajudar, vamos dar dicas de como preservar o seu estilo pessoal mesmo seguindo o dress code do trabalho. Confira:

Ache o equilíbrio

Como dissemos antes, é claro que adaptações são necessárias. Naturalmente, você não usa a mesma roupa para um churrasco e para uma reunião importante. 

Mas é sim possível encontrar um equilíbrio entre o dress code exigido no trabalho e o seu estilo próprio.

Para isso, identifique os espaços que podem ser preenchidos com seu gosto pessoal. 

Como assim? Analise você precisa trabalhar de uniforme, ou não; se você pode ousar maquiagem ou se manter mais tradicional e se na sua empresa existe um dia com programação especial, como happy hour, em que é possível brincar mais com o visual.

Charme nos detalhes

Quando você identificar quais são as brechas disponíveis no dress code no seu trabalho, invista seu estilo nelas.

Se você é médico e precisa vestir jaleco o dia inteiro, aplique seu gosto pessoal nos sapatos e nos óculos de grau, por exemplo.

Se estamos falando para uma advogada, use uma bolsa estilosa e aposte nos acessórios. E que tal arriscar um blazer colorido ao invés do preto?

Esses detalhes podem parecer pequenos, mas dão aquele brilho a mais no olhar e claro, auxiliam a você se sentir mais como si mesmo no ambiente de trabalho.

Saia do automático

As dicas anteriores visam ajudar aqueles que trabalham em empresas com um dress code mais rígidos.

Mas o curioso é que, mesmo em locais mais descontraídos e criativos, os colaboradores podem ter dificuldade em preservar o estilo pessoal na rotina.  

Na correria do dia a dia, vestir-se torna uma preocupação secundária. Mas o hábito de sempre usar a primeira peça que você vê no armário pode refletir negativamente no seu bem estar.

Afinal, é gostoso se sentir bem. E usar roupas pensadas para te trazer esse sentimento vai afetar diretamente sua produtividade, confiança e ânimo no trabalho.

É claro que seus conhecimentos, sua inteligência e sua força de vontade são anos luz mais importantes que o visual. 

Mas gostar do que você vê no espelho acaba nos afetando. Por isso, também é legal darmos atenção à este aspecto. 

Para mais dicas de bem estar, não esqueça de seguir a página da Conexa Saúde no LinkedIn.

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!