Quando uma empresa investe na saúde dos colaboradores, possui consequências positivas, por exemplo, fatores de retenção, desenvolvimento e motivação.
No artigo de hoje, iremos abordar 3 ações que podem ser aplicadas no ambiente corporativo. Com essas ações, a sua empresa estará cuidando da saúde dos colaboradores. Acompanhe!
Menos custos para organizações
Certamente, um funcionário afastado por motivos de doença tem um custo para a organização. Além desse custo, prevenir a saúde do colaborador influencia na imagem corporativa
Quando uma empresa é negligente quanto a saúde de seus colaboradores, pode sofrer processos trabalhistas, indenizações, entre outros. Sendo assim, o valor gasto com a saúde não é desperdício, e sim um investimento.
Investir na saúde do colaborador reduz gastos como encargos com advogados, tratamentos e de prejuízos relacionados a queda na produção.
Ao trocar 1 dólar investido em prevenção, obtém-se um retorno de 4 dólares para a empresa. Isso acontece devido ao aumento da produtividade e da satisfação do profissional.
Pirâmide das necessidades de Maslow
Na pirâmide das necessidades de Maslow, a segurança no local de trabalho e a saúde ocupam o segundo lugar na hierarquia, ficando atrás apenas das necessidades fisiológicas.
Com o plano de saúde e o acompanhamento adequado, fica mais fácil de controlar os afastamentos por motivos de doenças.
Muito além de exames ocupacionais
Os cuidados com a equipe vão muito além dos exames ocupacionais (admissão, demissão etc). O plano de saúde é primordial, mas existem ações que potencializam o retorno sobre esse investimento.
Agora vamos ver três ações simples e de baixo custo para serem aplicadas no dia a dia da sua empresa.
Aplicar essas ações é uma forma de melhorar a saúde dos colaboradores e evitar complicações legais. Assim, contribui-se para direcionar a cultura da organização para a conscientização.
Ações do SIPAT
Como já se sabe, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigatória para todas as empresas, independentemente do número de colaboradores.
Nessa semana, que pode acontecer em qualquer época do ano, devem acontecer palestras, gincanas e demais ações de prevenção.
Ao mapear os principais problemas de saúde e acidentes encontrados no decorrer do ano, com certeza, é possível obter um bom retorno. A partir deste levantamento, devem ser desenvolvidas ações que conscientizem e incentivem o funcionário a cuidar das condições físicas e mentais.
Clima organizacional
Trabalhar em um local de clima desagradável pode ser tóxico e causar adoecimento no colaborador. Os indicativos de que algo não vai bem na equipe é o grande número de afastamentos e faltas.
Uma forma dos gestores identificarem os problemas e agir corretivamente sobre eles é através das pesquisas de clima.
Ergonomia
Através da ergonomia, é possível disciplinar a equipe e desenvolver técnicas de adaptação do profissional com seu trabalho, garantindo a melhor e mais segura forma de desempenhar uma atividade.
A empresa que se preocupa com a ergonomia do colaborador, tem uma equipe produtiva, envolta em um bem-estar maior e menor número de afastamentos por LER/DORT.
Enfim, a saúde dos funcionários influencia em muitos fatores dentro da organização.
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