Durante o mês de agosto acontece uma campanha chamada de Agosto Dourado, que acontece para conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação. Dessa maneira, algumas ações são feitas durante esse mês com o objetivo de informar o público sobre os benefícios tanto para as mães, quanto para os bebês.
Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) escolheu o mês de agosto para trazer reflexões sobre o impacto da amamentação na saúde das crianças.
Atualmente, existem muitas mães brasileiras presentes no mercado de trabalho. Sendo assim, é importante que as empresas não apenas informe as mulheres, mas que gestores também abracem a causa em prol da saúde dos futuros jovens.
Quer saber mais sobre o Agosto Dourado e os impactos produzidos por essa campanha? Continue a leitura!
Como surgiu o Agosto Dourado?
A SBP lançou a campanha Agosto Dourado em 2017, instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017. Nesse sentido, o nome da campanha representa o padrão ouro de qualidade do leite materno. A partir dessas ações, a população brasileira fica cada vez mais informada sobre a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento saudável das crianças.
Por outro lado, as mulheres precisam não apenas de informações, mas também de uma rede de apoio.
Dessa forma, a prática da amamentação pode ser ainda mais positiva quando as pessoas ao redor da mulher entendem e apoiam. Esse apoio pode vir da família, de amigos e claro, da sua empresa.
Quais são os impactos da campanha e as principais ações?
O principal impacto causado pela campanha, é o aumento da saúde e da qualidade de vida da população a longo prazo. Nesse sentido, os três principais objetivos são: proteger, promover e apoiar a amamentação.
Afinal, o leite materno possui nutrientes que protegem as crianças contra a leucemia, e auxiliam no seu desenvolvimento intelectual.
Além disso, vale ressaltar que a semana mundial de aleitamento materno acontece em 120 países, entre os dias 01 à 07 de Agosto. Essa campanha reforça informações como, por exemplo, a importância de manter a alimentação da criança exclusivamente com leite materno pelos primeiros seis meses.
Após essa idade, a criança pode começar a comer outros tipos de comida, gradualmente se tornando mais sólida. Por outro lado, o ideal é que a amamentação continue incluída na alimentação do bebê até os dois anos de idade.
Isso acontece porque, além de alimentar e fornecer nutrientes necessários, a amamentação também ajuda a aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e a criança.
Qual é o tema para 2021 e como aderir a essa campanha na empresa?
Em 2021, o tema da campanha Agosto Dourado é: "Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.
Para aderir abraçar a causa nas empresas, é possível promover durante todo o mês de agosto algumas palestras sobre o tema, disponibilizar panfletos informativos e falar sobre o direito à licença maternidade, que é prevista em Lei.
Agora que você já sabe o que é Agosto Dourado, ajude a fortalecer a campanha!
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