Você sabe o que é Agosto Dourado? Entenda a importância da campanha!

Entenda o que é Agosto Dourado!

Durante o mês de agosto acontece uma campanha chamada de Agosto Dourado, que acontece para conscientizar as pessoas sobre a importância da amamentação. Dessa maneira, algumas ações são feitas durante esse mês com o objetivo de informar o público sobre os benefícios tanto para as mães, quanto para os bebês.

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) escolheu o mês de agosto para trazer reflexões sobre o impacto da amamentação na saúde das crianças.

Atualmente, existem muitas mães brasileiras presentes no mercado de trabalho. Sendo assim, é importante que as empresas não apenas informe as mulheres, mas que gestores também abracem a causa em prol da saúde dos futuros jovens.

Quer saber mais sobre o Agosto Dourado e os impactos produzidos por essa campanha? Continue a leitura!

Como surgiu o Agosto Dourado?

A SBP lançou a campanha Agosto Dourado em 2017, instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017. Nesse sentido, o nome da campanha representa o padrão ouro de qualidade do leite materno. A partir dessas ações, a população brasileira fica cada vez mais informada sobre a importância do leite materno para a saúde e o desenvolvimento saudável das crianças.

Por outro lado, as mulheres precisam não apenas de informações, mas também de uma rede de apoio.

Dessa forma, a prática da amamentação pode ser ainda mais positiva quando as pessoas ao redor da mulher entendem e apoiam. Esse apoio pode vir da família, de amigos e claro, da sua empresa.

Quais são os impactos da campanha e as principais ações?

O principal impacto causado pela campanha, é o aumento da saúde e da qualidade de vida da população a longo prazo. Nesse sentido, os três principais objetivos são: proteger, promover e apoiar a amamentação.

Afinal, o leite materno possui nutrientes que protegem as crianças contra a leucemia, e auxiliam no seu desenvolvimento intelectual.

Além disso, vale ressaltar que a semana mundial de aleitamento materno acontece em 120 países, entre os dias 01 à 07 de Agosto. Essa campanha reforça informações como, por exemplo, a importância de manter a alimentação da criança exclusivamente com leite materno pelos primeiros seis meses.

Após essa idade, a criança pode começar a comer outros tipos de comida, gradualmente se tornando mais sólida. Por outro lado, o ideal é que a amamentação continue incluída na alimentação do bebê até os dois anos de idade.

Isso acontece porque, além de alimentar e fornecer nutrientes necessários, a amamentação também ajuda a aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e a criança.

Qual é o tema para 2021 e como aderir a essa campanha na empresa?

Em 2021, o tema da campanha Agosto Dourado é: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

Para aderir abraçar a causa nas empresas, é possível promover durante todo o mês de agosto algumas palestras sobre o tema, disponibilizar panfletos informativos e falar sobre o direito à licença maternidade, que é prevista em Lei.

Agora que você já sabe o que é Agosto Dourado, ajude a fortalecer a campanha!

Gostou do nosso post? Deixe um comentário para sabermos a sua opinião!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content