Vitamina D protege contra o coronavírus?

vitamina d coronavírus

Nos dias atuais, a internet é considerada uma grande difusora de informações para a população geral, no entanto, muitas dessas são inequívocas e sem embasamento científico.

Surtos e epidemias, como a do coronavírus (COVID-19), espalham o medo e pânico para essas pessoas, aumentando a procura por condutas resolutivas e espaço para fins lucrativos.

Mas estamos aqui para orientar com informações corretas sobre o assunto. Então, continue a leitura!

Vitamina D e o Sistema Imunológico

Tal assunto ainda é bastante discutido, pois não há estudos relevantes até o momento capaz de estabelecer uma associação significativa da vitamina D no efeito modulatório sobre o sistema imunológico.

O uso de doses de ataque ou megadoses, frequentemente oferecidas para fins lucrativos podem ainda causar efeitos colaterais, como náusea e cálculo renal, dessa forma, não há indicação do reforço de imunidade como única estratégia preventiva contra a infecção pelo coronavírus e também de imunomodulação usando vitamina D em dose alta e injetável. 

Ou seja, NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO MÉDICA.

Quem precisa suplementar Vitamina D ?

Hoje, a recomendação para uso de suplemento de vitamina D, em forma de comprimidos por exemplo, é feita apenas para grupos de risco de deficiência desta substância e, mesmo assim, após exames, consultas e prescrição médica.

A recomendação é motivada principalmente por aquele que é o papel mais conhecido e essencial da vitamina D: ela participa da absorção do cálcio pelo organismo, contribuindo assim para a saúde dos ossos

Onde a vitamina D é encontrada?

A vitamina D é um hormônio que necessita da radiação UV para ser sintetizada, por isso, recomenda-se em crianças e adultos a exposição ao sol nos horários adequados (costuma-se recomendar de 10h-16h), deixando o corpo exposto ao sol por mais ou menos 20 minutos por dia.

Na alimentação, as principais fontes da vitamina D são os peixes gordurosos, leites e derivados e ovos.

Referências

VITAMINA D E CORONAVÍRUS(COVID-19). Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, 17 de Março de 2020. Disponível em: < https://novasliderancassbem.blogspot.com/2020/03/vitamina-d-e-coronavirus-covid-19.html>. Acesso em: 19 de Março de 2020.

VITAMINA D PROTEGE CONTRA CORONAVÍRUS? ESPECIALISTAS EXPLICAM POR QUE NÃO. Hospital Sírio-Libanês, 28 de Fevereiro de 2020. Disponível em: < https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/coronavirus/Paginas/coronavirus.aspx>. Acesso em: 19 de Março de 2020.

Texto: Marlon Manhães Faes, estudante de medicina e estagiário da Conexa Saúde.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!