Visão Sistêmica: O que é e a Importância para sua Empresa

visao sistemica trabalhadores

Para o crescimento de uma empresa, é necessário ter profissionais com conhecimentos e habilidades específicas. A visão sistêmica é fundamental para analisar e compreender os cenários da empresa e outros negócios, visando melhores resultados.

Contudo, muitas pessoas não conhecem o termo visão sistêmica ou seus benefícios e a importância para uma empresa. Por este motivo, nós da Conexa Corporate vamos explicar tudo isso e assim poder ajudar você e sua empresa a atingir grandes resultados para sua empresa investindo nos conhecimentos necessários!

O que é a visão sistêmica?

A visão sistêmica nada mais é do que uma forma de enxergar e compreender o cenário completo de uma área ou de um negócio, através de análises das partes existentes neste cenário. Sendo assim, a pessoa que possui visão sistêmica analisa cada ação considerando todas as reações que desencadeiam nas interrelações de um cenário.

Sendo assim, a visão sistêmica é uma capacidade. Logo, não são todos os profissionais que a possuem. Contudo, essa capacidade pode ser desenvolvida, garantindo ótimos resultados para o profissional e para a empresa.

Qual a importância da visão sistêmica para uma empresa?

visao sistemica pessoas

A visão sistêmica é muito importante para uma empresa, em todas as suas áreas, principalmente para os profissionais que lidam com diferentes demandas.

No caso dos líderes, como CEOs e gestores, possuir essa capacidade de análise é essencial para o desenvolvimento de projetos, liderança de equipes, definição de metas e crescimento da empresa.

Além disso, a visão sistêmica tem muita importância no caso de profissionais de recrutamento e seleção, principalmente na busca por novos talentos.

Sendo assim, a visão sistêmica é importante para buscar por profissionais que queiram aperfeiçoar suas habilidades e também tenham ambição pelo crescimento da empresa, buscando entender seu funcionamento como um todo.

Buscar por profissionais que possuem tal conhecimento é importante para a estrutura organizacional da empresa. Em uma empresa onde trabalham  funcionários que possuem visão sistêmica, há um grande alcance de melhores resultados.

Isso se deve ao fato de que estes profissionais combinam a mentalidade estratégica com a capacidade de prever resultados que podem impactar todos os departamentos da empresa.

Benefícios da visão sistêmica

Como dissemos anteriormente, a visão sistêmica é muito importante para uma empresa.

Sendo assim, ter profissionais com tal capacidade na estrutura organizacional de uma empresa traz diversos benefícios. Entre os principais, podemos destacar o dinamismo, a melhoria contínua, a redução de falhas, o aumento de produtividade e maior capacidade de análise crítica.

Vamos entender melhor esses benefícios?

Dinamismo

O dinamismo é o principal benefício da visão sistêmica quando aplicada nas empresas. Os líderes e responsáveis pela gestão focam mais em conduzir as equipes interligadas a diversas áreas.

Essa condução tem como objetivo alcançar as metas estabelecidas. As equipes começam a trabalhar melhor coletivamente, além de aumentar seu engajamento buscando maneiras de cooperar para o crescimento da empresa.

Já a empresa, se tornará mais receptiva para negociações e relacionamentos que tenham como objetivo o bem do ambiente corporativo.

Melhoria contínua

Com a visão sistêmica é possível identificar os pontos onde as melhorias são necessárias. Sendo assim, os profissionais que possuem essa capacidade poderão investir nessas melhorias e gerar melhores resultados. Logo, a melhoria contínua é mais um dos benefícios que se mostra presente ao fazer uso da visão sistêmica.

Redução de falhas

Com a visão sistêmica, os profissionais passam a observar e identificar melhor os erros e falhas que acontecem nos processos organizacionais da empresa.

Dessa forma, estes profissionais podem corrigir cada uma dessas falhas, para que elas não prejudiquem o bom andamento dos negócios e assim possam alcançar ótimos resultados para a empresa.

Aumento da produtividade

Ao identificar as falhas, investir nas melhorias e aumentar o dinamismo da empresa, a produtividade dos funcionários também é aumentada. Isso se deve ao fato de que diversos pontos na empresa são melhorados, melhorando o processo e o ambiente de trabalho.

Com um maior engajamento e um melhor sistema laboral, os funcionários trabalham melhor e garantem uma produção maior e de melhor qualidade.

Maior capacidade de análise crítica

Quando um profissional possui ou desenvolve a visão sistemática, ele passa a desenvolver também a sua capacidade de análise crítica.

Por meio desta análise, os profissionais responsáveis pela empresa conseguem observar, de forma crítica, quais pontos precisam de melhoria e, então, desenvolvem e implementam estratégias para alcançar os objetivos.

Essas estratégias transformam os processos que estavam prejudicando algum ponto na empresa, e então, passam a  contribuir efetivamente para a evolução organizacional. A análise crítica é essencial para que todos os envolvidos em uma empresa se mantenham sempre vigilantes e assim possam melhorar os negócios da empresa.

Habilidades que um líder desenvolve com a visão sistêmica

A visão sistêmica garante muitos benefícios para empresa e seus colaboradores, mas quais são as habilidades desenvolvidas por um líder com tal capacidade?

Um líder desenvolve inteligência emocional, o que faz com que ele consiga não reagir sem medir as consequências. Além disso, o líder desenvolve também capacidade analítica para avaliar dados e informações.

O líder também passa a fazer deduções complexas sobre fatos que a princípio não estão relacionados e, então, enxerga adiante sem deixar de observar outros cenários ao redor destes fatos.

O líder também passa a trabalhar de forma colaborativa e se torna mais empático, se colocando no lugar dos demais funcionários.

Além disso, outras habilidades que são desenvolvidas  são consideradas tendências no mundo organizacional como aceitar as opiniões de colegas e subordinados e sempre se manter atualizado sobre novas tendências.

Essas habilidades são desenvolvidas através dos pilares do pensamento sistêmico, que veremos a seguir.

Conheça os pilares do pensamento sistêmico

visao sistemica mulheres sentadas

O pensamento sistêmico possui 8 pilares e é importante conhecê-los para conseguir desenvolvê-lo. Entre os pilares do pensamento sistêmico temos:

1. Pensamento circular X pensamento linear

O pensamento circular X pensamento linear é um dos pilares do pensamento sistêmico. Quando uma empresa adota a capacidade de analisar sistematicamente, é necessário que os líderes e os colaboradores da mesma se lembrem que as suas atitudes e decisões geram consequências e estas consequências podem se voltar até eles.

O pensamento circular ocorre quando as ideias que aparecem na mente não levam a solução alguma. Contudo, elas permanecem dando voltas ao redor de um mesmo tema, sem acrescentar nada.

Já o pensamento linear ocorre quando as ideias surgem de forma constante e regular. Sendo assim, este pensamento tem um começo, meio e fim, chegando a algum lugar.

Logo, no pensamento sistêmico, o pensamento linear deve sempre prevalecer. É necessário que as ideias sejam regulares para tomar ações corretas e que agreguem valores positivos à empresa.

2. Complexidade dinâmica X complexidade de detalhes

A complexidade de detalhes também é um pilar que deve ser priorizado, diferente da complexidade dinâmica. Quando uma estrutura organizacional não tem visão sistêmica, a complexidade dinâmica se sobrepõe e nela as pessoas se prendem a detalhes que na verdade são irrelevantes quando o assunto é a empresa ao todo.

Esses detalhes se modificam continuamente quando são influenciados pelas outras ações tomadas pelos demais funcionários da empresa. Logo, é importante sempre se atentar em detalhes complexos.

Identificar os detalhes e estudá-los para tomar decisões é importante. Assim, é possível focar nos detalhes corretos e que serão relevantes para a empresa.

3. A estrutura organizacional influencia o pensamento x reação aos eventos

É importante reagir aos eventos de forma correta para não prejudicar a empresa. Sendo assim, é necessário refletir sobre o quanto a estrutura organizacional influencia no pensamento.

É necessário analisar fatores como oportunidades e ameaças para a empresa antes de reagir e entender como esses fatores se relacionam com outras áreas da empresa. Um profissional deve conversar com colegas de outros departamentos e chegar a uma solução decidida em consenso é fundamental para a tomada de decisões.

4. Atuação nas causas e nos pontos de alavancagem X atuação nos efeitos

A empresa não deve apenas atuar nos efeitos, ou seja, reagir quando uma ação já teve suas consequências. Sendo assim, aderir a visão sistêmica é fundamental, pois busca a atuação nas causas e nos detalhes necessários para alavancagem.

Em outras palavras, o pensamento sistêmico busca atuar no processo e nos cuidados das ações tomadas, e não nos efeitos. Já ouviram dizer “dar remédio para baixar a febre? Esta é uma metáfora que basicamente diz que não adianta tentar consertar o erro resultante de ações tomadas e se esquecer de conter os pensamentos e ideias que resultam em más decisões.

  1. Percepção da dinâmica resistente do sistema X foco no resultado

Antes de iniciar uma estratégia para atingir determinados objetivos e focar apenas no resultado, é necessário considerar todas as reações envolvidas nessas ações.

É importante ter a percepção da dinâmica resistente do sistema, analisando todo o processo e entendendo os resultados que essas ações e estratégias podem gerar em outros departamentos ou funcionários da empresa.

Sendo assim, não basta ter apenas foco no resultado final, mas também administrar todo o processo que vem com ele.

6. Visão holística X visão fragmentada

A visão holística é uma forma de enxergar o cenário como um todo e suas partes de forma interligada e dinâmica e isto é um pilar do pensamento sistêmico..

Já, a visão fragmentada não é considerada um pilar, pois nela as partes não compõem o todo, logo não se interrelacionam continuamente.

7. Interligação dos eventos X Eventos isolados

No pensamento sistêmico é importante ponderar sobre a interligação dos eventos e os eventos isolados. Nesse sentido, uma atitude tomada em um determinado departamento da empresa poderá impactar outros setores da empresa.

Sendo assim, é fundamental que ao tomar uma decisão não se pense apenas nos eventos isolados e sim em como os eventos podem se relacionar.

8. Se reconhecer como agente causador dos próprios problemas X procurar por culpados

Não ajuda em nada culpar outros departamentos, a crise financeira ou a situação econômica para de fato encontrar os culpados dos resultados negativos. Dessa maneira, se vitimizar procurando culpados não é um pilar do pensamento sistêmico.

Um dos pilares do pensamento sistêmico é que o profissional se reconheça como agente causador dos próprios problemas. É fundamental que ele entenda que desafios estão presentes no caminho e que se não tomar as medidas adequadas, não terá bons resultados ou conquistas.

Exemplos de visão sistêmica

visao sistemica homem em pe

Para compreender melhor a visão sistêmica podemos tomar alguns exemplos. Suponhamos que na empresa há um gestor que quer o bem-estar geral da corporação e compreende o funcionamento de todos os departamentos.

Quando este gestor precisa tomar uma decisão, ele é capaz de avaliar não apenas a sua necessidade imediata, mas também o impacto e as consequências que a sua atitude vai gerar para todas as outras áreas da empresa.

Podemos concluir que ele compreende a estrutura organizacional como um todo, pois examina cada área e percebe a interação entre elas. Assim, ele compreende melhor as consequências de ações tomadas para a organização em geral.

Mandala do pensamento sistêmico

O principal exemplo de visão sistêmica é a mandala do pensamento sistêmico. Este exemplo é uma maneira de entender a abordagem deste pensamento e toda a sua complexidade.

A mandala do pensamento sistêmico é um resumo visual esquemático dos principais princípios do pensamento sistêmico e a relação desses princípios com a maneira tradicional de analisar os fenômenos ocorridos no cenário observado.

Para estudar e praticar a visão sistêmica, é interessante utilizar a mandala no momento de tomar decisões. Isso com certeza ajudará a compreender o pensamento sistêmico e colocá-lo em prática.

Como desenvolver uma visão sistêmica?

visao sistemica homem e computador

Depois de entender o conceito da visão sistêmica, seus benefícios e porque é importante para uma empresa, com certeza você deve estar interessado em desenvolver esta capacidade.

Vamos lá entender como se desenvolve a visão sistêmica?

Compreenda o funcionamento da sua empresa

Para desenvolver a visão sistêmica é fundamental conhecer a empresa e compreender seu funcionamento. Sendo assim, é necessário conhecer os outros segmentos da empresa e descobrir como a sua área pode impactar no todo.

Compreender o funcionamento de cada setor também é necessário, logo, você deve conhecer o produto, os departamentos da empresa, seus líderes, objetivos, metas e estratégias.

Invista em treinamentos

Investir em treinamentos é fundamental para o desenvolvimento da visão sistêmica e melhoria nos processos realizados pelos colaboradores na empresa.

Sendo assim, a empresa pode criar um programa de capacitação. Assim, os colaboradores conseguem desenvolver a visão sistêmica, mesmo que aos poucos, e passam a enxergar os processos e a organização da empresa como um todo.

Além dos treinamentos, o uso de ferramentas como planejamento estratégico, Canvas, análise SWOT, 4Ps da gestão da inovação, sistemas ERP e CRM também pode ajudar no desenvolvimento da visão sistêmica e sua aplicação na empresa. Você pode investir também em treinamentos que instruam o uso dessas ferramentas.

Identifique obstáculos e sua causa-raiz

Por fim, é necessário identificar os obstáculos e quais as suas causas. Sendo assim, é fundamental que seja feita uma avaliação dos obstáculos que se encontram no caminho do cumprimento de objetivos.

Esta avaliação é necessária para verificar a origem e a causa principal do obstáculo e identificar se existem falhas no processo que comprometem a realização do trabalho, afetando o cumprimento dos objetivos.

Como a visão sistêmica pode contribuir positivamente no setor de RH?

visao sistemica exemplos

A visão sistêmica é uma capacidade essencial no setor de RH, contribuindo positivamente para ele.

Isso se deve ao fato de que a visão sistêmica influencia na integração de equipes e adaptação da empresa às novas tecnologias, além de estabelecer relações e melhorar processos de forma ágil e eficiente.

Definir metas e estratégias

A visão sistêmica no setor de RH contribui positivamente na definição de metas e estratégias. Com essa capacidade, o profissional tem capacidade crítica e mais engajamento para definir metas e traçar estratégias para atingir seus objetivos.

Organização

Ao utilizar a visão sistêmica, o setor de RH também tem como benefício a organização. Nesse sentido, o setor de recursos humanos pode analisar individualmente as questões dos departamentos e organizar melhor eles e seus colaboradores, que então passam a trabalhar de forma alinhada e organizada.

Analisar situações de risco

Uma das vantagens da visão sistêmica é a análise crítica, que é fundamental para que o profissional identifique situações de risco e possa analisá-las com eficiência.

Sendo assim, o profissional do setor de RH passa a fazer melhor essa análise, criando soluções eficazes para solucionar os problemas encontrados e garantir melhores resultados para a empresa.

Ponderar e avaliar

O dia a dia de um gestor é cheio de oportunidades de escolhas que podem até parecer benéficas em um primeiro momento. Contudo, algumas dessas escolhas prejudicam outros processos ou departamentos.

Como exemplo, podemos citar os cortes de gastos, que, algumas vezes, geram diminuição das vendas ou da produtividade.

Com a visão sistêmica, as decisões são tomadas após observar fatores que levam em conta todo o negócio. Dessa forma, fica muito mais fácil para o gestor perceber quais escolhas realmente se converterão em resultados positivos para a empresa.

Enxergar a organização como um todo

A visão sistêmica faz com que o profissional passe a enxergar a organização como um todo, olhando individualmente para um colaborador ou departamento e os relacionando com outros.

Em outras palavras, o profissional analisa cada parte e a enxerga como um todo. Isso faz com que cada parte da empresa tenha sua responsabilidade e sua importância para a organização de forma geral.

Administrar as crises com maior propriedade

A capacidade de análise crítica é um dos principais fatores que ajudam a saúde financeira e apoiam o crescimento das organizações. Quando os gestores entenderem por que os fluxos da empresa funcionam da forma como funcionam, conseguem analisar os fatos de modo racional e objetivo, aplicando melhorias contínuas.

Uma boa visão sistêmica auxilia muito nessa prática, evitando correções paliativas e prolongando as melhorias. Isso é especialmente importante em companhias que estão passando por reestruturações e mudanças.

Conheça outras soluções importantes para ter em sua empresa

visao sistemica maos

Como você viu, a falta de visão sistêmica pode levar o administrador da empresa a não perceber integralmente as consequências de estratégias e ações isoladas em setores e departamentos da organização em relação ao resultado final para os negócios.

Mas além de toda a questão da visão sistêmica para melhorar o desempenho da empresa é necessário a adoção de outras abordagens e, dentre elas podemos citar a saúde corporativa.

Pois, durante muito tempo, promover a saúde corporativa se resumiu a contratar um “convênio” em nome da empresa e disponibilizá-lo aos colaboradores.

Dessa forma, ao adotar uma abordagem preventiva da saúde nas corporações uma redução nos afastamentos e faltas, bem como no aumento da produtividade e a melhoria do ambiente de trabalho.

Afinal de contas, pessoas saudáveis e felizes conseguem desempenhar muito melhor suas funções no trabalho.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Além disso, a plataforma conecta pacientes, médicos e instituições de saúde por meio da telemedicina, além de oferecer soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas.

A Conexa Saúde possui também outras unidades de negócios: a Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass. A Conexa Corporate é um produto da Conexa Saúde voltado para empresas.

Este produto oferece soluções e serviços em saúde digital para organizações, independente da localidade, proporcionando saúde e bem-estar para as equipes dessas organizações e ajudando a reduzir custos e otimizar seu negócio. Para conhecer nosso site e ter acesso a outros conteúdos como este, clique aqui.

Conclusão

Podemos concluir que a visão sistêmica é uma capacidade fundamental para os profissionais de uma empresa. Essa capacidade ajuda a realizar uma melhor organização dos processos de uma empresa e também na melhoria de resultados da mesma.

A visão sistêmica possui diversos benefícios para o profissional e para a empresa, além de ser muito importante. Além disso, essa capacidade pode ser desenvolvida a partir do estudo dos pilares do pensamento sistêmico e sua aplicação no dia-a-dia.

Investir em colaboradores com essa capacidade ou até mesmo em treinamentos para os colaboradores desenvolve-la é uma ótima opção para melhorar diversos pontos de uma empresa e garantir seu bom funcionamento e o alcance de seus objetivos.

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!