Visão holística: o que é e sua importância no âmbito empresarial

visao holistica mulher analisando papeis

Na área corporativa, o que seria mais importante, foco ou visão holística do negócio como um todo? Manter a atenção centralizada nos objetivos e nas ações, pode não ser a decisão mais acertada.

Para se chegar a uma boa gestão é preciso entender todo o sistema da empresa. Além disso, o colaborador também precisa compreender as dimensões e os processos de onde trabalha.

Liderar significa que você já tem uma visão geral do seu empreendimento. Entende todas as etapas e suas particularidades. Além disso, reconhece a importância do papel desempenhado por cada departamento e funcionário, para se atingir bons resultados.

Mas nesse quesito, a equipe também sabe disso? Será que entendem as causas e as consequências de suas ações e do seu empenho no ambiente organizacional?

Ter ciência de todas as atividades, culturas, pessoas faz parte da visão holística empresarial. Acompanhe esse texto e entenda melhor a importância do termo para o desenvolvimento da corporação.

O que é visão holística?

visao holistica reuniao
Visão holística: o que significa?

De forma mais simplificada, visão holística significa que a pessoa observa e analisa de forma global, alguma coisa, uma área da sua vida ou na profissão. Em sua essência a palavra holismo significa a totalidade de algo.

É a soma de todas as partes, onde a pessoa deixa de ver apenas um ponto para enxergar o conjunto. No segmento corporativo o gestor não deve ver os setores e seus trabalhos em separado.

E sim, olhar para a empresa como a soma de todos os departamentos. Ver a importância do todo para os resultados finais. Além de distribuir diferentes tarefas, as equipes devem estar conectadas. Afinadas e motivadas.

Desta forma entendem e conseguem desempenhar com clareza o seu verdadeiro papel na corporação. Todos precisam estar engajados dentro de um propósito comum e serem valorizados por isso.

A comunicação deve ser clara e eficaz. Por isso a visão holística empresarial se faz tão importante para quem busca uma gestão sustentável.

Visão holística e visão sistêmica

Ambas são metodologias que podem ser aplicadas na gestão de pessoas. Mas como saber qual é a melhor e o momento certo de sua aplicação? Em que setor, momento ou perfil profissional se encaixaria melhor?

As dúvidas surgem a partir da falta de entendimento de cada um dos termos. Entendê-los e saber qual o momento apropriado para aplicar cada uma destas ferramentas é fundamental para uma boa gestão organizacional.

A visão sistêmica se refere especificamente ao gerenciamento por processos. Aqui é preciso entender todas as etapas e atividades, sabendo como elas interagem entre si e o resultado esperado.

Assim é possível promover melhorias e sanar problemas de forma eficiente. Na visão sistêmica os trabalhadores entendem suas atribuições e como se enquadram no processo geral da empresa.

Eles têm a percepção exata sobre as consequências de suas ações. Já a visão holística promove um estudo integral da organização. Setores, processos e funcionários são tratados de forma global e não individualizados. O gestor tem um plano geral do negócio.

Como ter uma visão holística?

visao holistica mulher pensativa
Visão holística: colaboradora pensativa.

É o setor de recursos humanos (RH) que tem o papel de escolher qual a metodologia se encaixa melhor na empresa. Quando se pensa em gestão de pessoas mais humanizada, a visão holística é a escolha mais acertada.

Para isso é preciso considerar a vida dos trabalhadores, seu bem-estar e sua evolução. Assim é possível criar programas educacionais, ações e benefícios que gerem maior conforto, segurança e saúde.

Pensar em produtividade é entender que isso só é possível quando se investe no aprimoramento da equipe. Mas para atingir os objetivos é preciso criar metas, acompanhar e controlar o desempenho geral das equipes.

Além disso, é necessário adotar ferramentas de automação para se evitar erros e riscos, obtendo uma gestão mais fluente. Para aplicar a visão holística na empresa é preciso ainda:

Realizar o diagnóstico geral da empresa, conhecendo todos os processos;

– Definir qual é a essência do negócio, sua missão e seus valores;

– Criar uma política empresarial muito bem definida e transparente;

– Conhecer o mercado e a concorrência

Visão holística empresarial

visao holistica mulheres sorrindo
Visão holística: equipe de trabalho.

A visão holística surgiu a partir do conceito de holismo criado na década de 20 pelo filósofo e estadista sul-africano, Jan Christian Smuts. Já naquela época ele entendia que existia uma tendência natural de usar a evolução criativa para formar um todo.

Isso a partir da soma de todas as partes envolvidas no processo. O mesmo acontece na empresa. Por mais que ela esteja dividida em departamentos, a visão holística empresarial enxerga o todo para sua evolução.

Para o cliente, por exemplo, não importa o desempenho de um ou outro setor. Sua opinião sobre a empresa é sobre o todo que representa. Todos devem trabalhar unidos em prol de um objetivo comum.

Os funcionários precisam ter uma visão macro do empreendimento. Entendendo os objetivos de cada atividade é possível gerar maior envolvimento da equipe. Assim o gestor reduz ou elimina a alienação, aumentando a eficiência e a qualidade na produção.

O que é ter uma visão holística do negócio?

Significa que cada membro da empresa, funcionários e gestores devem cumprir suas tarefas, entendendo que não atuam em separado e sim em conjunto. Todos de certa forma estão conectados, com objetivo comum: os resultados.

Independentemente do grau hierárquico, para se ter uma visão holística do negócio todos devem entender o seu papel na empresa. Devem identificar os pontos fortes e os fracos, que precisam ser melhorados.

Ter ciência sobre o que realmente é essencial para agregar valor aos serviços. A tarefa não é fácil, porque muitas empresas ainda adotam estruturas segmentadas. Não estimulam o diálogo entre os departamentos e não valorizam a equipe.

Consequentemente o trabalhador se sente desmotivado e muitas vezes, sobrecarregado em suas tarefas. Motivos suficientes que dificultam, mas não impedem a implantação de uma visão holística empresarial.

O gestor precisa entender que a fluidez do ambiente interno aliada aos fatores externos, resultam no desempenho almejado. As análises não devem ser fragmentadas.

É fundamental adotar medidas eficientes para melhorar os pontos fracos, ressaltando os positivos.

Importância da visão holística na empresa

visao holistica mao blocos
Visão holística: distribuição de tarefas.

Em um modelo de negócio sustentável, não adianta somente ter tecnologia avançada ou bons profissionais se um departamento não produz bons resultados.

Ao adotar uma visão holística empresarial, o executivo amplia os horizontes, trazendo o todo como parte essencial dos resultados. As áreas são mais integradas, os erros minimizados e o desempenho aperfeiçoado.

Contar com apoio da tecnologia da informação possibilita criar soluções acertadas, oferecendo um diferencial para o cliente. Desta forma a empresa pode melhorar a qualidade do produto e, consequentemente, o faturamento.

Incentiva a cultura de gestão, formando uma imagem única para funcionários, setores, tarefas e estratégias. São inúmeras as vantagens da visão holística empresarial e sua importância no processo administrativo do negócio. Entre elas destacamos:

– O desenvolvimento de um diagnóstico exato do empreendimento;

– Obter estudo mais realista do concorrente;

– Contar com trabalhadores mais comprometidos e engajados;

– Desenvolver metas focadas nos objetivos do negócio;

Melhora sensivelmente a gestão dos processos.

Benefícios da visão holística na empresa

visao holistica homem sentado
Visão holística: profissional pensativo.

Ao adotar uma visão holística empresarial a organização tende a colher bons resultados e diversos benefícios. Destacamos aqui alguns deles:

– Proporciona maior incentivo a cultura de gestão;

– Viabiliza a formação de uma imagem única para diversas atribuições, como estratégias, atividades, setores e funcionários;

– Estrutura pessoas mais competitivas, que enxergam além de sua função;

– Conseguem definições mais claras e objetivas sobre as decisões na organização;

– O trabalhador toma consciência de sua importância no negócio. Fica mais produtivo, observador, responsável e focado nas soluções e nos resultados;

– Mais motivados e produtivos, o gestor deve robotizar menos o trabalho;

– Viabiliza o desenvolvimento de treinamentos e até ações como alternar as tarefas e responsabilidade entre os funcionários;

– Proporciona um diagnóstico mais exato do negócio;

– Viabiliza maior conhecimento sobre os concorrentes;

– Promove maior engajamento e comprometimento das equipes;

– Melhora a gestão dos processos e o foco nas metas organizacionais.

Como a Psicologia pode auxiliar no aumento da produtividade da equipe

Ao identificar as necessidades das equipes, o gestor pode contar com apoio da Psicologia. Ela auxilia no desenvolvimento e na produtividade das equipes.

É como se fosse um guia para desenvolver e entregar o treinamento certo, que atenda as necessidades dos funcionários.

A Psicologia no trabalho analisa o profissional no seu ambiente laboral e está ligada diretamente à capacidade produtiva e as atividades desempenhadas pelo colaborador. Já a Psicologia organizacional examina a empresa em seus mais diferentes aspectos.

Ela integra as pessoas e os recursos que viabilizem o seu pleno funcionamento. Juntas, elas elevam o potencial produtivo da empresa, fornecendo elementos e indicadores para conhecimentos das áreas de atuação.

Além disso, analisa e melhora a qualidade de vida dos trabalhadores em seu ambiente laboral. Os resultados destas ações são o aumento da produtividade. A Psicologia no trabalho proporciona, por exemplo:

– Redução nos índices de absenteísmo e rotatividade;

Melhora o comportamento da equipe;

– Aumenta a segurança e a saúde;

– Melhora a comunicação interna com feedbacks;

– Motiva e eleva os níveis de satisfação;

– Amplia a visão dos colaboradores;

– Promover melhor liderança e gestão por competência.

Como desenvolver a visão holística empresarial?

visao holistica homem pensando
Como promover a visão holística?

Para desenvolver a visão holística no trabalho todos devem estar alinhados em relação às estratégias, à cultura e às atividades como um todo. Para isso é preciso seguir alguns passos importantes, como:

1 – Preparar um diagnóstico completo da empresa, estudando diferentes áreas, pessoas, produtos, tecnologias aplicadas, fornecedores, sua marca, entre outros itens.

É preciso que o gestor questione sobre o clima e a cultura organizacional, sobre as relações interpessoais, sobre a imagem construída.

O resultado é fundamental para o desenvolvimento da visão holística na empresa.

2 – Realize uma avaliação criteriosa sobre os concorrentes e outros ambientes externos que possam impactar sua empresa. Assimilar novas ideias e estratégias.

3 – Defina qual é a essência do seu negócio, estabelecendo a visão, a missão e os valores da empresa. Enfim todos os serviços, conceitos e metas.

4 – O gestor precisa estar mais presente e mudar o seu ponto de vista quando necessário.

Faça um “raio x” completo da empresa, desde seus processos até suas relações humanas e imagem

Esse é o ponto de partida de um gestor que desenvolve e efetiva a visão holística na empresa. Ele precisa fazer um raio x de todas as etapas, os processos, as atividades, funções, imagem, até as relações humanas.

Esses fatores desenvolvidos e aplicados de forma consciente mostra aos trabalhadores, fornecedores e consumidores, mostra como a empresa pretende atuar. Sua postura, como deve ser reconhecida e qual será a qualidade dos trabalhos e produtos desenvolvidos.

Se o funcionário estiver alinhado com estes propósitos, os resultados tendem a ser mais expressivos. A empresa se torna sustentável, mais competitiva e, em contínuo desenvolvimento.

Entenda como sua empresa se situa no todo, observando o contexto externo a ela

Estudar e conhecer criteriosamente os diferentes setores da empresa, desde a gestão de pessoas, à tecnologia aplicada, os produtos e tudo que a cerca dentro e fora.

Marca, concorrência, fornecedores, mercado consumidor, também entram na lista de observação. Todos os ambientes internos e externos devem ser considerados sem exceção. Desta forma a gestão terá uma completa noção de todo do negócio.

Esse contexto inclui ainda fatos alheios à sua vontade, como mudanças políticas e econômicas. Afinal, todos esses fatores impactam diretamente na empresa e nas suas demandas.

Seja de forma positiva ou negativa. Somente a partir do conhecimento integral da organização, é possível traçar estratégias que beneficiem todos os envolvidos.

Tenha claro qual é a missão e os valores da empresa

Uma análise completa do negócio começa por estabelecer a essência, a missão e os valores que a empresa terá. Quesitos que fazem parte da administração holística e sem eles, é praticamente impossível desenvolver a visão holística empresarial.

Porque a empresa existe? O que levou à sua criação? Quais são as suas metas e diretrizes? Em busca de respostas para algumas destas perguntas, o gestor certamente estará no caminho certo de sua missão.

Além do estudo dos ambientes internos e externos é preciso identificar as preferências do público consumidor. Ter os valores bem definidos significa que o gestor sabe que eles estão alinhados com seus propósitos pessoais e profissionais.

Informações que também ajudam o RH no processo de recrutamento e de seleção de pessoal.

Estabeleça uma política de gestão de pessoas e processos que estejam alinhadas com o propósito da empresa

Apesar de parecer ser a última etapa do processo, esta fase será determinante para todos os demais passos que a empresa dará. Estabelecendo uma política de gestão de pessoas e de processos eficaz, facilita a determinação e implantação de regras e das atividades.

Bem como a forma como serão integradas. Ter acesso a tecnologias e automação é fundamental para o sucesso dessa tarefa. Se por algum motivo houver mudanças, políticas, processos e pessoas devem se alinhar e continuar a se comunicar.

Para isso o gestor precisa ser mais competitivo, enxergar a totalidade do negócio e saber onde é possível promover melhorias. Para o funcionário, saber que é parte ativa do processo traz motivação e crescimento profissional.

Conheça os benefícios da Conexa Corporate

visao holistica homem computador
Visão holística empresarial.

Todos esses processos, modelos de gestão e visão holística empresarial devem ser acompanhados muito de perto por profissionais capacitados.

Fortalecer as diretrizes dos recursos humanos, com uma carteira de benefícios clara, contribui para o sucesso das estratégias de gestão. Para isso, o gestor pode contar com apoio da Conexa Corporate, um braço importante do Grupo Conexa.

Quando o assunto é bem-estar dos trabalhadores, a Conexa Corporate oferece amplos benefícios, com serviços personalizados de acordo com a demanda do cliente.

Por meio de modernas tecnologias de comunicação a Conexa Corporate oferece amplo portfólio em telemedicina, como agendamento de consultas, atendimento médico preventivo, diagnóstico.

Tudo realizado de forma digital, disponível 24 horas em todos os dias da semana. Facilidade para empregados que podem cuidar da saúde sem se ausentar do trabalho e também para o empregador.

O funcionário tem a sua disposição uma rede médica com mais de 30 especialidades, sem precisar se ausentar do trabalho. Conheça mais vantagens da Conexa Corporate acessando www.conexasaude.com.br.

Conclusão

Como sabemos que o foco é o primeiro quesito para o gestor ter sucesso em seu negócio. Mas será que ele realmente conhece por completo todos os detalhes da sua empresa, incluindo os fatores externos?

Para ajudá-lo nessa tarefa as ferramentas de uma visão holística voltada para o trabalho são fundamentais. A prática dessa filosofia tem como base a totalidade de tudo que está ligado direta ou indiretamente à administração da organização.

Departamentos, técnicas, processos, equipamentos, pessoas, fornecedores, consumidores e muito mais. Todos devem estar interligados e alinhados à visão, aos valores e à missão da empresa.

E o gestor tem o dever de estar ciente sobre todos os mecanismos. Por isso, hoje em dia a visão holística ganhou um importante espaço no mundo corporativo. Ela proporciona conhecimento, valorização, bons resultados e, acima de tudo, sustentabilidade.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!