A sobrevivência do Vírus em superfícies

vírus em superfície

É verdade, que durante uma epidemia mundial precisamos mudar nossa rotina como um todo. Há notícias 24h na televisão sobre o coronavírus e todos os seus impactos na economia; esporte; educação; política e principalmente saúde.

Com isso, surgem muitas dúvidas: como vamos ao mercado? Como faço para cuidar do meu filho? Se precisar de um médico, consigo atendimento virtual? Devo me vacinar? Todas já foram faladas e discutidas aqui no blog. Nesse texto iremos falar sobre mais uma que provavelmente você já deve ter pensado: quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?

Sabe aquele papel que alguém imprimiu para você, as sacolas que você recebeu no mercado ou a caixa de papelão que usou para as compras, as notas que alguém te entregou ou a moeda que recebeu de troco?

Existem alguns itens que são complicados de higienizar da forma correta que já conhecemos. Por isso, compilamos algumas informações importantes para você aqui. 

Superfícies

– Aço inoxidável: 72 horas (3 dias)

– Plástico: 72 horas (3 dias)

– Papelão: 24 horas (1 dia)

– Cobre: 4 horas

– Metal: 120 horas (5 dias)

– Papel: 120 horas (5 dias)

– Cerâmica: 120 horas (5 dias)

– Vidro: 120 horas (5 dias)

– Madeira: 96 horas (4 dias)

– Alumínio: 8 horas

Dinheiro e tecidos

Segundo Rachel Graham, infectologista da Universidade da Carolina do Norte, dinheiro e tecidos por serem porosos, impedem que o vírus sobreviva por muito tempo.

Importância da limpeza

Independente da superfície que o vírus se encontra, ou então da temperatura do local, o mais importante é que o coronavírus pode ser inativado em um minuto desinfectando as superfícies com álcool ou 0,5% de água oxigenada ou água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio.

As medidas de prevenção são importantes?

Praticamente tudo nessa epidemia é novo e recém descoberto, o ultimo estudo foi lançado pela revista cientifica “New England Journal of Medicine” no dia 17 de Março. Por isso, ainda não sabemos como o vírus se comparta em todas as superfícies, e em diferentes temperaturas. O que nos mostra que a principal arma são as medidas de prevenção,  se você ainda tiver duvidas sobre isso, te convidamos para ler nosso texto sobre “Medidas de prevenção contra o COVID-19”.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que nós responderemos!!

Lembrem-se: fiquem seguros e cuidem sempre da saúde física e emocional uns dos outros.

Referências:

Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1, 16 de Abril de 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents, 16 de Abril de 2020. Disponível em: https://www.journalofhospitalinfection.com/article/S0195-6701(20)30046-3/fulltext?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!