A sobrevivência do Vírus em superfícies

vírus em superfície

É verdade, que durante uma epidemia mundial precisamos mudar nossa rotina como um todo. Há notícias 24h na televisão sobre o coronavírus e todos os seus impactos na economia; esporte; educação; política e principalmente saúde.

Com isso, surgem muitas dúvidas: como vamos ao mercado? Como faço para cuidar do meu filho? Se precisar de um médico, consigo atendimento virtual? Devo me vacinar? Todas já foram faladas e discutidas aqui no blog. Nesse texto iremos falar sobre mais uma que provavelmente você já deve ter pensado: quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?

Sabe aquele papel que alguém imprimiu para você, as sacolas que você recebeu no mercado ou a caixa de papelão que usou para as compras, as notas que alguém te entregou ou a moeda que recebeu de troco?

Existem alguns itens que são complicados de higienizar da forma correta que já conhecemos. Por isso, compilamos algumas informações importantes para você aqui. 

Superfícies

– Aço inoxidável: 72 horas (3 dias)

– Plástico: 72 horas (3 dias)

– Papelão: 24 horas (1 dia)

– Cobre: 4 horas

– Metal: 120 horas (5 dias)

– Papel: 120 horas (5 dias)

– Cerâmica: 120 horas (5 dias)

– Vidro: 120 horas (5 dias)

– Madeira: 96 horas (4 dias)

– Alumínio: 8 horas

Dinheiro e tecidos

Segundo Rachel Graham, infectologista da Universidade da Carolina do Norte, dinheiro e tecidos por serem porosos, impedem que o vírus sobreviva por muito tempo.

Importância da limpeza

Independente da superfície que o vírus se encontra, ou então da temperatura do local, o mais importante é que o coronavírus pode ser inativado em um minuto desinfectando as superfícies com álcool ou 0,5% de água oxigenada ou água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio.

As medidas de prevenção são importantes?

Praticamente tudo nessa epidemia é novo e recém descoberto, o ultimo estudo foi lançado pela revista cientifica “New England Journal of Medicine” no dia 17 de Março. Por isso, ainda não sabemos como o vírus se comparta em todas as superfícies, e em diferentes temperaturas. O que nos mostra que a principal arma são as medidas de prevenção,  se você ainda tiver duvidas sobre isso, te convidamos para ler nosso texto sobre “Medidas de prevenção contra o COVID-19”.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que nós responderemos!!

Lembrem-se: fiquem seguros e cuidem sempre da saúde física e emocional uns dos outros.

Referências:

Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1, 16 de Abril de 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents, 16 de Abril de 2020. Disponível em: https://www.journalofhospitalinfection.com/article/S0195-6701(20)30046-3/fulltext?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!