5 vantagens da telemedicina para empresas que você precisa conhecer

Não podemos negar que a tecnologia foi extremamente útil para as sociedades nos últimos anos. O setor de saúde, principalmente, é um dos que mais se beneficiam desses avanços, o que contribui para o aprimoramento de conhecimento e técnicas ligadas à promoção, prevenção e recuperação do paciente.

Sendo assim, podemos destacar as vantagens da telemedicina para empresas, considerada uma das principais inovações das últimas gerações.

Quer entender melhor do que se trata o assunto e como essa tecnologia pode ser uma solução para organizações de todos os tipos? Então, continue com a gente e saiba mais!

Mas, afinal, o que é a telemedicina?

O uso das telecomunicações e das ferramentas da tecnologia de informação direcionadas para a área de saúde vem modificando de forma benéfica a relação entre profissionais de saúde e os pacientes. A telemedicina, por exemplo, é considerada uma vertente relativamente nova da medicina tradicional, a qual tem por objetivo promover e fornecer todas as informações e a assistência à saúde de pacientes que estejam distantes.

Ou seja, toda ação médica é realizada a distância por meio de ferramentas tecnológicas que permitem a comunicação entre ambas as partes. Assim, a assistência médica e o conhecimento, hoje, podem ser levados a qualquer parte de nosso país com a telemedicina.

Quais são as vantagens da telemedicina para empresas?

1. Laudos a distância

Sem dúvidas, uma das principais vantagens da telemedicina para empresas é a disponibilização de laudos a distância. Ou seja, o paciente realiza um determinado exame em uma localidade próxima ao seu trabalho ou residência e o resultado é enviado a um especialista de forma digital. Esse médico, por sua vez, avalia o documento e emite o laudo online, evitando, assim, deslocamentos desnecessários do paciente.

2. Otimização de tempo e processos

A telemedicina é capaz de otimizar todos os processos de comunicação e análise dos exames realizados pelo paciente. Isso facilita para ambas as partes: tanto os médicos como os consultados.

Imagine, por exemplo, que os funcionários de uma empresa precisem passar por uma avaliação médica de rotina. Em um determinado dia, eles devem deixar seus postos de trabalho para realizarem os exames solicitados. A grande vantagem da telemedicina, nesse caso, é que a sua empresa não vai precisar parar as atividades novamente para que cada funcionário se desloque outra vez para receber os laudos, afinal, esses virão de forma online.

Ou seja, sua empresa ganha tempo e mantém a produtividade normal, além de cumprir com as responsabilidades e compromissos com a saúde de seus colaboradores.

3. Facilidade na troca de informações

Com toda a certeza, a comunicação é o ponto forte da telemedicina. Afinal, ela não se limita apenas ao contato entre médicos e pacientes, mas também entre médicos e outros profissionais da saúde. É muito comum que essas pessoas precisem, em alguns casos, discutir com outros colegas sobre informações e detalhes para fechar o diagnóstico ou obter uma segunda opinião.

Com a telemedicina, essa comunicação é muito facilitada, já que ela permite o contato rápido entre profissionais, mesmo que estejam distantes. Dessa forma, sua empresa ganha agilidade e mais segurança nas informações geradas pelos médicos.

4. Mais segurança

A telemedicina também permite a captação de imagens em maior resolução e de forma mais precisa para a realização de um laudo mais acertado. Com isso, torna-se possível encontrar possíveis anomalias e problemas que possam estar presentes no organismo do paciente e que gerariam uma maior dificuldade de serem observados sem essa possibilidade.

Além disso, o responsável tem a oportunidade de observar cada nuance da imagem, de forma a conseguir tirar possíveis dúvidas e certificar o laudo com maior segurança para o paciente. Afinal, em alguns casos, como oncologia, a imprecisão pode custar muito caro para ele.

5. Maior rapidez no tratamento do paciente

Imagine a seguinte situação: uma pessoa que reside no interior do estado de São Paulo precisa ir até a capital para fazer um exame. Depois, precisa retornar para obter o laudo para encaminhá-lo ao seu médico de confiança. Caso não tenha condições financeiras imediatas, esse retorno pode demorar mais tempo do que o previsto.

Dependendo da condição de saúde da pessoa, esse tempo pode ser fatal para a sua saúde, trazendo severas complicações. Por isso, tempo é fundamental para ter um tratamento eficiente.

Com a telemedicina, o laudo pode ser encaminhado por e-mail (telelaudo) em curto prazo de tempo (dependendo do tipo de exame, como os de imagem, a análise pode ser feita no mesmo dia), agilizando o diagnóstico e o início do tratamento.

Enfim, as vantagens da telemedicina para empresas vão muito além do que podemos imaginar. Esses 5 benefícios citados servem apenas para exemplificar o que a tecnologia atrelada à área da saúde é capaz de proporcionar aos pacientes e aos próprios profissionais médicos. Por fim, todo esse avanço acaba impactando em seu negócio, possibilitando a redução de custos e o melhor aproveitamento de tempo e modernizando processos.

Gostou? Quer saber como implementar a telemedicina em sua empresa e garantir o atendimento médico a seus funcionários, de uma forma muito mais prática e moderna? Então, entre em contato e conheça nossa plataforma e nossas especialidades.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!