A terapia infantil é um tipo de tratamento psicológico que visa ajudar crianças e adolescentes a lidar com questões emocionais, comportamentais e de relacionamento.
Já que é muito comum que crianças podem enfrentar uma variedade de desafios, como ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem, problemas familiares, traumas e transtornos de desenvolvimento.
Dessa forma, a terapia infantil pode ajudá-las a superar e a desenvolver habilidades emocionais, cognitivas e sociais saudáveis.
Conversamos com Sueli Rodrigues, psicóloga da Psicologia Viva, que deu mais orientações sobre o assunto. Veja só!
Entendendo melhor a Terapia Infantil
Segundo a profissional, o momento ideal de a criança fazer a terapia é quando os pais perceberem sintomas ou comportamentos estranhos/preocupantes na criança. Além disso, ela avalia que também é importante quando os pais quiserem que os filhos aprendam sobre suas emoções e como lidar com elas.
Desse modo, a terapia infantil é geralmente realizada por um psicólogo especializado ou por um psicoterapeuta. O terapeuta pode usar uma variedade de técnicas adaptadas às necessidades da criança, como brincadeiras, desenhos, jogos, contação de histórias e outras atividades que possam facilitar a comunicação e a expressão de sentimentos.
Veja os principais sinais para ter mais atenção
Fique atento aos seguintes sinais nas crianças:
- Raiva em excesso,
- Sintomas físicos sem explicação,
- Isolamento,
- Tristeza contínua,
- Crises de choro frequentes,
- Apego excessivo nos pais,
- Pouca interação com outras crianças/pessoas, entre outros.
Lembrando que a terapia infantil pode ser realizada individualmente ou em grupo. O tratamento pode ser de curta ou longa duração, dependendo das necessidades da criança.
Durante a terapia, a criança é incentivada a falar sobre seus sentimentos e experiências, e o terapeuta pode ajudá-la a entender e lidar com seus problemas de uma maneira saudável e construtiva.
“A terapia infantil é realizada através do lúdico, ou seja, através do brincar, em que durante a brincadeira, o profissional vai observando e conversando com a criança, para compreendê-la e ajuda-la a lidar com suas dificuldades”.
Quais os benefícios?
A terapia infantil pode ser benéfica em muitas maneiras, incluindo:
- Ajudar a criança a lidar com problemas emocionais, como ansiedade e depressão
- Melhorar a autoestima e autoconfiança
- Melhorar a comunicação e as habilidades sociais
- Ajudar a lidar com traumas e estresse
- Melhorar o desempenho acadêmico
- Ajudar a lidar com problemas familiares e de relacionamento
“Por meio da psicoterapia, a criança pode aprender mais sobre seus sentimentos, e adquirir habilidades socioemocionais para viver melhor, com mais qualidade de vida”, afirma Dra. Sueli.
Terapia online também é para crianças?
A psicóloga é categórica: “Sim, desde que a criança consiga se comunicar, a terapia online é eficiente da mesma forma”.
Vejas as dicas para a terapia online em crianças:
- Deixe a criança à vontade para se expressar
- Se possível, em um ambiente tranquilo em que ela possa falar,
- Os pais podem deixar brinquedos à disposição da criança para que ela brinque enquanto conversa com o psicoterapeuta;
- Podem ser elaboradas atividades psicoeducativas para serem realizadas com a criança, por meio das telas ou impressas, com ajuda dos pais.
“A infância influencia totalmente na nossa formação e desenvolvimento, pois nessa fase, a criança está descobrindo o mundo, conhecendo como funcionam as coisas, como são as pessoas. Então, tudo que acontece nessa fase interfere de alguma forma nas percepções que a criança vai criando de si e dos outros”, afirma.
Conte com a Psicologia Viva durante esse processo! Clique aqui e saiba mais informações.
Fonte: Sueli Rodrigues, psicóloga da Psicologia Viva.
A psicóloga é especialista em temas como adolescência, psicologia social, estresse, família e depressão, entre outros assuntos.
Para marcar uma consulta com a Dra Sueli, acesse aqui: https://perfil.psicologiaviva.com.br/PsiSueliRodrigues