Treinamento on-line: Por que implementar na sua empresa?

treinamento online mao computador

Empresas que buscam crescimento constante e sustentável mantêm seus funcionários em constante aprimoramento profissional. Isso em grande parte, realizado por meio de treinamento on-line ou ainda  presencial.

São os mais conhecidos como treinamentos on-line, que podem ser ministrados a um número maior de pessoas, independente de onde elas estejam.

Organizações que não possuem infraestrutura adequada para viabilizar cursos corporativos presenciais optam por sistemas on-line. Desta forma facilitam os processos de aprendizagem e capacitação profissional.

Esse modelo de treinamento a distância foi potencializado em especial a partir de 2020, em decorrência da epidemia de covid 19.

O distanciamento social imposto como uma das medidas sanitárias preventivas, fez com que as organizações buscassem alternativas viáveis para treinar seus colaboradores. Esse modelo de curso on-line otimiza resultados para os dois lados:alunos e professores.

Mas será que os gestores entendem a importância da capacitação on-line? E como implantá-lo? Então vamos entender melhor esse sistema de ensino, por meio desse conteúdo. Acompanhe!

O que é um treinamento on-line?

treinamento online mulher escritorio

Treinamento on-line é um curso criado para ser ministrado de forma virtual. Por meio de sistemas de internet e plataformas digitais. É uma modalidade de ensino à distância (EAD).

O treinamento on-line ensina, aperfeiçoa as habilidades e competências dos profissionais. Seu conteúdo reúne informações técnicas e atividades práticas e pedagógicas. Tudo é disponibilizado de forma remota e o trabalhador pode se beneficiar onde quer que esteja.

Algumas empresas possuem salas de treinamento, dotadas de tecnologia para cursos presenciais e remotos. Outras não. Nesse caso, o funcionário pode ter acesso ao curso até em casa.

Para isso, ele só precisa de conexão com a internet por meio de computador, tablet ou celular. As aulas podem ser ao vivo ou gravadas, permitindo serem vistas no melhor momento para o trabalhador.

Por que fazer um treinamento on-line na sua empresa

As soluções digitais se apresentam como importantes parcerias para o desenvolvimento do negócio. Por meio de estratégias e recursos tecnológicos avançados é possível realizar treinamentos cada vez mais eficazes.

Eles trazem maior agilidade, flexibilidade e redução de custos. Nesse formato os gestores rompem as barreiras físicas levando ensino e aprimoramento profissional à toda equipe.

As plataformas EAD centralizam as aulas, eliminam gastos com material, espaço, contratações de professores, infraestrutura, entre outros itens. Fazer treinamentos on-line traz uma série de benefícios para todos os envolvidos. Vamos conferir os principais:

Expansão do conhecimento

Oferecer treinamento on-line assegura a expansão do conhecimento em todos os níveis. A tecnologia aliada ao aprendizado dos trabalhadores ajuda na criação de conteúdos personalizados de acordo com a demanda.

Os cursos podem ser preparados em vários formatos, como vídeos, HTML interativo, com ou sem animação, locução. Podem até simular algumas situações do cotidiano laboral. Isso facilita o aprendizado.

Podem ser gravadas, permitindo o acesso quantas vezes o profissional desejar. Com maior flexibilização podem aprimorar seu conhecimento, respeitando suas limitações de carga horária, por exemplo.

Aumento na capacitação

O treinamento on-line estimula o autoaprendizado, pois a empresa pode disponibilizar videoaulas sobre os mais diferentes temas.  Assim os trabalhadores se sentiram ainda mais motivados.

Cria uma sensação de reconhecimento, com equipe ainda mais engajada, capacitada e produtiva. Além disso, incrementa a gestão de aprendizagem com novas estratégias de ensino.

Estudo remoto amplia ainda mais o número de usuários ao mesmo tempo. Por exemplo, empresas com diversas filiais podem treinar seus funcionários de uma só vez, independente das suas localizações.

A ferramenta on-line também permite que a organização amplie os planos de capacitações, mantendo aprimoramento profissional contínuo.

Engajamento dos funcionários

O trabalhador que tem acesso a treinamentos se sente muito mais valorizado pela empresa. Por meio de conteúdos e formatos que atendam suas necessidades, os gestores promovem engajamento.

Isso porque o colaborador se sentirá capacitado e motivado para realizar suas tarefas com mais qualidade e eficiência. Desta forma, ele poderá contribuir para elevar os índices de produtividade, atendendo as demandas.

Treinamentos on-line viabilizam o acesso do conteúdo na melhor hora. Seja por meio de computador, notebook, tablet ou smartphone. Basta apenas, um bom acesso à rede de internet, com velocidade e tecnologias compatíveis.

Aumento de produtividade

treinamento online homem computador

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. Afinal, funcionários engajados são mais felizes e produtivos. Empresas que investem em treinamentos de capacitação tendem a ter uma equipe ainda mais engajada, capacitada e produtiva.

O trabalhador reconhece que a empresa investe e acredita no seu potencial de trabalho. Ele trabalha de forma mais ativa, buscando soluções para os problemas. Traz ideias criativas que possam colaborar para a qualidade do serviço e o crescimento da organização.

Assim as empresas que investem em treinamento on-line melhoram a gestão de pessoas, o clima organizacional, a imagem e os resultados.

Maior qualidade dos serviços

Aliada a avançadas tecnologias, o treinamento on-line gera maior qualidade dos serviços. Ferramentas digitais permitem uma gestão completa dos cursos. Eles podem ser elaborados e disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Com muito mais funcionalidade, permite gerenciamento completo dos conteúdos e dos envolvidos no processo. O AVA conta com ferramentas de avaliação dos alunos e de sua participação em todo o processo.

Viabiliza acesso a dados métricos como relatórios liberados por plataformas de capacitação. Assim os gestores podem acompanhar o desenvolvimento e os resultados do treinamento. O mercado disponibiliza diversas plataformas AVAs, como iremos ver mais à frente.

Menos custo para a empresa

Hoje em dia todas as corporações são movidas a custo-benefício. Antes de implantar qualquer novo programa é preciso analisar os gastos e suas vantagens. Qualquer treinamento corporativo exige investimentos e gestão complexa.

Se for presencial exige recursos ainda maiores. Mas se for remoto, à distância, a situação muda. Isso porque a empresa não precisa gastar com material, infraestrutura, deslocamentos ou contratação de professores.

O aporte de recursos é bem menor quando comparado aos modelos convencionais. Quando a palavra chave é economizar, cursos on-line se mostram a melhor opção. Eles precisam apenas de equipamentos para o trabalhador assistir às aulas.

Isso pode acontecer no trabalho ou em casa. Sendo assim o custo fica por conta apenas da contração do curso.

Como funciona o treinamento on-line?

treinamento online homem oculos

Bem, até agora vimos como o treinamento on-line é importante e está acessível a todos os funcionários. Independente de onde estejam alocados. A facilidade de acesso remoto nos horários que forem mais convenientes torna esse tipo de capacitação ainda mais atrativa.

Isso porque ela ocorre em ambiente virtual, por meio de acesso à rede de internet. As aulas podem ser em tempo real, ao vivo, ou ainda gravadas, facilitando ainda mais a pesquisa e o aprendizado quantas vezes o funcionário quiser.

Para isso, ele precisa ter acesso a um computador, notebook, tablet ou até mesmo um aparelho celular. Mas será que todas as empresas sabem como elaborar um treinamento on-line?

Hoje muitas empresas especializadas já oferecem cursos prontos, ou podem criar conteúdos de acordo com a necessidade da organização.

O que é preciso para fazer um treinamento on-line?

Democrático e acessível, um treinamento on-line exige algumas etapas em sua elaboração. Para facilitar esse processo e entendimento, apresentamos cada uma delas de forma simples e clara. Confira!

– Levantar todas as necessidades. Isso faz parte de um bom planejamento de curso. Antes de criar o conteúdo é preciso identificar e entender as necessidades dos trabalhadores, em relação à capacitação. Os gestores podem se reunir com o RH e com os trabalhadores para entender melhor suas demandas;

– Definir o público que será treinado. O treinamento on-line é feito para renovar conhecimentos, habilidades e competências. Pode ser aplicado tanto nos trabalhadores mais antigos como nos recém-contratados. Mas é preciso conhecê-los. Qual será o público treinado. Qual a função, idade, tempo de experiência ou não.

– Determinar o formato do conteúdo. Definido o público alvo e o tema, é hora de escolher preparar o formato mais adequado a ele. É preciso decidir se o treinamento será por meio de videoaulas, ao vivo, em dias alternados ou gravados.  Se haverá e-books ou conteúdos de áudio e vídeos extras, entre outros detalhes;

– Elaborar os roteiros e escolher os instrutores. Definidos os passos anteriores é hora de pensar em quem vai ministrar as aulas. A empresa pode contratar um profissional externo, selecionar alguém mais experiente da equipe ou adquirir o conteúdo pronto;

– Produtos e conteúdos. Esse é o momento em que a empresa disponibiliza os equipamentos necessários para o treinamento. Se for produzir o conteúdo irá precisar de câmera, microfone, computador e programas de edição. O cenário também é importante. Depois de gravar os vídeos é preciso editá-los. Na internet é possível encontrar ferramentas gratuitas para esse fim;

– Dispor o conteúdo. Essa é uma das últimas etapas do processo e exige investimentos em equipamentos. É preciso encontrar uma plataforma estável e segura. Um ambiente virtual onde os trabalhadores encontrarão todos os conteúdos disponibilizados. Por isso, às vezes a melhor opção é a contratação de empresas especializadas.

Principais ferramentas para um treinamento on-line

treinamento online mulheres computador

Vantajoso para a empresa e seus funcionários, o treinamento on-line precisa de modernas ferramentas para ser estruturado.

São inúmeras soluções, simples, seguras e eficientes que garantem uma perfeita transmissão ao vivo ou gravada. Então vamos conhecer algumas das opções mais conhecidas e usadas no mercado.

Canva

É uma ferramenta gratuita especialmente criada para desenvolver design gráfico. Esse recurso deixa o treinamento ainda mais atraente e dinâmico. Com visual personalizado.

Além do curso, com o canva é possível desenvolver postagens para diversas mídias sociais. Nele as imagens foram pensadas com padrão de resolução que se adapta bem em qualquer rede social.

Google slides

Ele permite criar, editar, expor os conteúdos em slides, tornando as aulas ainda mais dinâmicas. Seu acesso é fácil, sendo usado pelo navegador, com alta velocidade e compatibilidade em diversas máquinas.

Além do slide o Google ainda tem outras ferramentas de gravação, edição e exibição que ilustram ainda os treinamentos. Entre elas o Google earth que mapeia todas as imagens do planeta.

O Google meet que permite videoconferências. O Google books, com amplo acervo didático e o Google sala de aula.

Essa ferramenta permite que o professor crie um ambiente virtual, onde os alunos podem ter acesso a diversos serviços como receber as tarefas, materiais ou comunicados.

SlideShare

É uma plataforma onde o treinador pode criar e disponibilizar o conteúdo em formato de slides. É uma ferramenta de treinamento on-line usada para cursos presenciais ou à distância.

 Plataforma EAD

Produtor de conteúdo essa plataforma apresenta diversos recursos que facilitam o contato entre professor e alunos. Também pode ser usada para treinamento on-line, com conteúdos exclusivos e interativos.

Google analytics

Sistemas de monitoramento integram o processo de cursos e treinamentos. Elas servem para acompanhar o andamento e os resultados do trabalho. Por meio do Google analytics o treinador consegue acompanhar em tempo real dados, como o número de acesso ao curso, tempo de permanência na página ou quantidade de alunos conectados.

Power point

Uma das ferramentas mais conhecidas do pacote Office tem finalidade diversa. Pode apresentar slides institucionais, criar cursos on-line, apresentar aulas, etc.

Piktochart

Essa plataforma permite criar conteúdos como infográficos, relatórios, apresentações, gráficos, para cursos ou redes sociais.

Microsoft sway

É um aplicativo que também permite criar conteúdos on-line, podendo ser adaptado a diversos dispositivos.

Camtasia

Essa ferramenta permite criar conteúdo on-line em vídeos. Possui recursos de edição, narração e vinhetas.

OBS studio

Permite transmissões ao vivo, mais conhecidas como lives. Possui recursos de texto, trilha sonora e efeitos visuais.

Adobe premiere

É basicamente um programa de edição de vídeo, fácil de manusear durante a criação de uma aula. O pacote Adobe ainda oferece o audition, um editor de áudio e o photoshop, um editor de imagens.

Audacity

Mais uma alternativa de ferramenta de edição de áudios.

Typeform

Ferramenta de personalização de formulários, pesquisas ou questionários.

Como fazer um treinamento on-line?

treinamento online mulher gravando celular

Elaborar um treinamento on-line exige dedicação e conhecimento das ferramentas certas. Empresas que não dominam a área da tecnologia da informação e não possuem equipamentos adequados, o melhor é contratar treinamentos prontos.

Mas para quem está estruturado para isso, o primeiro passo é planejar todo o processo de treinamento. Organizando e definindo sua estrutura, preparando o conteúdo, optando pela melhor plataforma de ensino.

Vamos ver a seguir algumas etapas importantes que não podem ficar de fora desse processo:

Veja as necessidades da sua empresa

Organizações podem apresentar diversas necessidades que exijam um aprimoramento profissional constante. Os treinamentos on-line chegam para suprir essa demanda. O importante é definir qual a necessidade técnica e comportamental da equipe.

A partir daí os gestores podem desenvolver conteúdos personalizados de acordo com a necessidade e o perfil do funcionário. Questionários, reuniões e avaliação de desempenho ajudam nesse processo.

Escolha um formato para trabalhar

Identificadas as prioridades é hora de escolher o melhor formato para o treinamento on-line. Se a empresa possui infraestrutura própria de desenvolvimento poderá fazer isso junto ao RH ou setor de Comunicação, por exemplo.

Caso contrário é melhor fazer parceria com empresas especializadas. Os conteúdos podem ser em formato de texto, e-book, vídeos, áudio ou qualquer outro que a empresa deseje.

Faça um roteiro

Basicamente o roteiro de um treinamento on-line inclui alguma das etapas que já mencionamos. O setor de recursos humanos e o de comunicação podem ajudar muito no processo de criar treinamentos do tipo.

Eles devem buscar informações em livros, blogs ou sites com credibilidade no tema escolhido. Devem fazer ampla pesquisa, selecionando os melhores conteúdos pertinentes ao curso desejado.

O formato, a linguagem e os mecanismos de avaliação são essenciais para um bom roteiro.

Tenha os equipamentos necessários de acordo com o formato escolhido

treinamento online professora

Um bom treinamento on-line exige equipamentos de elaboração e de acesso com avançada tecnologia digital. Dependendo do formato e conteúdo escolhido, esses aparelhos incrementam a gestão de aprendizagem com novas estratégias de ensino.

Entre os principais equipamentos destacamos o computador como o principal deles, para cursos remotos. Seja na elaboração do conteúdo ou visualização das aulas.

Além dele, é preciso de câmeras; tripé; microfone; iluminação; softwares de edição; programas de texto; vídeo, gráficos; plataformas on-line, entre outros.

Implemente a ideia

Implantar mudanças na cultura organizacional da empresa pode gerar alguma resistência no primeiro momento. Por isso o RH precisa trabalhar para divulgar as ideias, apresentando as vantagens que o projeto trará para todos da equipe.

Ao aderirem às novas ideias, os trabalhadores conquistam diversos benefícios. Mas para que isso aconteça é preciso que o setor faça uma comunicação direta, clara, simples e transparente.

Os objetivos dos treinamentos on-line, por exemplo, precisam ficar bem claros. Assim os trabalhadores visualizaram o ganho profissional e as conquistas a curto, médio e longo prazos para os dois lados: empregados e empregadores.

Inclua a saúde corporativa em seus treinamentos on-line

Tão importante quanto a segurança, a saúde corporativa deve ser incorporada pela empresa. Ela pode ser incluída nos treinamentos on-line, com temas personalizados de acordo com o perfil da equipe.

Temas como a saúde da mulher ou do homem, segurança no trabalho, tabagismo, alimentação saudável, câncer, depressão, podem ser facilmente apresentados por meio de cursos on-line.

Desta forma o gestor beneficia um número ainda maior de trabalhadores, dentro ou fora da unidade fabril. Do início ao fim da relação de trabalho, a empresa pode adotar inúmeras ações de saúde.

A começar pelo exame admissional, as avaliações médicas periódicas ao demissional. As empresas que primam por uma boa cultura organizacional investem em saúde corporativa. Isso também pode ser feito de forma virtual, por meio de plataformas de telemedicina.

Empresas especializadas como a Conexa Saúde diversificam seu portfólio de atuação e de serviços médicos e psicológicos. A Conexa democratiza os cuidados com a saúde, a um baixo custo e atendimento 24 horas nos sete dias da semana.

Conheça a Conexa Corporate

Quando pensamos em cultura organizacional a gestão de benefícios não pode ficar de fora desse processo. E os cuidados com a saúde estão entre os primeiros itens de desejo dos trabalhadores.

A telemedicina oferecida pela Conexa Saúde pode ser uma forma que a empresa pode demonstrar o quanto se preocupa e valoriza seus funcionários.  Alinhada com as novas tecnologias digitais a Conexa implementa de forma virtual, os cuidados com a saúde.

Por meio da Conexas Corporate oferece serviços personalizados de acordo com a demanda das empresas. Os trabalhadores têm a sua disposição uma rede de mais 70 mil profissionais de saúde credenciados à disposição, 24 horas em todos os dias.

São mais de 30 especialidades médicas e programas diferenciados voltados para a saúde física e mental.

O acesso pode ser feito de qualquer local, por computador, tablet, notebook ou smartphone. Para saber um pouco mais sobre sua atuação e benefícios, acesse www.conexasaude.com.br.

Conclusão

treinamento online mulher olhando computador

Como vimos, o meio corporativo está sempre em constante transformação. Manter os trabalhadores em aprimoramento profissional contínuo pode ser um diferencial de mercado.

Bom para a empresa e para a equipe, que se sente valorizada, motivada e capacitada para produzir mais e melhor. Uma ótima opção para essa atualização são os treinamentos on-line.

Eles geram flexibilidade, estimulam o autoconhecimento e o sentimento de reconhecimento. Além disso, os gestores conseguem implementar novas estratégias de ensino, com ferramentas modernas e digitais.

A produção de conteúdo deve ser personalizada de acordo com a demanda da equipe. A empresa pode optar em fazer suas próprias produções ou contratar empresas especializadas no assunto.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!