Quando a pandemia do coronavírus começou a se agravar no Brasil, em março de 2020, muitas empresas nem sequer tinham experimentado tocar seu negócio de forma remota, ou seja, o trabalho híbrido.
Todavia, a rápida necessidade de isolamento social fez com que essa adaptação tivesse que acontecer abruptamente.
Após alguns meses do início da pandemia, algumas empresas estudam voltar a suas atividades em uma espécie de meio a meio, o que no ramo corporativo conhecemos como modelo de trabalho híbrido.
O modelo de trabalho híbrido já é praticado por empresas há alguns anos. Contudo, agora mais do que nunca essa modalidade de trabalho tem sido bastante buscada e considerada por diversas companhias.
Isso porque, a volta à rotina normal ainda pode demorar algum tempo e, neste momento, o trabalho híbrido pode ser uma boa opção.
A modalidade de trabalho híbrido consiste na alternância entre o trabalho presencial e o remoto. Porém, esse esquema deve ser feito com muito cuidado para que aconteça de forma eficiente e sem problemas.
Nesse texto vamos falar mais sobre essa modalidade, o que diz a legislação e como sua empresa pode preparar essa escala da melhor forma.
Boa leitura!
O que é o trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido representa a junção de duas formas de trabalho. Essa expressão é usada para determinar relações empregatícias mais flexíveis, em que se é permitido tanto o trabalho presencial quanto o remoto.
A forma de funcionamento do trabalho híbrido pode variar de acordo com as regras da organização. Algumas empresas permitem semanas seguidas de trabalho em home office, já outras optam por fazer essa divisão, intercalando semana a semana.
Todavia, o que caracteriza o trabalho híbrido é essa alternância entre o remoto e o presencial. Sendo bastante interessante para empresas que não querem que a sua operação seja 100% remota, mas, ao mesmo tempo, também querem apostar nas vantagens do home office.
O trabalho híbrido como uma realidade da pós-pandemia
A pandemia pode até estar retrocedendo, mas o modelo de trabalho híbrido – sistema no qual os funcionários podem trabalhar de qualquer local, mas também devem comparecer ao escritório em determinados dias da semana – está ganhando cada vez mais adeptos.
O modelo é entendido como uma solução que traz as vantagens de ambos os ambientes (casa e escritório), tanto para funcionários, quanto para empregadores.
As vantagens do modelo mais flexível são muitas, com melhoras no bem-estar, agilidade, produtividade das equipes, além de proporcionar mais saúde mental e física aos colaboradores.
Assim, no ano de 2022 o funcionário escolherá o modelo que mais se encaixa às suas necessidades.
Uma coisa é certa: o futuro do trabalho no Brasil passa por um formato híbrido. Com o fim do isolamento social, a gradativa volta à normalidade e a revisão dos objetivos profissionais pelos trabalhadores, muitas empresas estão oferecendo opções ao colaborador.
Legislação do trabalho híbrido e do teletrabalho (home office) no Brasil
A prática de home office no Brasil terá novas regras para trabalhadores com carteira assinada.
Publicada em março deste ano, a medida provisória (MP) de número 1.108 regulamenta o trabalho remoto e ajusta a legislação trabalhista para garantir certos direitos e deveres que, antes, eram exclusivos de indivíduos contratados em regime presencial.
Medida Provisória nº 1108, de 25 de março de 2022
A MP 1.108, além de regulamentar o trabalho remoto na legislação trabalhista brasileira, traz novas regras, assim como direitos e deveres para trabalhadores e empregadores. Alexandre Gama, sócio do escritório Autuori Burmann, listou as principais mudanças inseridas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Segundo Gama, a MP 1.108 prevê:
- adoção do trabalho híbrido, de modo que, mesmo que o empregado compareça em dias determinados à empresa, isso não descaracterizaria o modelo do trabalho remoto. Lembrando que essa condição — do teletrabalho — deve constar expressamente no contrato individual de trabalho;
- controle de jornada para profissionais sob o regime de teletrabalho (desde que não sejam remunerados por produção ou tarefa);
- acordo entre as partes para dispor sobre os horários e os meios de comunicação entre empregados e empregadores, assegurando repousos legais;
- inclusão de estagiários e aprendizes em regime de home office;
- prioridade das vagas de teletrabalho para trabalhadores com deficiência ou com filhos até quatro anos de idade;
- utilização de acordos ou convenções coletivas relativos à base territorial do estabelecimento de lotação do empregado (local do registro do eSocial, por exemplo);
- regras de aplicação da legislação trabalhista para empregados admitidos no Brasil, mas que optaram por trabalhar remotamente no exterior;
Há ainda novas regras para auxílio-alimentação. A MP 1.108 determina que o benefício seja usado apenas para pagar refeições em restaurantes ou alimentos no comércio. Com isso, o governo federal quer impedir o uso do dinheiro em compras não relacionadas à alimentação — prática comum em empresas que oferecem cartões flexíveis, como o Flash.
A CLT garante que os trabalhadores em home office recebam todos os equipamentos necessários para realizar suas funções. Porém, não há nenhuma regra na MP 1.108 que obriga o pagamento de auxílios adicionais, como reembolso de conta de energia.
É importante destacar que medidas provisórias passam a valer como leis assim que são publicadas no Diário Oficial da União, porém por tempo limitado. Ainda é necessário aguardar a aprovação do Congresso Nacional para que a legislação seja alterada definitivamente.
A MP 1.108, incluída no documento em 28 de março, vale somente até 26 de maio, podendo ser prorrogada por mais 60 dias, no máximo. Enquanto a MP estiver em vigência, é preciso respeitá-la, assim como qualquer outra lei da legislação trabalhista.
Como funciona o trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido é, basicamente, aquele que mistura o formato presencial com o home office.
Assim, a empresa garante que o colaborador tenha flexibilidade para escolher onde atuar em determinado dia, sem que haja a obrigação de estar fisicamente no escritório.
Além disso, caso seja necessária a presença de certos profissionais em alguns momentos, é possível escalar os horários de cada um, definindo previamente quando poderão atuar em casa e quando precisarão ir até o local de trabalho.
Por fim, para as organizações que não podem funcionar apenas remotamente, o trabalho híbrido surge como uma alternativa interessante, capaz de beneficiar tanto os empregadores quanto os colaboradores.
Como é feito o controle de jornada do trabalho híbrido?
Entre os principais desafios enfrentados encontra-se a questão relativa ao controle de jornada no período em que a prestação se dá de forma remota, seja na residência do empregado ou em qualquer outro lugar de sua preferência.
Isso porque a legislação brasileira atual prevê a obrigatoriedade de controle de jornada pelo empregador que possua mais de 20 empregados (artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT), com exceção daqueles que trabalhem em jornada externa, exerçam cargo de confiança ou atuem em teletrabalho (artigo 62 da CLT).
Por outro lado, a lei não obriga a adoção de um sistema de marcação de ponto, além disso, o modelo home office não prevê uma jornada de até 8 horas diárias.
Mas para garantir que a jornada de trabalho com hibridez seja cumprida conforme as demandas da empresa, é possível fazer o controle de jornada, registrando as horas feitas em home office e trabalho presencial.
Para isso, pode ser utilizado o sistema de pontos. Desta forma, a empresa pode ainda verificar as horas extras, fazer os devidos cálculos para a folha de pagamento.
Horas extras no trabalho híbrido
No home office, as empresas que ainda não apostaram em um controle de ponto online não estão atentas ao controle de horas extras de seus funcionários.
Isso porque, com esse controle é possível ter os seguintes relatórios:
- Relatórios de absenteísmo;
- Relatório de banco de horas
- Resumo diário dos pontos batidos
- Relatório de escalas dos funcionários por posto de trabalho, e por aí vai!
Assim, é possível investigar os motivos de informações inconsistentes de algum colaborador.
Muitas pessoas ainda pensam que ser produtivo é trabalhar por muito tempo, e investir grande parte de seu dia somente no trabalho.
Todavia, a produtividade está atrelada à organização e otimização dos processos. Ser produtivo envolve principalmente garantir um equilíbrio saudável entre o trabalho e sua vida pessoal.
Em vista disso, as horas extras são necessárias uma vez ou outra, no entanto, quando se excedem, o RH deve passar um feedback para esse colaborador.
Comunicação empregado – empregador no trabalho híbrido
A comunicação no trabalho híbrido não deve ser restrita em apenas um canal. Caso a sua empresa trabalhe com mural de notícias, e-mail e vídeos, por exemplo, use essas três ferramentas de maneira planejada.
Defina qual mensagem é a ideal para cada um deles e tente divulgar em todos. Não se esqueça que cada canal necessita de uma linguagem diferente e, portanto, adapte a sua comunicação em cada local que for divulgada.
Agora que você já sabe como ter uma comunicação interna eficaz, saiba que adotar essas dicas em sua empresa traz muitos benefícios, como aumento da produtividade, redução dos gastos internos e diminuição da taxa de rotatividade.
Quem deve arcar com os custos do teletrabalho?
A Lei nº 13.467 determina as regras do home office e suas implicações legais. De acordo com o artigo 2º da CLT, o empregador é obrigado a arcar com as despesas relacionadas à sua empresa.
Vantagens do trabalho híbrido
As principais vantagens do trabalho híbrido são:
- Redução de custos;
- Flexibilidade no trabalho;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Melhora na qualidade de vida;
- Retenção e atração de talentos;
- Produtividade.
Desvantagens do trabalho híbrido
Apesar de suas vantagens serem muitas, o modelo de trabalho híbrido também apresenta algumas desvantagens importantes, e vamos citar as principais agora:
- Falta de estrutura;
- Resistência de líderes e gestores;
- Dificuldade com gestão de tempo;
- Dificuldades de gestão de pessoas.
Como o RH pode atuar para estimular a produtividade dos colaboradores em trabalho híbrido?
Agora vamos explicar como o departamento de RH pode trabalhar para estimular a produtividade de seus colaboradores em trabalho híbrido.
Estabeleça metas de entregas
É preciso criar metas de entregas, por meio de um bom planejamento estratégico, pois assim a empresa não correrá o risco de dar um salto no escuro sem nenhuma preparação.
Por isso, a empresa precisa se basear principalmente nos seguintes pontos:
- Como será feito;
- Quando;
- Quais os custos envolvidos;
- Como a empresa conseguirá medir a eficiência do modelo.
Depois de criado o plano, é importante ter uma data para adotar as estratégias de mudança.
Tenha uma boa comunicação com os colaboradores
É preciso deixar claro a estrutura e organização da rotina de trabalho para evitar problemas no futuro.
Dessa forma, é necessário ter um bom diálogo e manter uma gestão de colaboradores eficiente.
Atue ativamente para equipar de forma adequada os colaboradores
É preciso que a empresa saiba que nem todos os colaboradores contam com as ferramentas necessárias para a realização do trabalho home office, então, é importante que a empresa converse com cada um para identificar o que eles precisam e, dessa forma, oferecer todo suporte necessário.
Forneça cartilhas para a instrução de manutenção da rotina de trabalho em casa
Por último, é fundamental que a empresa forneça uma cartilha que contenha as instruções necessárias para o colaborador ter um boa rotina de trabalho em casa, para que, dessa forma, ele não prejudique a sua saúde.
Conheça a Conexa Corporate
Bom, agora que informamos os pontos mais importantes sobre o trabalho híbrido, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você neste novo tipo de trabalho.
- Teleorientação
Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas.
Um bom exemplo é um paciente com câncer que, através da teleorientação, faz o acompanhamento com o seu médico e tira suas dúvidas quanto ao tratamento através de uma consulta online.
- Telepsicologia Conexa Saúde
A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.
- Conexa in Company
O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente.
Abaixo listamos algumas de suas funções:
- Acompanhamento da sinistralidade;
- Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Suporte emocional para as equipes internas.
Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas.
- Plataforma
A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais.
Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e isso por si só já é um grande ponto positivo.
Entretanto, a Conexa Saúde e Corporate vai muito além, por isso ela entrega, também, diversas funções essenciais para um bom acompanhamento de saúde no dia a dia.
Algumas de suas funções no dia a dia são:
- Armazenamento de documentos médicos em formato digital;
- Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos;
- Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico;
- Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente;
- Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo.
Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos.
Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis.
Mas a pergunta que não quer calar é: quais são as diferenças existentes entre a Conexa Saúde e o plano de saúde empresarial tradicional?
Separamos a seguir os principais pontos que precisam ser observados e que mostram as diferenças mais importantes entre elas
Os planos de saúde tradicionais têm como foco principal as consultas presenciais, em consultório.
Dessa forma, eles estão começando a engatinhar para o uso da telemedicina nesses serviços, principalmente devido a pandemia da Covid-19.
Assim, através da meio da telemedicina que a Conexa Corporate oferece, seus colaboradores podem se consultar a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais
Conclusão
No decorrer de todo este artigo foi mostrado as principais características do modelo de trabalho híbrido, para que a empresa saiba como ele funciona, suas vantagens e suas desvantagens, bem como o que diz a legislação trabalhista e qual é a melhor forma de adotá-lo.
Tudo isso é importante para que, você que tem uma empresa saiba como deve agir para não ter nenhum tipo de problema com a justiça.
Isso porque o modelo híbrido pode ser bastante benéfico para sua empresa se feito da maneira correta.
Gostou do nosso artigo sobre trabalho híbrido? Continue conosco e saiba muito mais!