Tomada de decisão médica é facilitada pela tecnologia

A tomada de decisão médica tem sido beneficiada pela tecnologia. São benefícios que não se restringem apenas a aparelhos eletrônicos ou então aplicativos digitais, mas que ajudam, também, na melhor decisão para o paciente.

Com ela, é possível identificar tumores com menos de dois milímetros em fase inicial, facilitando o tratamento e aumentando significativamente as chances de cura, o que torna mais fácil o processo de decisão.

Com exames específicos, o médico consegue mapear a localização exata de tumores e das células cancerígenas, facilitando na tomada da decisão correta quanto ao tipo de tratamento a ser adotado.

Quer saber como essas tecnologias facilitam o trabalho desses profissionais e até mesmo dos pacientes? Continue a leitura!

Revolução no diagnóstico e tratamento

Exames, procedimentos e resultados estão mais simples, rápidos e seguros. Por meio de equipamentos de última geração, o médico consegue visualizar todo o corpo humano em três dimensões e nitidamente, o que torna as intervenções rápidas e pontuais.

A precisão dos diagnósticos melhorou, diminuindo as chances de erros e possibilitando maior exatidão ao escolher o tratamento médico adequado para determinada patologia. Mesmo procedimentos simples, como uma sutura, podem ser melhoradas a tecnologia.

Segundo os médicos, a tecnologia é um dos principais fatores para a melhora no tratamento e diagnóstico de doenças, como o câncer. Hospitais dos Estados Unidos estão utilizando a Realidade Aumentada e a tecnologia de imagens 3D  na realização de cirurgias.

Especialmente em regiões delicadas, como cérebro e olhos, essa ferramenta torna o trabalho dos médicos menos desconfortável, evitando que apenas microscópios sejam utilizados.

A Hérnia de disco também é um dos problemas beneficiados pela tecnologia. Com a radiofrequência pulsada, o médico utiliza agulhas para estimular os nervos e impedir que a célula nervosa envie a informação de dor para o cérebro.

Até mesmo a depressão teve uma grande melhora em seu tratamento, a estimulação transcraniana estimula a parte do cérebro responsável pelos  sentimentos bons, impedindo a ação da outra parte, responsável por sentimentos ruins.

Outras tecnologias, voltadas principalmente ao tratamento e à recuperação, estão cada vez mais presentes na área da saúde. São exemplos o uso de jogos (gamificação), a realidade virtual e equipamentos de reabilitação

No Brasil

Não é preciso ir tão longe. No Hospital do Câncer, em São Paulo, já está sendo testada uma nova tecnologia para operar os pacientes com tumores na próstata. Isso ocorre através da manipulação de um robô pelo cirurgião, diminuindo o tremor nas mãos e realizando cortes menores em uma cirurgia menos invasiva e indolor.

Além disso, o paciente tem uma recuperação mais rápida. Outro problema que também obteve melhora através da tecnologia foi a infecção urinária. 

No caso das mulheres, por exemplo, um novo tratamento é oferecido pelas clínicas particulares: um laser é inserido dentro da vagina a fim de aumentar a quantidade de colágeno e fortalecer a musculatura da região, diminuindo a perda de xixi.

Prevenção

Novas formas para realização de exames surgiram, sendo estas essenciais para prevenir doenças e agravamento de problemas.

Não há mais necessidade de procedimentos invasivos, agressivos e dolorosos, podendo ter uma identificação da doença em um tempo menor.

Prontuário eletrônico

prontuário eletrônico está ganhando cada vez mais adesão no dia a dia clínico.

Este possui as seguintes vantagens: a possibilidade de reunir todas as informações em um só lugar, acesso às informações de onde estiver, personalização conforme a especialidade e necessidades do médico e possibilidade de anexar exames ou  fotos, sem ocupar um espaço físico.

Este equipamento garante a segurança dos dados, além de trazer segurança e facilidade para o atendimento.

Bulário online

Já o bulário online é uma ótima alternativa para aperfeiçoar o tempo diante as diversas opções de medicamentos existentes.

Com ele, para indicar um medicamento, basta o médico entender as principais restrições do paciente, como uma alergia ou gravidez, e buscar em um bulário online o principal medicamento dadas as restrições. Tudo isso integrado ao prontuário.

Com isso, vemos que a tecnologia aplicada na saúde traz muitos benefícios e sua aplicação tende a aumentar cada vez mais dentro da área. Ainda mais por ajudar o médico na tomada de decisão, trazendo facilidade e resolutividade para o seu dia a dia clínico, o que acaba beneficiando diretamente o paciente.

Gostou do post? Quer ficar sempre por dentro de assuntos como esse? Então, não deixe de seguir nosso Facebook e nosso LinkedIn para conferir os próximos artigos também. Até a próxima!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!