Tipos de recrutamento: veja os principais, as vantagens e desvantagens

tipos de recrutamento tipos de recrutamento vantagens e desvantagens

Você sabia que há diversos tipos de recrutamento e todos eles fazem parte das rotinas de recursos humanos? Para reter os melhores talentos e construir uma equipe forte e consistente, o RH precisa saber como fazer o  processo de recrutamento da maneira correta.

Nesse sentido, o recrutamento se refere ao processo de identificar, atrair, entrevistar, selecionar, contratar e treinar funcionários.

Em outras palavras, os tipos de recrutamento envolve tudo, desde a identificação de uma necessidade de pessoal até o seu preenchimento da vaga.

Por isso, qualquer tipo de recrutamento é voltado para atrair candidatos qualificados e encorajar o máximo possível de candidatos a se candidatarem.

Um processo de recrutamento bem planejado e bem pensado ajuda a equipe de contratação a filtrar os candidatos certos mais rapidamente.

Além disso, o processo de recrutamento não só reflete o profissionalismo da empresa, mas também ajuda a atrair o tipo certo de candidatos.

No que consiste o recrutamento em uma empresa?

tipos de recrutamento tipos de recrutamento interno
Tipos de recrutamento: profissional trabalhando.

Todas as organizações, grandes ou pequenas, destinam tempo e recursos no processo de recrutamento e seleção de funcionários para as atividades.

Por isso, o processo de recrutamento é um dos procedimentos mais importantes para qualquer negócio. Afinal, ele estabelece o tom para o tipo de funcionário que você quer atrair e tem o potencial de engajar e atrair os melhores talentos.

Para ter uma empresa de sucesso, contratar e manter os funcionários certos é essencial.

Sendo assim, ao planejar cuidadosa e intencionalmente o processo de contratação do início ao fim, você dá à sua empresa a melhor chance de recrutar os melhores candidatos.

Papel fundamental do RH no processo de recrutamento

O RH é responsável por facilitar os objetivos gerais da organização através de uma administração eficaz do capital humano, tratando os funcionários como o ativo mais importante da empresa.

O recrutamento é o primeiro passo para a construção do capital humano de uma organização. A um alto nível, os objetivos são localizar e contratar os melhores candidatos, dentro do prazo e do orçamento.

Embora o processo de recrutamento seja exclusivo para cada organização, existem algumas etapas essenciais do processo de contratação, entre eles:

Quais são os principais tipos de recrutamento?

tipos de recrutamento tipos de recrutamento externo
Tipos de recrutamento: currículo.

Há muitos tipos de recrutamento que as empresas podem utilizar para atrair funcionários. Afinal, nem todos os trabalhos têm as mesmas exigências e cada empresa tem necessidades diferentes.

Isso significa que os empregadores têm que usar táticas de contratação que se adequem ao seu ambiente e atraiam os candidatos que estão procurando. Nesse sentido, vários tipos de recrutamento podem ser usados dentro da mesma empresa, dependendo da função e do departamento.

Recrutamento interno

Os métodos de recrutamento interno incluem promoções, distribuição de anúncios dentro da organização e busca no banco de dados da organização por funcionários com habilidades necessárias para o desempenho do cargo.

O recrutador pode impulsionar a satisfação no trabalho e a motivação dos funcionários à medida que eles veem uma nova oportunidade de carreira disponível.

Além disso, o preenchimento de cargos com os funcionários existentes garante que eles estejam enraizados na cultura da organização. Entretanto, podem surgir problemas se o sistema de promoções internas não for realizado corretamente.

A melhor maneira de evitar o impacto negativo ao contratar ou promover um funcionário é implementar métodos e procedimentos justos.

Como resultado, ao apresentar as regras e etapas de um processo de promoção estruturado, a empresa evita desconforto ao fazer com que os funcionários compreendam e aceitem o resultado do processo.

Recrutamento externo

Com o recrutamento externo, as empresas procuram candidatos fora da organização. Os candidatos que não estão atualmente empregados na empresa são contratados.

Recrutamento misto

Em resumo, o recrutamento misto é a combinação de procedimentos externos e internos. É feita de forma a conciliar o interesse em preencher a vaga e a valorização dos talentos da empresa. Pode ser feito de três maneiras:

  • Prevalência do modelo interno: Tentativa de recrutamento interno e, somente em face do fracasso, é realizada a busca de profissionais de fora da organização.
  • Prevalência do modelo externo: Tentativa inicial de encontrar o funcionário no mercado e, somente em caso de fracasso, a vaga é aberta aos funcionários da empresa.
  • Modelo concomitante: O recrutamento externo e interno ocorre simultaneamente. Com isto, é possível gerar uma competição igualitária entre os candidatos.
tipos de recrutamento 3 tipos de recrutamento
Tipos de recrutamento.

Recrutamento online

No recrutamento on-line, é possível utilizar a internet em favor do RH. Isto torna o recrutamento externo ou interno mais eficiente.

Mas para isso, é necessário ter uma plataforma especializada para alcançar um maior número de candidatos e automatizar os processos.

Recrutamento às cegas

No recrutamento às cegas, o recrutador analisa apenas as competências dos candidatos sem expor algumas informações.

Como por exemplo, nome, gênero, idade, localização, instituição de ensino onde o candidato se formou e o nome de empresas em que trabalhou anteriormente.

Esses dados são omitidos para proporcionar equidade entre os candidatos, pois muitos grupos são excluídos dos processos seletivos por causa de sexo e preconceito.

Por exemplo, mulheres são recusadas porque estão em idades próximas de engravidar ou são mães.

Outras pessoas são dispensadas porque não estudaram em instituições de renome, ou por morarem em bairros perigosos, entre tantos outros motivos.

Vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de recrutamento

tipos de recrutamento recrutamento misto
Tipos de recrutamento: contratação.

Recrutamento interno

  • Vantagens do recrutamento interno

Reduzir o tempo para contratar: Ao recrutar internamente, os candidatos já fazem parte do seu local de trabalho, portanto o tempo necessário para encontrar e engajar esses candidatos é muito menor.

Encurtar o tempo de treinamento e adaptação: Todos precisam de algum tempo para se adaptar a uma nova função, mas as contratações internas são mais rápidas do que as externas.

Custo menor: Pesquisas demonstraram que a contratação externa pode custar 1,7 vezes mais do que a contratação interna. Isso se dá porque é mais fácil informar os funcionários internos sobre vagas de emprego.

Reforçar o engajamento dos funcionários: Investir em uma política de promoções envia uma mensagem de que você valoriza seus funcionários e quer investir neles.

  • Desvantagens do recrutamento interno

Criar ressentimento entre funcionários e gerentes: Os funcionários que não foram considerados para uma vaga poderiam se ressentir se um colega fosse eventualmente promovido.

Além disso, os gerentes muitas vezes se sentem desconfortáveis ao perder bons membros da equipe e podem até mesmo chegar ao ponto de dificultar o processo de promoção.

Deixar uma lacuna em sua força de trabalho existente: Quando você promove alguém para preencher uma posição em aberto, sua antiga posição fica vaga.

Limitação de seu grupo de candidatos: Embora sua empresa possa ter muitos candidatos qualificados para cargos específicos, nem sempre uma função em aberto terá.

O resultado é uma cultura inflexível: Fazer a maioria de suas contratações de dentro de sua empresa pode resultar em uma cultura inflexível.

Uma cultura inflexível será mais problemática em posições de liderança onde os funcionários podem precisar defender mudanças e melhorias em vez de confiar em práticas estabelecidas.

Recrutamento externo

  • Vantagens do recrutamento externo

Maior chance de encontrar um profissional qualificado: No tipo de recrutamento externo, a empresa recebe uma variedade e uma quantidade de candidatos que possuem conhecimentos e capacidade para lidar com esse trabalho.

Maior competição: No processo de recrutamento externo, haverá mais chances de encontrar candidatos mais qualificados.

Na maioria das vezes, a empresa procura candidatos capazes de lidar com um determinado trabalho e alguns deles procuram os candidatos que são melhores com sua capacidade de assumir riscos.

Espírito competitivo: Quando os funcionários são recrutados através do recrutamento externo, há um espírito competitivo na organização entre os funcionários. Eles se apresentam para ser competitivos para trabalhar e combinar com os novos funcionários.

  • Desvantagens do recrutamento externo:

Uma compreensão limitada da empresa: Quando um candidato é selecionado a partir de um processo de recrutamento externo, há a possibilidade de que o candidato possa ter menos chances de entender o ambiente da empresa.

Como resultado, esta menor compreensão da empresa pode fazer uma grande diferença nas atividades futuras da empresa.

Maior risco: Existe a possibilidade de que o candidato selecionado para o cargo não seja apto ao cargo oferecido.

É mais demorado: A principal desvantagem do recrutamento externo é que ele consome muito tempo. Além disso, há uma chance de receber um número maior de candidatos para o posto.

Questões de adaptação: Há várias maneiras possíveis de o novo funcionário recrutado não se ajustar ao novo ambiente.

Recrutamento misto

  • Vantagens do recrutamento misto

Por ter as melhores características dos dois tipos mais tradicionais de recrutamento, o recrutamento misto pode ser extremamente vantajoso para a organização.

Oportunidades para aqueles que já trabalham para a empresa: Ao considerar candidatos internos para vagas, o recrutamento misto cria chances de crescimento profissional para aqueles que já fazem parte do pessoal.

Além disso, é a oportunidade perfeita para promover aquele funcionário com grandes resultados em avaliações de desempenho ou dar uma chance a alguém que queira mudar de departamento.

Esta é também uma excelente maneira de controlar a rotatividade, uma vez que todo profissional tende a permanecer mais tempo onde sabe que tem uma chance de evoluir em sua carreira profissional.

Maior precisão nas contratações: Ao procurar candidatos dentro e fora da empresa, o RH expande o alcance do recrutamento, o que aumenta as chances de alcançar profissionais qualificados.

Encoraja a proatividade: Ao aplicar o recrutamento misto, os funcionários se sentem mais motivados a fazer o melhor diariamente. Como eles sabem que serão lembrados se surgir uma oportunidade, eles se dedicam a fazer sempre mais e entregar resultados além das expectativas.

Isto impede que a equipe entre na zona de conforto, o que pode ser altamente prejudicial para a organização. Como resultado, todos trabalham melhor e se movem constantemente para atingir suas metas.

Renovação da força de trabalho com ética e responsabilidade: A renovação da força de trabalho é necessária para aumentar a diversidade no ambiente de trabalho.

Afinal, ter pessoas de diferentes origens e modos de pensar é fundamental para aumentar o poder de inovação da empresa e fazer com que ela se destaque no mercado.

Por outro lado, também é importante preservar a cultura organizacional e os valores éticos da empresa, algo que já foi absorvido pelos funcionários mais antigos.

Redução de custos: Como oferece mais opções ao RH na escolha dos candidatos, a relação custo-benefício do recrutamento misto é muitas vezes maior do que a de outros modelos.

Quanto mais rápido o RH definir a contratação, mais baixos serão os custos do processo de seleção. Além disso, há também um custo indireto envolvido neste processo: quanto mais tempo a equipe permanece com um membro a menos, menos produtiva ela se torna.

  • Desvantagens do recrutamento misto

As desvantagens do recrutamento misto estão localizadas na possível dificuldade em encontrar o equilíbrio para que o público interno e externo tenham as mesmas chances.

tipos de recrutamento o que e mercado de trabalho
Tipos de recrutamento: candidata.

Recrutamento online

  • Vantagens do recrutamento online

É econômico: Quando você publica um anúncio de emprego no Linkedin, você pode direcioná-lo a um público muito específico. De fato, se você administrar sua campanha de forma eficaz, poderá economizar muito dinheiro enquanto atrai candidatos para sua vaga.

É fácil: Quase qualquer pessoa pode publicar um anúncio de emprego on-line porque a maioria dos sites de emprego tornam o processo claro, fácil de entender e de fácil utilização.

Por outro lado, o processo também é muito simples para o candidato, tornando rápido e fácil para os interessados a candidatura no cargo escolhido.

Acelera o processo de contratação: Todas estas vantagens levam diretamente à maior de todas: um processo de contratação mais curto. Você pode fazer uma lista com os melhores candidatos à medida que suas aplicações chegam.

Ele permite confidencialidade: Alguns empregadores preferem manter seus nomes privados. Com o recrutamento on-line, os empregadores podem ocultar o nome de suas empresas ou mesmo procurar e contatar candidatos diretamente sem a necessidade de publicar um anúncio de emprego.

  • Desvantagens do recrutamento on-line

Os custos podem subir: Dependendo da plataforma online que você utilizar, poderá ter que pagar uma taxa de assinatura ou outros custos para postar sua vaga.

Alguns sites podem exigir uma taxa de adesão ou cobrar por serviços extras como rastreamento de inscrição ou análises para gerenciar seu anúncio.

Além disso, se você não estiver obtendo o tipo de resposta que está procurando, os custos de deixar o anúncio para ser veiculado por mais tempo podem se acumular.

Pode ser difícil medir sua eficácia: Nem todos os serviços de recrutamento on-line oferecem uma análise profunda de seu anúncio. Portanto, pode ser difícil descobrir o que está e o que não está funcionando e como otimizar seu anúncio.

É informal: Para algumas funções, as empresas percebem que os anúncios de emprego on-line – principalmente nas mídias sociais – podem dar a imagem errada de sua empresa. Isto é particularmente verdadeiro para cargos de nível executivo, particularmente em empresas  que têm uma forte cultura corporativa ou profissional.

Atrai maus candidatos: Como mencionado anteriormente, é muito fácil para as pessoas se candidatarem a vagas online, este também pode ser um ponto potencialmente negativo, no entanto.

Ao postar uma vaga on-line geralmente resulta em centenas de candidatos, muitos dos quais não são adequados ou qualificados, diluindo assim a qualidade dos candidatos.

Recrutamento às cegas

  • Vantagens do recrutamento às cegas

Imparcialidade: Como o recrutamento é feito às cegas, apenas os profissionais mais compatíveis permanecem na disputa, independente de possíveis estereótipos.

Diversidade: Empresas que constroem seus times baseados na diversidade oferecem aos profissionais experiências únicas e o estímulo ao respeito e à empatia, além de potencializar o crescimento da própria empresa.

Assertividade: Uma seleção às cegas foca mais nos aspectos técnicos dos profissionais e nas necessidades da empresa. Logo, trata-se de um processo mais assertivo de seleção.

Redução de custos: Se o processo é mais assertivo, consequentemente há uma redução de custos, seja com as recontratações ou com as etapas em si.

Valorização do profissional: Quando o princípio é a valorização humana e profissional, com uma abordagem positiva de todos os envolvidos, o resultado deve ser muito mais satisfatório.

  • Desvantagens do recrutamento às cegas

Processo mais demorado: Com todos os cuidados que são tidos ao longo do recrutamento às cegas, o processo pode demorar um pouco mais do que um processo tradicional.

Como decidir entre os diversos tipos de recrutamento para aplicar em sua empresa?

tipos de recrutamento recrutamento interno vantagens e desvantagens
Tipos de recrutamento: entrevista.

Como visto ao longo do texto, cada um dos tipos de recrutamento possuem vantagens e desvantagens.

Sendo assim, escolher qual será usado dependerá do perfil da vaga, da empresa e suas limitações.

Entretanto, independente do tipo de recrutamento escolhido, o recrutador poderá extrair o melhor de cada um deles.

Como a Conexa pode auxiliar o departamento de recursos humanos da sua empresa?

A Conexa Saúde não só é a maior plataforma de cuidado integrado do Brasil, como também da América Latina. A anos vem conectando pacientes, médicos e instituições por meio da telemedicina. Além disso, oferece soluções digitais para clínicas, hospitais e demais empresas.

Conexa Corporate

É um produto voltado para empresas capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade. Assim, oferece apoio e bem-estar a funcionários e outros colaboradores de empresas, ajudando a reduzir custos e otimizar o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

tipos de recrutamento recrutamento externo
Tipos de recrutamento: entrevista online.

Em sua essência, o recrutamento é um conceito bastante simples – ele engloba a identificação de candidatos e sua contratação para preencher as vagas em aberto.

Entretanto, o tipo de recrutamento eficaz combina um pouco de arte com ciência. Por um lado, ele requer a implementação de processos que levem a resultados confiáveis.

Por outro lado, requer sofisticação para pensar fora da caixa a fim de encontrar seu candidato ideal.

Leia também: Exame admissional: como funciona?

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!