A metodologia do teste de vício em jogos foi desenvolvida com base em critérios psicométricos e de saúde mental, adotados por profissionais da psiquiatria e psicologia para identificar comportamentos indicativos de vício em jogos de azar.
Este teste é composto por perguntas que refletem os principais sintomas e comportamentos associados ao transtorno do jogo patológico, conforme descrito em manuais como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Estrutura e Abordagem:
Critérios Fundamentais
As perguntas foram elaboradas para explorar áreas-chave que indicam um possível vício em jogos, como a necessidade de aumentar a aposta, tentativas de controle falhas, e mentiras para encobrir o comportamento. Cada resposta é pontuada para refletir a intensidade do sintoma.
Escala de Pontuação
A escala utilizada permite classificar a resposta de cada participante em níveis de risco de vício. As opções de resposta variam de comportamentos esporádicos (pontuação baixa) a sintomas frequentes (pontuação alta), com a soma dos pontos determinando o risco geral de vício.
Feedback Informativo
Com base no resultado total, o teste fornece uma análise simples e objetiva para que o participante compreenda seu nível de risco. São oferecidas três categorias de resultados: baixo risco, risco moderado e alto risco, com recomendações específicas, incluindo a busca de ajuda profissional em casos mais graves.
Confidencialidade e Uso Responsável
O teste é projetado para uso educacional e de triagem preliminar, não substituindo avaliações clínicas formais. É importante que os participantes utilizem os resultados como um guia inicial para reflexão sobre comportamentos de jogo e considerem procurar profissionais qualificados para uma avaliação detalhada se necessário.
Esta metodologia foi cuidadosamente adaptada para maximizar a precisão e relevância, garantindo que os participantes obtenham in