Teste AC: qual o objetivo e como fazer o Teste de Atenção Concentrada

teste ac colaboradores escrevendo

Você já ouviu falar no teste AC?

Quem trabalha no setor de Recursos Humanos entende que a procura por novos talentos não é uma tarefa fácil.

Considerando que, fora todo o investimento que é aplicado pela empresa, é preciso realizar um bom planejamento de como o processo de recrutamento e seleção vai acontecer, para então, conseguir identificar os candidatos adequados para as respectivas vagas em aberto.

Com isso, os testes tornam-se uma das melhores e mais eficientes formas de se analisar os comportamentos dos candidatos em determinadas situações.

Nos dias atuais, encontramos diversos ensaios que a equipe de Recursos Humanos pode aplicar no decorrer do processo seletivo.

No entanto, é importante destacar que o Teste de Atenção Concentrada (AC) é um dos mais eficazes neste tipo de análise.

Tal avaliação permite uma análise comportamental completa, garantindo aos profissionais de RH a certificação de que o candidato tem as características precisas para a vaga/cargo em questão. Além disso, aponta se ele tem ou não condições de atuar sob pressão e em equipe.

Obviamente, saber como cada profissional age em certas situações antes mesmo de contratá-los é fundamental para todo profissional que trabalha com recrutamento e seleção atualmente. Isso porque, evita futuros problemas como o aumento da taxa de rotatividade na empresa e baixa produtividade, por exemplo.

Entendendo a importância de aprender sobre as melhores formas de reter os talentos ideias, este artigo tem tudo que você precisa para aplicar o Teste de Atenção Concentrada da melhor forma possível. Boa leitura!

O que é o Teste de Atenção Concentrada (Teste AC)?

teste ac papel caneta
O que é o Teste de Atenção Concentrada (Teste AC)?

Para início de conversa, é importante compreender do que se trata o Teste de Atenção Concentrada antes de pensar em aplicá-lo, afinal, de nada adianta fazer um teste sem saber ao certo sua finalidade, não é mesmo? Então vamos lá!

O Teste de Atenção Concentrada nada mais é do que um método que traz como principal objetivo a análise da capacidade de concentração de determinado candidato, quando este é colocado sob pressão em um certo período.

Ou seja, este tipo de teste permite ao avaliador ter uma análise detalhada da personalidade e traços  cognitivos do candidato, tornando o processo de seleção mais eficiente e claro para ambos – candidatos e recrutadores, visto que os candidatos podem ser conhecer melhor e entender os pontos a melhorar e os avaliadores identificar com precisão os mais adequados a vaga.

Mas isso tudo quando o teste é feito da forma correta e pela pessoa ideal, que no caso, é um psicólogo – considerando que trata-se de um teste psicológico.

Sendo realizado pelo profissional, há mais eficiência na aplicação e clareza nos resultados. Então, é importante que a equipe de RH tenha um profissional formado em psicologia disponível.

Qual o objetivo do Teste AC?

Como dissemos mais acima, o Teste de Atenção Concentrada tem como objetivo central a análise de comportamento de um candidato, considerando certas situações que ele enfrentará em seu dia a dia ao ser contratado – especialmente as que são mais sob pressão.

Portanto, o psicológico que está responsável por aplicar tal teste conseguirá ter e analisar as respostas para as seguintes perguntas, referente ao candidato:

✓ Qual o nível de concentração do candidato, sua capacidade cognitiva?

✓ Seu comportamento. Afinal, tal candidato é capaz de solucionar problemas rapidamente? É paciente e possui autocontrole para lidar com pressão e imprevistos? Sabe se comunicar com a equipe?

✓ Para certas funções é exigido que ele seja detalhista e observador, pois não pode deixar passar nenhum erro. Este candidato tem este perfil?

✓ O candidato é capaz de raciocinar de maneira lógica e rápida? Neste caso, pode-se avaliar não só o comportamento do profissional durante o teste, mas também o tempo que ele levou para fazê-lo.

Veja a seguir mais detalhadamente como o Teste AC pode agregar em um processo de recrutamento e seleção e entenda como aplicá-lo corretamente.

O que o Teste AC pode agregar em um processo seletivo?

teste ac mulher sentada caderno
O que o Teste AC pode agregar em um processo seletivo?

Com certeza, se você chegou até aqui já deve ter compreendido que o processo de recrutamento e seleção não é simplesmente anunciar uma vaga, entrevistar candidatos e finalizar com a contratação daquele que julga-se ser o mais adequado ao perfil solicitado.

Pelo contrário, os processos seletivos vão muito além disso e estes testes como o Teste AC foram desenvolvidos como forma de ajudar e tornar mais eficaz uma contratação.

Além do mais, a análise AC, quando aplicada de forma correta, oferece outras vantagens para o seu negócio. Confira os benefícios deste teste logo abaixo!

Benefícios que o Teste AC pode trazer

Nós até já citamos logo na introdução deste artigo o quanto um processo seletivo se torna mais preciso e eficiente quando aplicado, adequadamente, o Teste de Atenção Concentrada. Mas, resolvemos trazer uma explicação mais detalhada dos benefícios que este teste traz. Veja só!

✓ Identificação do perfil genuíno do candidato

Isso mesmo! Quando todo o processo de seleção é bem planejado e feito de forma organizada, aplicando o teste AC da maneira como deve ser, o perfil genuíno do candidato é identificado – aumentando ainda mais as chances de acerto na contratação do profissional. 

✓ Possibilidade de formação de equipes

Para não errar na hora de contratar um candidato, é necessário que as informações sobre ele estejam claras e precisas para os profissionais de seleção. Isso porque, é através delas que o RH se planeja e consegue desenvolver o melhor processo seletivo, considerando os objetivos e sendo capaz de identificar entre tantos candidatos a pessoa ideal para a vaga.

Quando a companhia consegue fazer um processo seletivo eficaz e atraente para as pessoas certas, a possibilidade de criar equipes com colaboradores engajados e dispostos a vestir a camisa da empresa aumenta consideravelmente, visto que estes estarão alinhados com as metas estabelecidas pelo negócio.

✓ Prevê o comportamento do candidato

É fato que ao fazer um processo de seleção rápido e de forma superficial, a companhia corre muito mais risco de frustração ao contratar um candidato, pois o profissional pode não corresponder às suas expectativas no dia a dia.

No entanto, quando é feito um processo de seleção mais bem planejado e há a possibilidade de analisar o comportamento do candidato antes mesmo de contratá-lo, vale muito a pena investir tempo na aplicação do teste AC. Com todo cuidado, obviamente, na avaliação de seus resultados. Confira quais são!

Cuidados que se deve ter no peso da avaliação do resultado do Teste AC

Apesar de todos os benefícios citados, como também falamos, é preciso certos cuidados na hora de avaliar os resultados obtidos por meio do Teste de Atenção Concentrada, além é claro, de observar através destes apontamentos se este teste agregará ou não valor aos processos seletivos do seu negócio,

Isso porque, deve-se considerar que cada processo é diferente – dependendo da área e vaga a qual ele se aplica. Veja os pontos a serem observados cuidadosamente:

✓ Resultado isolado significa menos produtividade

Isso quer dizer que aplicar apenas o Teste de Atenção Concentrada ou qualquer outro teste de comportamento/personalidade isoladamente não traz resultados eficazes para o processo de seleção.

Sendo assim, deve-se aplicar e considerar resultados de outros testes e atividades feitas pelo candidato durante a fase de recrutamento, tais como: avaliação do currículo, desempenho nas entrevistas realizadas e outros testes cognitivos e provas técnicas, por exemplo.

Estes mostraram com clareza e juntos o potencial das hard skills, ou seja, as habilidades técnicas e mensuráveis do profissional.

Por isso, vale a equipe de RH escolher os melhores meios pelos quais farão os seus processos seletivos, não inserindo assim, o teste AC de maneira aleatória, mas sim, estratégica – como tem que ser.

✓ Fatores internos podem interferir na capacidade de concentração

Significa que mesmo que o profissional de RH saiba explicar em detalhes o teste AC e este não seja considerado isoladamente, o candidato por saber que está sendo avaliado pode sentir a pressão e ficar ansioso, causando diminuição na sua capacidade de concentração.

Vale destacar, contudo, que fatores externos como questões pessoais, problemas de saúde e estado de estresse por conta do trabalho atual (em caso do candidato não estar desempregado), ou ainda, a preocupação de não conseguir a tão sonhada vaga podem também interferir na concentração dele durante o teste.

Ao vermos tudo isso, torna-se tão evidente a necessidade de analisar o todo e não somente uma parte durante o processo de seleção, certo?

Como fazer o Teste AC?

teste ac mulher sentada
Como fazer o Teste AC?

Como já ressaltado por aqui, o Teste de Atenção Concentrada precisa ser aplicado por um profissional formado em psicologia, para ser analisado da melhor forma.

Sendo assim, este profissional desenvolve o teste de acordo com as necessidades e objetivos estabelecidos pela companhia. Contudo, geralmente o Teste AC é aplicado da seguinte maneira:

Uma folha com diversas formas geométricas desenhadas é entregue ao candidato, que observando o desenho, precisa encontrar uma sequência que foi passada para ele anteriormente. Isso quantas vezes ele conseguir.

Vale ressaltar aqui que recomenda-se a aplicação do teste em um ambiente calmo e tranquilo, que favoreça o raciocínio e concentração do candidato. É importante também prestar atenção aos elementos obrigatórios antes da aplicação do teste AC. São eles:

Teste individual ou em grupo?

Em primeiro lugar é preciso decidir se o teste será feito individualmente ou em grupo. Tomar essa decisão antes de sair aplicando o teste é importante, pois ajuda a definir fatores como o local onde o teste será aplicado, por exemplo. Como notamos, este é um fator crucial para a boa realização do teste.

Para entender qual dos dois formatos será o melhor é simples: basta verificar as características que o candidato precisa para ocupar o cargo. Desta forma, é mais fácil elaborar o cenário ideal para análise de sua performance e comportamento. Vale dizer que quando se já tem um perfil estabelecido fica ainda mais rápida a identificação destas características.

Condições físicas do local de aplicação

Você pode até estar cansado de ler isso, mas não podemos deixar de dizer o quanto a escolha do local de aplicação do Teste AC é importante para a boa realização do teste e desempenho do candidato.

Tudo que disperse a atenção pode interferir diretamente no resultado final. Por isso, é recomendado um ambiente que proporcione tudo o que é necessário para a criação do cenário e para aplicação do teste, tanto individual quanto em grupo

No caso da aplicação em grupo é importante que o local ainda seja um espaço que comporte a quantidade de pessoas e que tenha os recursos necessários para o ensaio ser realizado de forma eficiente e confortável para todos.

Seja claro nas orientações para execução do teste

Por mais simples que pareça, sempre é importante esclarecer quaisquer dos candidatos, pois ele está ciente de que trata-se de um teste que fará toda a diferença em seu processo seletivo.

A explicação clara é fundamental mesmo para os que passarão pelo teste em outro momento. Uma boa orientação garante a boa realização do teste e evita futuras reclamações. (porque sim, elas podem acontecer!).

Tempo de aplicação do Teste AC

O tempo que o candidato levou para concluir o teste precisa ser considerado quando uma das características analisadas for a agilidade. Porém, isso não quer dizer que o primeiro a terminar teve um melhor desempenho. Para essa conclusão, antes deve-se analisar toda a performance apresentada pelo candidato até o momento.

O que deve ser avaliado no resultado do Teste AC?

teste ac homem sentado
O que deve ser avaliado no resultado do Teste AC?

Pelo teste AC ser um teste psicológico, que considera a concentração do cérebro em uma determinada atividade, das quais, elementos externos são eliminados, e seus resultados servem para tornar um processo seletivo mais eficiente e rápido. Alguns pontos devem ser considerados ao avaliar seu resultado. Veja quais são!

Tempo gasto pelo candidato

Como já orientado, nem sempre o candidato que acabou o teste AC primeiro é o que teve o melhor desempenho. O tempo gasto no teste é sim importante, mas não deve ser o único fator eliminatório – considere todo o histórico do processo seletivo deste candidato antes de tomar qualquer decisão.

Comportamento do candidato durante o teste

Outro ponto que precisa ser avaliado é o comportamento do candidato durante o processo seletivo. Aqui é importante observar as reações dele durante a realização do teste. Entender a linguagem corporal do candidato te ajuda a identificar o profissional mais adequado ao cargo em aberto.

Resultados do candidato em face do que é esperado

Como mencionamos, não deve-se considerar apenas um teste, mas sim, todo o histórico do candidato desde o início do processo. No Teste AC as observações devem ser voltadas para o desempenho dele. Afinal, ele encontrou toda a sequência que lhe foi passada?

Qual o papel desempenhado pelo RH na aplicação e avaliação de Teste AC?

teste ac mulher escrevendo
Qual o papel desempenhado pelo RH na aplicação e avaliação de Teste AC?

Não é novidade que um processo seletivo é realizado em várias etapas, que vão depender da área e cargo a ser concorrido – vagas com menos exigências, por exemplo, costumam ter processos de seleção mais rápidos.

Mas é importante dizer que cada etapa de um processo seletivo gera um resultado que vai influenciar na decisão final.

É como um jogo onde o candidato vai somando pontos e, no fim, ganha aquele com a pontuação mais alta. Por este motivo, não é preciso dizer o quanto a aplicação do Teste AC de forma adequada é importante, certo?

Afinal, ele traz importantes pontos sobre candidatos, que somando com as demais etapas, aponta qual o candidato ideal.

Lembrando que o candidato que passar pelo teste precisa compreender claramente para que ele servirá e quais os pontos a serem avaliados. E para avaliar o resultado, é necessário ter em mente as características necessárias que o cargo está pedindo ao candidato.

Conheça a Conexa Corporate

teste ac mulher caderno computador
Teste de Atenção Concentrada (Teste AC).

E a essa altura você já deve ter entendido que um processo de seleção e recrutamento precisa de toda a atenção e planejamento para que o candidato ideal seja contratado, correto?

Também foi ressaltado a importância de se levar em consideração fatores externos como problemas de saúde. Por este motivo, nossa última dica para melhorar o desempenho e engajar da sua equipe é cuidar da saúde e bem-estar dos seus funcionários.

E foi pensando nisso que a Conexa criou o “Conexa Corporate”, um produto voltado para empresas e capaz de oferecer soluções digitais independente da localidade. Desta maneira, dá apoio e bem-estar aos funcionários da companhia, ajudando a reduzir custos e otimizando o seu negócio. Conheça nosso site acessando aqui.

Conclusão

teste ac homem escrevendo
Teste AC.

Vimos neste artigo um dos principais testes utilizados em processos de recrutamento e seleção – o Teste de Atenção Concentrada ou simplesmente Teste AC. Trata-se de um teste feito por psicólogo que considera a concentração do cérebro em uma determinada atividade, das quais, elementos externos são eliminados, e seus resultados servem para tornar um processo seletivo mais eficiente e rápido.

Portanto, trouxemos as informações mais importantes acerca deste teste de atenção concentrada para que você que pretende aplicá-lo em seu negócio, faça-o da forma adequada e tenha bons candidatos à sua disposição, e posteriormente, bons funcionários e equipes engajadas.

Contudo, destacou-se que só este teste não é suficiente para a garantia da contratação de um bom candidato. É essencial investir em processos seletivos para que estes sejam bem planejados e tragam bons frutos.

Gostou de entender sobre o Teste AC e seus benefícios em uma empresa? Então siga a Conexa Saúde no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!