Terapia sonora: o que é, tipos e os benefícios pessoais e na empresa

terapia sonora sessao

Alguns especialistas consideram a terapia sonora como fonte de conforto e força.

Sua aplicabilidade implica no uso de instrumentos que emitem vibrações sonoras. Isso pode acontecer por meio da música ou da batida de instrumentos como tambor, tigelas, sinos, metais ou taças de vidro.

Esses sons únicos ajudam no tratamento de diversos distúrbios físicos e mentais. Melhora a autoestima, a memória e muitos outros problemas, como estresse, depressão ou autismo.

Realizada em ambiente adequado, por profissional especializado, a terapia sonora pode ser usada sozinha ou alinhada a terapias tradicionais ou a psicologia positiva. A forma como o instrumento será tocado vai depender de cada caso.

Isso leva a pessoa a um profundo relaxamento. O uso prolongado dessa terapia gera impactos profundos e beneficiam os tratamentos. Mas como saber qual o tipo e a intensidade do som indicado para cada indivíduo?

A terapia sonora também pode ser aplicada em empresas? Neste texto vamos conhecer quais os tipos, os benefícios pessoais e no ambiente corporativo. Boa leitura!

O que é terapia sonora?

terapia sonora rosto mulher
O que é terapia sonora?

Terapia sonora é o uso clínico da combinação de sons com objetivo de tratar problemas de saúde física ou mental. Uma prática que aproveita as vibrações do som em benefício do bem-estar humano.

Essa técnica ajuda a aliviar as tensões do dia a dia; proporciona maior clareza mental; reduz o estresse, melhora o humor e a auto expressão.

Com base em evidências na comunidade de saúde, as experiências deste tipo de terapia podem incluir ouvir, cantar, tocar instrumentos e até compor ou tocar músicas.

Para isso não é necessário habilidade ou talento musical e sim, sensibilidade para sentir e perceber os seus efeitos positivos.

A terapia sonora pode ajudar a pessoa em todos os sentidos. Sejam eles emocionalmente, psicologicamente, fisicamente, espiritualmente, socialmente e até cognitivamente. Os benefícios dessa prática vão muito além:

– Melhora a memória;

– Reduz a pressão arterial e a tensão muscular;

– Melhora a percepção das emoções e dos pensamentos;

– Aprimora a comunicação e as habilidades sociais;

– Facilita o enfrentamento dos problemas;

– Promove equilíbrio, alegria e motivação;

Estimula a concentração;

– Melhora o sono.

Para que serve a terapia sonora?

terapia sonora pacientes deitados
Sessão de terapia sonora.

Será que a vibração de sons realmente consegue promover benefícios à saúde de forma generalizada? Sim, estudiosos e psicoterapeutas exaltam as vantagens da terapia sonora, quando comparada a outros métodos mais tradicionais.

Já está comprovado cientificamente que essa vibração sonora atua dissolvendo bloqueios e relaxando regiões, como os músculos. Durante a terapia as emoções podem se extravasar.

Alguns pacientes choram, outros se sentem felizes ou angustiados. Alguns chegam a dormir após um relaxamento profundo. Por isso, o profissional que irá conduzir o tratamento precisa estar muito bem preparado para acolher o paciente.

Afinal o som escolhido pode despertar suas memórias boas e ruins. A terapia sonora se mostrou eficiente para tratar fibromialgia; dores crônicas; constipação intestinal; insônia; esclerose múltipla e até Parkinson.

Para obter resultados mais eficientes, o ideal é que o desenvolvimento musical esteja integrado ao terapêutico. Mas como escolher o som correto? Na realidade não existe um protocolo certo para isso e nem as vias escolhidas.

O terapeuta pode usar tigelas tibetanas, mesa lira, taças de cristal, terapia vibroacústica, entre outros instrumentos. Também não existe metodologia para a frequência. Isso porque cada paciente é único, com biótipo diferente e precisa ser respeitado.

Os caminhos são os mais diversos possíveis. Por isso essa terapia deve ser conduzida por um profissional responsável e experiente.

Entendendo problemas que podem ser tratados com som, como pressão e zumbido no ouvido

Praticada desde 1945 pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos, como já vimos, a terapia sonora tem inúmeras aplicabilidades. Entre elas para o tratamento de pressão e zumbido no ouvido.

Somente o zumbido afeta a vida de mais de 300 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar de ser gerada a partir de estímulos do organismo, a Medicina já identificou mais de 200 diferentes causas para o problema. Somente o médico a partir de avaliação clínica e exames específicos poderá apontar a intensidade e frequência do zumbido.

O tratamento pode incluir terapia sonora aliada a medicamentos e mudança de hábitos. Durante as terapias o especialista libera sons adicionais aos ouvidos. Assim, ao longo do tempo o paciente aprende a focar nesses sons e não mais no zumbido.

Quanto à pressão no ouvido ela pode ter origem inflamatória no conduto auditivo. Isso dificulta a passagem do som, gerando uma sensação de abafamento. A terapia sonora se mostra eficiente também nestes casos.

Quais são os tipos de terapia sonora?

terapia sonora mulher som
Terapia sonora e relaxamento.

Na terapia sonora o paciente pode ter papel ativo no processo produtivo de música, por exemplo, ou passivo, quando ele somente ouve os sons. Em alguns casos o terapeuta pode combinar os dois tipos ou usá-los em separado.

As abordagens sonoras podem ser diversificadas, bem como a frequência do som.

Alguns pesquisadores identificaram que frequência entre 20 e 50 hertz, imperceptíveis ao ouvido humano, podem repercutir nos órgãos internos. Entre eles o sistema visceral, tecidos moles, intestinos e estômago.

A faixa de 80 hertz atinge os ossos, crânio e cabeça. Uma sessão pode durar em média 40 minutos e quando tem música associada, geralmente não são composições conhecidas. A melodia pode ser monótona, sem alteração de volume e sem voz.

Uma conversa antes do início e exercícios de respiração ajudam no processo de relaxamento. O paciente deve estar aberto para deixar que o som possa agir em seu corpo, deixando-o vibrar em perfeita harmonia.

Para isso o terapeuta precisa sintonizar o canal certo para que o som externo organize o som interno. Para isso existem alguns diferenciais entre as terapias sonoras. A seguir vamos conhecer alguns tipos e entender os efeitos do som no organismo:

Terapia sonora analítica

Esta terapia incentiva o uso do diálogo musical improvisado. A pessoa é estimulada a cantar ou tocar um instrumento. Isso ajuda para que consiga expressar seus pensamentos inconscientes.

Assim, ela pode refletir sobre eles e até discuti-los com os seu terapeuta na próxima sessão, por exemplo.

Terapia cognitivo-comportamental musical (CBMT)

Aqui nessa abordagem o profissional combina terapia cognitivo-comportamental com música (CBMT). Neste tipo de terapia sonora a música é um mecanismo que reforça alguns comportamentos e pode até modificar outros.

Essa abordagem não deve ser improvisada e sim muito bem estruturada. O terapeuta pode optar em incluir no tratamento que a pessoa ouça música, dance, cante ou toque algum instrumento.

Terapia de música comunitária

Neste formato a terapia é focada na utilização da música como um facilitador de mudanças, em especial no nível da comunidade. As sessões acontecem em grupo, em ambiente tranquilo, que propicia extremo envolvimento de cada um dos envolvidos nesse processo de cura.

Método Bonny de imaginação guiada e música (GIM)

GIM ou BMGIM vem do inglês Bonny Method of Guided Imagery and Music. Desenvolvido pela musicoterapeuta Helen Lindquist Bonny, o processo terapêutico faz uso da música clássica como técnica de tratamento.

É mais uma forma de tratamento que possibilita o desenvolvimento pessoal e da imaginação. Por meio das melodias eruditas é possível encontrar explicação para uma série de  emoções.

Ao experimentar essa possibilidade afloram sentimentos, memórias e até imagens. Pode ser adotada por musicoterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais da área da saúde como instrumento transformador e de desenvolvimento.

Psicoterapia vocal

É uma prática onde o terapeuta utiliza em suas sessões, vários exercícios vocais, sons naturais e técnicas de respiração.

Método que possibilita que o paciente possa se conectar com suas emoções e impulsos. Assim consegue desenvolver ao longo do tempo uma conexão maior consigo mesmo.

Quais são os benefícios da terapia sonora?

terapia sonora mulher deitada
Terapia sonora e saúde mental.

Aplicada de forma personalizada, a terapia sonora pode ser desenvolvida para pessoas de todas as idades. Sua versatilidade oferece inúmeros benefícios, em vários níveis de experiências.

A diversidade de instrumentos e sons permite enfrentar os desafios de saúde física e mental.

Uma sonoridade que ativa determinadas regiões do cérebro mexendo com memórias, emoções, funções involuntárias, retransmissão sensorial, entre outras coisas.

Projetado para realizar várias funções, o protocolo de terapia sonora permite que o paciente desvie a atenção do seu problema, buscando altos níveis de relaxamento. Os efeitos podem ser:

– Espiritual, permitindo que a pessoa explore suas próprias crenças;

– Cognitivo, onde o paciente desenvolve maior controle, habilidades para enfrentar as adversidades, além de diminuir os efeitos da demência;

– Social. Este é um dos efeitos positivos da terapia sonora. Ela abre as oportunidades para a pessoa ampliar as amizades. No trabalho seu efeito é positivo ao promover maior união entre as equipes e bem-estar na organização como um todo.

Benefícios físicos

Especialistas já comprovaram que ao ouvir, tocar, escrever ou cantar música, os pacientes sentem menos dor. A terapia sonora alivia ansiedade e estresse, promovendo alterações fisiológicas benéficas ao ser humano.  Entre os benefícios físicos já detectados podemos citar:

Melhora a respiração e a frequência cardíaca;

– Equilibra a pressão sanguínea

– Tiras as tensões, deixando a musculatura mais relaxada;

– Reduz as dores físicas, como a de cabeça ou no peito;

– Melhora a qualidade do sono;

– Permite o relaxamento muscular;

– Diminui a sensação de fadiga, entre outros.

Benefícios mentais

A música é um dos melhores remédios que as pessoas podem experimentar sem medo. Ela mexe com nossas emoções e pode despertar alegria e tristeza. Pode acalmar, energizar e elevar a altos graus de relaxamento físico e mental.

Ela mexe e, em muitos casos, pode estar ligada com o estado de espírito. Nos ambientes de trabalho, onde lidamos com diversas situações que podem ser bem estressantes, a terapia sonora promove equilíbrio e bem-estar.

Os benefícios mentais são diversos. Vamos ver alguns deles:

– Diminuir os sintomas gerados por estresse ou ansiedade;

– Minimizar as inquietações;

– Melhorar o foco e a concentração;

– Amenizar a tristeza ou a depressão;

– Proporcionar maior motivação;

– Eliminar a sensação de sobrecarga

– Reduzir a irritabilidade ou raiva

– Acalmar a mente, deixando-a mais clara;

– Equilibrar as emoções mais intensas;

– Facilitar a meditação e o autoconhecimento;

– Harmoniza os ambientes, em especial no trabalho;

– Promove paz e equilíbrio nas relações interpessoais;

– Aumenta a criatividade;

– Promove maior conexão espiritual, e muito mais.

Como esses benefícios individuais da terapia sonora podem ser transformados em benefícios para uma empresa?

terapia sonora instrumento mao
Terapia sonora e práticas de relaxamento.

Cuidar para transformar é um dos lemas que o setor de recursos humanos (RH) desenvolve na promoção de pessoas. Manter um clima organizacional em plena harmonia depende da adoção de muitas ferramentas e benefícios.

Tudo para gerar bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Entre elas a terapia sonora. Seus benefícios individuais podem ser revertidos também para a empresa.

Essa metodologia de tratamento pode ser útil no tratamento de quadros de ansiedade e estresse. Além disso, aumenta os níveis de consciência e de foco. Desta forma as pessoas se tornam mais motivadas, engajadas e produtivas.

O comportamento do time pode ser alterado para melhor o entrosamento, a atenção, a comunicação e a cognição. Ao proporcionar relaxamento e prazer, a equipe tem melhor percepção do ambiente e de como estão inseridos nele.

A música provoca diversos efeitos sobre a atividade cerebral. Alguns estudos de neuroimagem funcional mostram efeitos positivos sobre as estruturas centrais, que processam as emoções. São as chamadas estruturas límbica e paralímbica).

A terapia sonora oferece sensações de conforto, de segurança e de bem-estar. Ao ouvir determinados sons as pessoas são estimuladas a visualizarem imagens positivas.

Desta forma, se tornam mais calmas, felizes, de bom humor e mais concentradas para as tarefas diárias.

Conheça os benefícios da Conexa Corporate

terapia sonora instrumento
Terapia sonora.

Revolucionando a forma de cuidar da saúde, a Conexa mantém investimentos contínuos e aprimoramento dos seus serviços remotos. Por meio da Conexa Corporate oferece um produto exclusivo e personalizado de acordo com a necessidade das empresas.

São cuidados com a saúde e com o bem-estar físico e mental, disponibilizados aos colaboradores e seus familiares. Facilidade para empregados que têm acesso à medicina preventiva sem se ausentar do trabalho e também para o empregador.

O gestor pode acompanhar de perto a evolução dos cuidados com a saúde de seus colaboradores.

Também colhe os benefícios dessa parceria, com menores taxas de faltas, afastamentos e desligamentos. Desta forma os custos com tratamentos médicos também são reduzidos.

O funcionário tem a sua disposição uma rede nacional, com mais de 70 mil profissionais de saúde em mais de 30 especialidades. E o melhor, o atendimento pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora e dia da semana.

Assim, o colaborador não precisa se ausentar do seu posto de trabalho. Já o gestor, além do bem-estar da equipe, consegue facilitar a otimização dos indicadores de desempenho, conhecidos por KPIs de saúde; reduzir os sinistros, entre outros benefícios.

Com a Conexa Corporate o RH consegue melhorar o engajamento do funcionário e o reconhecimento dos recursos humanos.

A plataforma permite agendamento de consultas, atendimento emergencial, promoção de saúde emocional com psicólogos renomados, entre outras vantagens.

Para saber mais informações acesse www.conexasaude.com.br e confira as novidades criadas sob medida para sua empresa.

Conclusão

terapia sonora homem deitado
Tratamento com terapia sonora.

Praticada com sucesso há décadas, a terapia sonora é uma das formas de tratamento que promovem maior prazer e bem-estar. Seus efeitos e eficácia podem ser percebidos já nas primeiras sessões.

Trabalhando por meio de diversos instrumentos, como tambores, tigelas ou taças de vidro ou cristal, os terapeutas obtêm sonoridades únicas. Sons que vão relaxar, inspirar, mexer com as emoções e os sentimentos mais profundos.

Seus efeitos e benefícios são diversos. Entre eles a redução da dor, melhora da frequência respiratória e cardíaca, regula a pressão arterial, minimiza os efeitos da ansiedade, depressão e estresse.

A música acalma, eleva o estado de espírito e o humor, porém a prática de terapia sonora somente deve ser aplicada por profissionais habilitados. Por meio da repetição de sons, o paciente é induzido a se distrair, esquecendo-se de seu problema central.

Deixa-se embalar pela melodia, criando imagens e emoções novas e positivas. O protocolo de terapia sonora tem várias funções.

Desde estimular uma respiração mais rítmica, liberando as tensões, até a sugestão de novas imagens e sentimentos que celebrem a vida.

Um tratamento que pode beneficiar pessoas de todas as idades e classes sociais.

No trabalho, sua aplicação é imensa, propiciando à equipe, novas experiências, maior integração, melhora as relações interpessoais e também a produtividade.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!