A Terapia EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing), que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma abordagem que trata do armazenamento da memória e da interpretação da experiência. Sendo uma abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.
[tie_index]Como funciona? [/tie_index]
Como funciona?
Tem como principal foco as experiências perturbadoras que contribuem para problemas na vida cotidiana.
A terapia de EMDR funciona através do reprocessamento de tal experiência perturbadora, com estímulos bilaterais podendo o mesmo ser por meio dos movimentos oculares, sons e toques.
Após a experiência ser processada com sucesso, é armazenada de forma adaptativa, integrando-se a outras experiências semelhantes do próprio individuo, ou seja, ela não será esquecida, será neutralizada.
[tie_index]O passo a passo da EMDR[/tie_index]
O passo a passo da EMDR
A terapia é composta por 8 fases:
Fase 1: Historia Clínica
Nessa fase é coletada informações referentes à queixa inicial, identificar as memórias relevantes na vida do paciente, tanto positivas quanto negativas, bem como o passado ou presente.
Os sintomas são causados por memórias que foram processadas de maneira inadequada.
Fase 2: Preparação
Esta fase tem como objetivo preparar o paciente para o reprocessamento, avalia se a pessoa está preparada para o processamento e estabelece uma aliança terapêutica.
Aplica ferramentas/recursos para o paciente com o intuito de ajudá-lo a trabalhar com a experiência.
Fase 3: Avaliação
Acessar a experiência já identificada na fase 1. O acesso à lembrança de como ela está armazenada no presente para que possa ser trabalhada de forma a atingir o reprocessamento. Nesta fase que é trabalhada a cognição negativa (CN) sendo esta uma crença que o paciente traz que representa a distorção que o paciente tem sobre si mesmo. Também é trabalhada a cognição positiva (CP) e essa representa a crença que desejam a respeito de si mesmos.
Fase 4: Dessensibilização
Reprocessar a memória escolhida e as experiências que a acompanham com intuito de promover uma solução adaptativa.
Fase 5: Instalação
Garantir que ligação da “crença positiva” (frase positiva a respeito do paciente) esteja refletindo a experiência do paciente.
Fase 6: Escaneamento corporal
É a busca por sensações corporais residuais e que ainda necessitem ser reprocessadas.
Fase 7: Fechamento
É a finalização do trabalho com a memória através do cessamento do processo de EBL e sua interrupção dos estímulos bilaterais e garantir a estabilidade do paciente ao final da sessão.
Fase 8: Reavaliação
Tem o intuito de voltar a atenção no processo de mudança que o paciente está experimentando, avaliando o progresso do paciente de forma global. Tal reprocessamento continuará entre as sessões.
[tie_index]Quem pode fazer EMDR?[/tie_index]
Quem pode fazer EMDR?
- Crianças respondem com mais facilidade ao tratamento, pois ainda não têm tantas redes de memórias complexas.
- Adolescentes e
- adultos.
[tie_index]Em quais situações pode ser utilizada?[/tie_index]
Em quais situações pode ser utilizada?
- Fobia,
- Transtorno do pânico,
- Transtorno de Ansiedade Generalizada,
- Depressão,
- Dor e Luto,
- Transtorno do Estresse pós Traumático
Esses são alguns dos exemplos.