Tendências de saúde digital

tendências de saúde digital

Você sabia que desde 1903, a tecnologia é conhecida como ferramenta transformadora da saúde?

O inventor Thomas Edison relatou que no futuro o médico não prescreverá medicamentos, mas instruirá os pacientes sobre os cuidados com o corpo, dietas, além das causas e prevenções de doenças. 

É fundamental pensar em estratégias para prevenção das doenças. Intervir somente após o aparecimento das doenças, contribui para o atual cenário na saúde: inacessíveis e superlotados

Quer saber como a tecnologia contribui com a saúde? Então, não perca nossas informações!

Tecnologia: mudança na saúde no futuro

Melhorar a qualidade e a eficiência dos cuidados à saúde, principalmente no domicílio, é o mais importante para os doentes crônicos, que precisam do monitoramento dos sinais vitais para o melhor controle das doenças. 

As novas tecnologias, como celulares inteligentes, equipamentos e sensores vestíveis para o telemonitoramento, sistema de dados digitais dos pacientes baseados na internet, são equipamentos mais ágeis e seguros para os pacientes que precisam, por exemplo, ficar atento a qualquer alteração da sua glicemia ou da frequência cardíaca. 

Objetivo da saúde digital

O principal objetivo é melhorar a qualidade dos atendimentos e ampliar o acesso à atenção da saúde de forma igualitária. 

Com as inovações tecnológicas na saúde, é possível qualificar as equipes de saúde, agilizar os atendimentos, melhorar o fluxo de informações para apoio na tomada de decisão em Saúde, vigilância em saúde, além de promover a decisão da gestão em saúde. 

Os princípios do mundo digital na saúde

De acordo com o relatório realizado pelo sistema NHS na Grã-Bretanha, “Preparing the healthcare workforce to deliver the digital future”, os 3 princípios básicos para o apoio das tecnologias digitais na saúde são:

  •  Os pacientes devem ser informados sobre as tecnologias de saúde. Deve haver um foco particular nos grupos vulneráveis para garantir acesso justo; 
  • Os profissionais da saúde precisam de conhecimento e orientação para adoção as novas tecnologias; 
  • A adoção de novas tecnologias deve ser usada para garantir às equipes de saúde mais tempo para cuidar e interagir diretamente com os pacientes. 

Além disso, a experiência com essa tecnologia precisa ser de confiança, para utilizá-la de forma segura e com qualidade. 

Assim, a tecnologia deve ser vista como um facilitador para o controle da saúde. Também deve melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não sendo uma barreira. 

Atuando na prevenção de doença e controle de agravos à saúde

Com as mudanças na saúde, populações envelhecendo e maior prevalência de doenças crônicas, é necessário inverter o olhar da saúde. Do modelo de taxa de serviço para modelo de cuidados baseados em valores. Ou seja, o foco da saúde precisa ser na Prevenção de doenças crônicas. É imprescindível manter o paciente longe da atenção terciária e de procedimentos evitáveis.

Com as tecnologias, é possível difundir os conhecimentos sobre saúde, medidas de prevenção de agravos à saúde, orientação sobre as tomadas de decisão sobre cada situação de saúde, utilizando plataformas inovadoras para a divulgação de informações científicas. 

Benefícios do uso das inovações tecnológicas na saúde

  • Realização de exames com emissão de laudos à distância;
  • Esclarecimentos, pela internet ou telefone, sobre dúvidas relacionadas à saúde;
  • Promove o acesso universal, com equidade;
  • Acesso ao histórico clínico do paciente de qualquer lugar;
  • As informações clínicas podem ser compartilhadas em tempo real;
  • Diagnósticos mais precisos, pois todos os dados do paciente estarão no mesmo lugar;
  • Dados epidemiológicos em tempo real para auxiliar na tomada de decisões;
  • Reduz os custos com repetição de exames e perda de tempo com perguntas já respondidas, otimizando o tempo da consulta.

Ainda sobre os benefícios, a OMS defende que os prontuários eletrônicos, banco de dados clínicos e plataformas para divulgação de informações científicas sobre a saúde ao público, estão entre os principais exemplos de iniciativas na área da saúde digital.

Quer saber mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato com a Conexa Saúde e saiba mais sobre o tema. 

Texto Lyz Tavares

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!