Consulta online na pediatria: entenda como funciona

consulta online na pediatria

A pediatria está entre as mais de 30 especialidades atendidas pela Conexa Saúde. Apesar de sermos a maior plataforma de telemedicina independente da América Latina, com mais de 4,6 milhões de pacientes atendidos, entendemos que, quando se trata dos pequenos, o assunto é sempre mais delicado.

A preocupação dos pais e responsáveis é totalmente compreensível. Por isso, nos comprometemos a explicar detalhadamente como funciona a consulta online com pediatra. Continue a leitura!

Como o pediatra atende por telemedicina?

Ainda durante a gravidez, a mãe já estabelece uma relação próxima com o obstetra de ligar ou mandar WhatsApp com perguntas, fotos e vídeos de qualquer dúvida que surge ou de algo diferente que acontece. Com o bebê recém-nascido, essa rotina é quase que automaticamente transferida para o pediatra.

A telemedicina é uma forma de oficializar e regulamentar esses contatos virtuais. A consulta online combina a atenção de um encontro presencial com a praticidade do mundo digital. Uma plataforma especializada, como é o caso da Conexa, disponibiliza ao médico e ao paciente uma estrutura que registra o histórico clínico com todas as medidas para a segurança de dados.

Esse é o formato de todas as mais de 30 especialidades disponíveis na Conexa Saúde, inclusive a pediatria. Não há restrições ou contraindicações para consulta online: ela pode ser feita com bebês e crianças de qualquer idade para qualquer análise clínica.

Quando devo marcar uma consulta online com pediatra?

Não há regras que delimitam quando a consulta online deve acontecer. Na prática, isso significa que a telemedicina pode ser acionada apenas para acompanhamentos após uma consulta presencial, ou pode ser usada desde o primeiro encontro.

Também não existem limitações sobre quais são as queixas que podem ser abordadas em uma consulta online. Na pediatria, é possível fazer consultas sobre qualquer assunto: febre, coriza, tosse, dor de ouvido, dor de garganta, machucados e manchas na pele, diarreia ou qualquer outro incômodo.

Os benefícios da consulta online na pediatria

Primeiramente, a telemedicina dispensa deslocamento. Para os pais e responsáveis, é um grande facilitador para encaixar a consulta na rotina corrida. Já para os pequenos, destaca-se o aspecto psicológico. O ambiente e a espera do consultório médico podem ser estressantes, principalmente para bebês.

Em muitos casos de queixas que não são graves, como um resfriado, dor de ouvido ou febre baixa, submeter a criança a procedimentos invasivos gera mais desconforto do que a doença/sintoma em si.

Poder se consultar de onde quiser também significa evitar o contato com outras crianças doentes na sala de espera. Nada pior do que ir ao médico com uma queixa pontual e voltar com uma criança gripada.

Outra facilidade é garantir uma outra consulta especializada a um clique de distância – suponha que, após a consulta com o pediatra, você queira uma segunda opinião de um dermatologista para tratar de lesões na pele.

Gostou de saber mais sobre consulta online na pediatria? Siga a Conexa Saúde no Instagram para ficar por dentro dos conteúdos!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!