Sabemos como a tecnologia tem se tornado cada vez mais importante na saúde dos pacientes e no bom funcionamento das clínicas de saúde.
Com os avanços da tecnologia, a saúde conquista novos equipamentos e dispositivos para auxiliar em tratamentos e monitoramento de doenças, até então categorizadas como incuráveis.
Além disso, essas inovações também melhoram a rotina de trabalho dos funcionários, evita a superlotação dos centros de saúde e traz muitos benefícios para a boa comunicação entre gestores de clínicas.
Quer entender melhor do que se trata o assunto e como melhorar sua clínica? Continue a leitura e saiba mais.
Evidenciar as vantagens e os pontos fortes
O melhor jeito de transparecer confiança e fortalecer o vínculo com os pacientes é apresentar os diferenciais da sua clínica. Dessa forma, procure sempre a melhor qualidade no atendimento.
É importante ressaltar as inovações dos equipamentos e tratamentos disponíveis, buscando ativamente pelo conforto do público-alvo. No entanto, é preciso ter cuidado para não utilizar expressões super-valoradas, por exemplo, garantindo resultados que são imprevisíveis.
Convém lembrar que a divulgação de serviços médicos não são como produtos. É preciso respeitar os princípios bioéticos relacionados à prática médica.
Conheça os pacientes que frequentam sua clínica
É fundamental conhecer os pacientes e comorbidades mais prevalentes da região. Assim, será possível traçar objetivos e ações para melhoria da saúde.
Os dados mais importantes de serem coletados e cadastrados são:
- Faixa etária;
- Sexo;
- Região que nasceu;
- Faixa de renda da família;
- Quais especialidades que mais procuram;
- Quais comorbidades;
- Quais as maiores necessidades;
- Exames que procuram.
Sem dúvidas, isso ajuda os gestores de clínica a aprimorar suas tecnologias com maior foco na necessidade da saúde da população.
Desenvolvendo boa comunicação
A comunicação é imprescindível para qualquer relação que queremos estabelecer. E na saúde, é indispensável para estabelecimento de boa relação entre médico-paciente, criando maior confiança.
Mas também é necessário boa comunicação interna para maior harmonia entre os funcionários e gestores da clínica. Dessa maneira, evita-se o clima ruim na equipe, que tem como consequência o prejuízo do atendimento aos pacientes.
Melhor relacionamento entre os profissionais da saúde é sinônimo de melhores resultados para sua clínica.
Há diversas estratégias para adquirir boa comunicação, como pesquisa entre os funcionários da empresa, reuniões para receber e dar feedback sobre os serviços, obter sugestões todo mês, entre outras ações.
A tecnologia de comunicação é uma ferramenta muito utilizada para aproximar pessoas e devem ser usadas para estabelecer boa comunicação entre paciente-médico-clínica.
Enfim, ela pode ser utilizada para lembretes de consultas, efeitos adversos à tratamentos, reduzir tempo de espera em filas e monitorar de perto a saúde dos pacientes. Além disso, torna a relação médico-paciente cada vez mais próxima, sendo possível fornecer orientações sobre a saúde de forma instantânea.
Otimização do tempo de atendimento
A tecnologia é o diferencial. Garante melhor atendimento, reduz tempo de espera para as consultas, evita internações desnecessárias, proporciona maior conforto aos pacientes e melhora a produtividade da clínica.
Outro benefício da tecnologia que garante a rapidez no diagnóstico e intervenção precoce é a telemedicina e laudos à distância.
Agora que você já sabe as dicas para melhorar a qualidade do atendimento da sua clínica, já pensa em implantá-las? Ainda tem dúvidas em relação a essas estratégias? Deixe seu comentário!
Texto: Lyz Tavares
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo