Telemedicina e saúde: não é mais possível ignorar essa união

A telemedicina faz parte do que chamamos de telessaúde e surgiu para oferecer serviços de atendimento, principalmente em situações em que o acesso a médicos e demais profissionais de saúde é prejudicado. Ademais, com o avanço da tecnologia, é impossível não pensar mais na relação entre telemedicina e saúde.

Além de promover o atendimento remoto, esse sistema permite que os diagnósticos sejam mais rápidos, podendo, inclusive, salvar vidas, uma vez que dados de exames podem ser transmitidos em tempo real.

Tendo isso em vista, podemos dizer que as vantagens da telemedicina são muitas. Para entender mais sobre esse assunto, leia este texto até o final. Aqui, vamos tratar de algumas das razões pelas quais você não pode mais ignorar a telemedicina. Vamos lá?!

Assistência em áreas remotas

Um dos principais benefícios da aplicação da telemedicina em saúde é o atendimento em áreas remotas. Isso porque, por diversas vezes, os pacientes estão em zonas rurais ou em cidades muito afastadas dos grandes centros médicos. Em caso de uma situação mais grave, seria difícil ou quase impossível o seu deslocamento, prejudicando o diagnóstico.

No entanto, com o atendimento remoto, profissionais de saúde e médicos podem trocar informações com especialistas da área, que terão acesso a exames e ao prontuário e, com isso, ter um diagnóstico que condiz mais com a realidade. Em muitos casos, isso pode ser crucial para o tratamento eficaz de alguma doença.

Otimização do tempo

Imagine quanto tempo demoraria para que um exame fosse feito e levado, em papel, de uma cidade para outra, sem contar o planejamento do paciente para se deslocar, até para outros estados, em alguns casos.

Com isso, a otimização do tempo é mais uma vantagem da relação entre telemedicina e saúde. A partir do envio rápido de laudos eletrônicos, resultados de exames e prontuários médicos, todo o trabalho dos profissionais de saúde será mais ágil, resultando em ganho de tempo para todos os envolvidos.

Aumento da capacidade de serviços

Com essa otimização do tempo, pode haver um aumento na capacidade de serviços, uma vez que os funcionários envolvidos terão mais tempo para dar suporte aos pacientes e aos médicos que estão utilizando esse recurso. Além disso, o conforto para esses funcionários aumenta, já que a demanda de trabalho é mais concentrada em serviços online e a probabilidade de erro médico diminui.

Mais segurança de dados

Na telemedicina, os arquivos gerados e compartilhados só podem ser acessados por pessoas devidamente autorizadas com cadastro e senha. Tudo isso pode ser feito por meio de um software ou site com certificado de segurança e criptografia do conteúdo.

Com o banco de dados com acesso restrito, a segurança das informações dos pacientes é muito maior, além de o risco de perda ou dano ser reduzido.

Redução de custos

Por fim, a implantação da telemedicina na saúde, consequentemente, resulta em custos menores, uma vez que a emissão de laudos e exames online exige menos investimento em material, infraestrutura e quadro de funcionários.

Mesmo com o investimento maior em tecnologia no início, a eficiência no serviço e a economia de recursos fazem com que haja um bom custo-benefício. Apesar de ainda ser uma novidade para muitos empreendimentos, a verdade é que a relação entre telemedicina e saúde veio para ficar, como ficou claro com os aspectos apontados.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco que tiraremos todas as suas dúvidas!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!