Soft skills e hard skills: o que é, sua importância e os principais exemplos

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Atualmente, os empregadores têm procurado por dois tipos de habilidades: as soft skills e hard skills.

Hard skills são as habilidades básicas que demonstram como você é ótimo para determinado trabalho. Já as soft skills ou habilidades emocionais mostram de que forma você desenvolve aquele trabalho, ou como você se encaixa nele.

E, para ser contratado, você necessita mostrar a combinação certa entre elas!

Afinal, as habilidades básicas e sociais representam os talentos que você traz para a mesa. Pois, esses conjuntos de habilidades são o que o fazem você ser um membro eficaz da equipe – e, por isso, você definitivamente deve incluir em seu currículo.

Dessa forma, aprender como destacar seus próprios conjuntos de habilidades em ambas as categorias ajudará a diferenciá-lo como uma contratação em potencial e a tornar o mercado de trabalho muito mais fácil de navegar.

O que são soft skills e hard skills?

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Durante o processo de contratação de colaboradores atualmente, muitas empresas vêm buscando saber se o mesmo possui as habilidades práticas necessárias para aquela vaga.

Só que não apenas de habilidades práticas, também chamadas hard skills, se faz um bom colaborador, não é mesmo? É necessário que o mesmo também tenha as chamadas habilidades sociais, conhecidas também como soft skills.

O que é soft skills? Exemplos.

Por estarem relacionadas a habilidades comportamentais, as soft skills são mais difíceis de mensurar, pois, as mesmas são decorrentes de inteligência emocional bem como, a capacidade da pessoa em lidar de forma positiva com esses fatores.

Geralmente, essas aptidões são observadas por meio de testes comportamentais, bem como, em dinâmicas que tenham foco em uma habilidade específica.

De acordo, com um artigo publicado pelo LinkedIn em 2020, as habilidades comportamentais mais procuradas pelo mercado atualmente são:

  1. Criatividade, porque isso significa uma forma de solucionar problemas de maneira original;
  2. Poder de persuasão, visto que os líderes são responsáveis por comunicar e incentivar os propósitos e missões da organização aos colaboradores e clientes;
  3. Colaboração, pois saber trabalhar em grupo é muito importante no dia a dia de qualquer empresa. Além disso, o seu resultado assim como o de seus companheiros de trabalhar precisam estar alinhados;
  4. Facilidade de adaptação a novos ambientes ou funções, e isso se deve ao fato de que precisamos aprender e entender que os rumos de nossos desafios podem mudar de acordo com imprevistos;
  5. Inteligência emocional, caracterizada por ser a capacidade de conhecer as próprias emoções e lidar com elas, sabendo balizar qual usar em cada situação do dia a dia. Além disso, é a fundação para o sucesso e para prosperar em um mundo que muda constantemente.

Mas além dessas citadas pelo LinkedIn, outras habilidades sociais são bem importantes na avaliação dos recrutadores hoje em dia, sendo elas:

  • Comunicação eficaz;
  • Orientação para resultados;
  • Liderança de equipe;
  • Organização;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Resolução de conflitos.

O que é hard skills? Exemplos.

Hard skills são basicamente habilidades técnicas que podem vir a ser mensuradas de alguma forma e, por isso, são mais fáceis de serem identificadas. Vale a pena ressaltar que durante muito tempo, as hard skills foram o principal jeito de se analisar um candidato durante um processo seletivo.

A obtenção dessas hard skills se dá por meio de cursos, treinamentos e workshops específicos. Dentre as principais hard skills, podemos destacar:

  • Conhecimentos em idiomas;
  • Graduação em instituições públicas ou privadas;
  • Cursos técnicos;
  • Mestrados e doutorados;
  • Conhecimento na operação de máquina ou ferramentas;
  • Habilidades associadas à informática, como excel avançado e linguagens de programação.

Por serem mais relevantes, essas técnicas geralmente são observadas por meio de testes específicos aplicados pela empresa.

Qual a importância das soft skills e hard skills?

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Ao conseguir mesclar as soft skills com as hard skills, o candidato está elevando sua carreira a um próximo nível.

Enquanto as habilidades práticas são específicas e aprendidas por meio de experiências de trabalho já vividas, as habilidades sociais estão ligadas a forma de se relacionar e até mesmo trabalhar com outras pessoas.

Além disso, a partir delas, é possível diferenciar algumas habilidades exigidas em alguns cargos, projetos e até mesmo atividades da empresa. Podemos também, destacar alguns pontos importantes, como, por exemplo:

  • No recrutamento e seleção, elas são importantes para melhorar a avaliação dos currículos bem como, ajudar a identificar possíveis talentos;
  • Durante a integração a profissionais, ao avaliar e trabalhar as principais competências necessárias para um cargo, fornecendo bons treinamentos aos funcionários;
  • Nas avaliações de desempenho, fica mais fácil mensurar a partir de pontos chaves pré-determinados.

Quais são as hard skills mais procuradas pelo mercado?

As hard skills geralmente estão relacionadas aos requisitos a serem preenchidos em qualquer vaga, por isso, sempre se destacam mais do que as soft skills.

Dentre as habilidades mais procuradas pelo mercado, podemos destacar:

  • O candidato ter fluência em vários idiomas, pois é bem comum hoje em dia, as vagas de emprego exigirem o conhecimento básico, pelo menos, em vagas para ensino superior;
  • Conhecimento do pacote office é outro grande pré-requisito para a grande maioria das vagas, se não todas. E, isso se deve ao aumento do uso de tecnologias em grande parte das empresas. Inclusive, é bem raro uma empresa que não coloca esse conhecimento como requisito de uma vaga;
  • Vale a pena destacar também, o pensamento analítico, que apesar de ser uma habilidade subjetiva pode ser desenvolvida através de ferramentas de gestão;

Como é possível aprimorar as soft skills e hard skills?

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Todos sabem que o desenvolvimento de habilidades não deve ficar estagnado, mas sim, mantendo um nível de constância para aprimorar cada vez mais as já conquistadas, bem como obter novas.

Um fato interessante sobre as habilidades sociais é que durante a pandemia, a importância das soft skills foi reforçada.

Pois de acordo com Goleman, autor do best-seller A Inteligência Emocional, profissionais com soft skills desenvolvidos conseguem se adaptar mais rápido a um ambiente corporativo em constante mudança.

Mas, como podemos melhorar nossas habilidades sociais?

Aprimorando as soft skills

A seguir, listamos 4 dicas essenciais para você de como melhorá-las.

  1. Priorize quais habilidades você quer desenvolver, pois, todos temos pontos fortes e fracos. Dessa forma, aposte em suas habilidades consideradas pontos chaves e as aprimore;
  2. Peça um feedback, pois, nem sempre somos os melhores juízes de nós mesmos. Ouvir opiniões é sempre muito importante, pois elas podem revelar pontos cegos que passam despercebidos em nossa própria auto avaliação;
  3. Saia da sua zona de conforto, pois a melhor forma de trabalhar suas habilidades é se aventurar em um ambiente desconhecido;
  4. Autorreflexão, pois essa é uma prática benéfica a todos, porém, exige uma questão intencional no mundo em que vivemos atualmente. Então, sempre que conseguir tire um momento e faça sua autorreflexão ao longo do dia.

Desenvolvendo as hard skills

A forma mais fácil de desenvolver as hard skills são pelos conhecimentos métodos tradicionais como, por exemplo, cursos de especialização ou até mesmo pós-graduações. E para que isso seja possível, é necessário investir!

Além disso, o aprimoramento das suas hard skills depende apenas da sua dedicação, ou seja, futuramente toda essa dedicação extra se transformará em em uma bagagem profissional muito atraente aos olhos dos recrutadores.

Mas, como desenvolver ambas habilidades na sua empresa?

Como desenvolver hard skills na sua empresa?

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Sabemos que com avanço das tecnologias há o surgimento de novas hard skills e, com isso, há muitos profissionais que estão por fora das tendências. Mas uma forma de melhorar isso, é o desenvolvimento das hard skills dentro da própria empresa.

Aliás, você pode encontrar diversas formas que vão te ajudar a desenvolver as hard skills, mas vale a pena algumas, sendo elas:

  • A implementação de programas de capacitação para os funcionários dentro da própria empresa. Por meio de capacitação os funcionários ficam sempre por dentro de novos tópicos sobre suas funções e ainda conseguem aprimorar algumas características subjetivas;
  • Incentivo fiscal para realização de cursos e especializações. Segundo alguns alguns estudos, a chave para o sucesso de seus funcionários é autoconhecimento, e isso fará com que o ambiente se torne ainda mais produtivo;
  • Aplique as chamadas gamificações, que são basicamente treinamentos onde você coloca sua equipe diante das mais variadas situações com a finalidade de prepará-los para problemas futuros. E, nada melhor para aprender do que a prática, certo?

Como desenvolver soft skills na sua empresa?

Como vimos anteriormente, é importante não desenvolver apenas as hard skills nos colaboradores de uma empresa, mas também as soft skills.

Pois, as soft skills definem como será o clima organizacional de sua empresa e, ao potencializar as habilidades emocionais, as empresas têm grandes chances de reverter isso em sucesso e bom desempenho, tanto da instituição quanto do profissional em questão.

Existem diversos métodos para facilitar isso, mas podemos destacar alguns que serão de grande valia para as empresas.

  • Realize as chamadas imersões, pois isso, fará que com haja um maior contato entre eles, o que poderá ajudar no desenvolvimento de cada um;
  • Crie uma cultura de mentoria, ou seja, esteja sempre disposto a orientar seus colaboradores de uma forma fácil. Possibilite a eles o desenvolvimento de suas habilidades naturais através de programas tanto individuais quanto coletivos;
  • Sempre ofereça feedbacks, pois ao devolver opiniões sobre resultados de seus colaboradores você faz com que eles sempre busquem melhorar;
  • Realize treinamentos, pois, apesar de serem competências naturais, ainda sim elas precisam ser treinadas. Então, ao desenvolver atividades como palestras internas, você estará estimulando a comunicação, bem como uma maior integração entre sua equipe!

Como o RH pode identificar e avaliar as soft skills e hard skills?

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Sabemos que o RH tem um papel fundamental nos processos seletivos atuais, pois cabe a eles avaliar tanto as soft skills quanto as hard skills. Pois, quando as habilidades são bem avaliadas a contratação passa a ser fácil e bem eficaz, sendo um grande ganho para a empresa.

Mas além dos processos seletivos, planejar formas de desenvolver as habilidades dos antigos colaboradores é outro papel muito importante de um RH. Pois, identificar o que precisa ser melhorado traz como consequência possíveis bons resultados no futuro.

Mapeamento

O ponto chave do RH para nessa questão é a realização de uma análise para mapear quais são as habilidades técnicas e pessoais que cada cargo necessita. Ou seja, cada cargo tem uma possui uma demanda de tarefas e para que as mesmas sejam realizadas de forma eficiente algumas competências são necessárias.

Processo seletivo

Como dito anteriormente, uma boa forma de avaliar as habilidades tanto técnicas quanto emocionais é durante o processo seletivo. Pois, atualmente grande parte das empresas já divulgam boa parte das competências na própria descrição da vaga.

Por isso, durante a realização dos processos seletivos é essencial que o entrevistador ou profissional do RH não considere apenas a experiência profissional, mas também avalie as habilidades subjetivas por meio de testes e até mesmo estratégias.

A realização de dinâmicas de grupo ou até mesmo individuais, buscando simular situações do dia a dia é uma ótima forma de identificar e avaliar certas competências nos candidatos.

Mas, lembre-se, as soft skills e hard skills se completam e, por isso, precisam ser avaliadas de uma forma eficiente para que assim você consiga montar um time muito equilibrado, motivado, bem produtivo e com harmonia.

Quais são as principais hard skills de liderança?

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O que faz um bom líder? O que ele precisa ter para ser um bom líder? A questão do que faz um bom líder vem sendo amplamente debatida.

Pois, é claro que a capacidade de liderar com eficácia depende de uma série de habilidades-chave, mas também que diferentes líderes têm características e estilos muito diferentes.

Porém, não existe uma maneira certa de liderar em todas as circunstâncias, e uma das principais características dos bons líderes é sua flexibilidade e capacidade de adaptação às novas circunstâncias.

Existem várias áreas de habilidades amplas que são particularmente importantes para os líderes e, isso inclui pensamento estratégico, planejamento e entrega, gestão de pessoas, gestão de mudanças, comunicação e persuasão e influência.

Pensamento estratégico

Talvez uma das habilidades mais importantes para se tornar um bom líder atualmente. Mas o que isso significa? Significa, em termos bem simples, ter uma ideia ou visão de onde você quer estar e trabalhar para alcançá-lo.

Gestão de projetos

Juntamente com o pensamento estratégico, portanto, vão a organização e o planejamento da ação, ambos essenciais para a concretização de sua visão e estratégia.

Gerenciamento e planejamento de projetos também são habilidades úteis para gerentes e líderes. Um bom gerenciamento de riscos também é importante para ajudá-lo a evitar que as coisas deem errado e bem como eles irão gerenciar quando isso ocorrer.

Os líderes também precisam ser capazes de tomar boas decisões para apoiar a execução de sua estratégia e resolver problemas.

Gestão de pessoas

Uma das primeiras habilidades líderes precisa dominar é como delegar. Essa é uma habilidade difícil para muitas pessoas, mas, bem feita, a delegação pode dar aos membros da equipe responsabilidade e um gostinho da liderança, ajudando-os a permanecer motivados.

Há outros desafios para delegar trabalho em uma equipe, incluindo balancear cargas de trabalho e garantir que todos tenham oportunidades de ajudá-los a se desenvolver.

É necessário saber como recrutar de forma eficaz e trazer as pessoas para embarcar na sua ideia por meio de processos de indução. Além disso, eles também precisam entender a importância do gerenciamento de desempenho, tanto regularmente, quanto para gerenciar o desempenho insatisfatório.

Impactos da soft skills e hard skills nas organizações

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Ao desenvolver as habilidades e competências de seus colaboradores é nítido que você espera alguma mudança tanto na forma de trabalho dos mesmos quanto no ambiente em que eles trabalham.

Segunda alguns artigos já publicados anteriormente, as mudanças são positivas. Dentre os principais impactos causados pelas soft e hard skills, podemos destacar a criação de ambientes mais funcionais com uma equipe preparada para conseguir atender as demandas, otimizando e melhorando os serviços exercidos diariamente.

O clima organizacional da empresa, que está diretamente relacionado com a equipe, também muda bastante. Pois, ambientes com um bom clima organizacional geralmente produzem mais.

Com relação ao operacional, uma equipe bem estruturada tanto técnica quanto socialmente faz com a operação fique mais otimizada entre os setores além de fluir de forma mais fácil. E quando há o alinhamento entre as competências os resultados ficam mais visíveis.

Conclusão

Como todas as coisas boas, o desenvolvimento do conjunto de habilidades de seus funcionários pode levar tempo. Além disso, encontrar uma forma de equilibrar essas habilidades pode trazer um maior sucesso a longo prazo, bem como melhorar as relações com seus funcionários.

Por isso, após identificar as hard e soft skills que mais se destacam em sua equipe, inclua-as em seus processos de recrutamento e assim você obterá os melhores candidatos para durante os processos seletivos.

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos!

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