Saúde mental infantil: cuidados desde cedo

saúde mental infantil

Quando pensamos em crianças, nos vem à mente alegria, pureza, inocência, entusiasmo e brincadeiras. Assim como outras características tão particulares deste mundo singular um dia vivenciado por nós.

O tema “Saúde Mental Infantil” soa um tanto quanto questionador, pois indagamos sobre a necessidade de refletirmos sobre uma fase repleta de vida e com “poucos problemas”.

Continue a leitura com a gente e entenda mais sobre os cuidados que devem ser tomados desde cedo.

Sofrimento psíquico na infância

Infelizmente, a infância é a etapa da vida em que mais encontramos o sofrimento psíquico, sendo o mais curioso e desafiador que alguns dos principais causadores deste sofrimento são externos e decorrentes do ambiente familiar.

Imagine a criação de uma canção feita por uma ou mais pessoas, em que cada verso é escrito de acordo com suas experiências, sentimentos e vivências. O som oscila entre alegria, tristeza e outros vários conteúdos adversos, juntos em uma única canção.

Agora, substituímos a palavra “canção” por “criança”. Uma criança que absorveu emoções, histórias e expectativas diversas, encontrando-se entre várias notas sem conseguir uma harmonia em sua melodia de vida.

Sentimentos adversos

Esse é o grande sofrimento que encontramos em nossas crianças. Vários sentimentos adversos sendo depositados e demonstrados a elas, que por sua vez estão em uma busca incessante de harmonizar a melodia entre tantos sentimentos para fazer uma bela canção.

Com isso, para que essa canção fique harmonizada, é importante cuidarmos da saúde mental das nossas crianças, a partir da escuta e do olhar cuidadoso e amoroso para com elas, não deixando se enganar pela ausência de experiência e responsabilidades como sendo a ausência de sofrimento.

Vale ressaltar que os adultos que convivem com crianças devem priorizar a saúde mental delas, cuidando de cada um deles, para que com isso eles consigam colocar frases, experiências e expectativas de crescimento nessa canção chamada infância.

Se a letra da canção já está com frases escritas e necessitam de reparo, permita que com o auxílio de um psicólogo ela possa encontrar a melhor melodia para harmonizar a letra de sua canção.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas como essa e garantir a saúde dos seus entes queridos? Então, siga nosso Instagram para acompanhar as novidades!

Texto: Psicóloga Clínica e Arteterapeuta Francine Vasconcellos Barbosa

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!