Saúde Corporativa: um dos maiores desafios para as empresas

saúde corporativa

Ano após ano, os gastos com saúde só crescem nas corporações. O plano de saúde dos colaboradores já representa o segundo maior custo das empresas, ficando atrás apenas do pagamento em si. 

Por sorte, trata-se do melhor investimento que uma empresa pode fazer. Não é um mero gasto. Se os funcionários fazem a corporação, é necessário que eles permaneçam saudáveis e aptos para dar o seu melhor.

Mas é evidente que, ao se tratar de um imenso gasto sob um tópico tão delicado quanto saúde, o resultado é um grande desafio.

A saúde corporativa é sempre um dos assuntos mais debatidos nos congressos de Recursos Humanos.

Felizmente, já se progrediu muito na discussão. Já se tem muitas boas soluções de como tornar este desafio mais proveitoso. Neste artigo, compartilharemos algumas delas. Confira:

O plano de saúde não basta

O principal erro feito pelas empresas é acreditar que oferecer o plano de saúde para os colaboradores é o suficiente

Afinal, se o gasto com este benefício já é imenso, ele deveria resolver todos os problemas de saúde corporativa, certo? Jamais!

O grande desafio é implantar políticas preventivas. O plano de saúde é apenas reativo. Ou seja, só age quando o colaborador já está ferido.

O mundo ideal é um em que as empresas se preocupem em evitar os acidentes de trabalho em primeiro lugar. Assim, o plano de saúde entra como aquele serviço que você paga para, se tudo der certo, nem usar.

Telemedicina como aliada

Fora o gasto em si do plano de saúde, todo o trâmite de ir ao hospital e esperar horas na fila para um acidente pontual, como uma dor no pulso por DORT, prejudica o ritmo de trabalho e também é considerado um custo indireto para o RH.

Para ajudar os colaboradores nestas lesões consideradas mais simples, a telemedicina entra como uma mão na roda tanto para a empresa, como para o próprio ferido.

A plataforma do Conexa Saúde oferece exatamente este serviço e as vantagens são inúmeras.

Para empresas localizadas em cidades menores, os benefícios são ainda mais práticos. Porque no Conexa Saúde há excelentes médicos especializados nas mais diversas áreas, que muitas vezes não se encontram no interior.

É fácil, acessível para todos, com todo o conforto da palma da sua mão e a aliada perfeita para a saúde corporativa. 

Como aplicar a prevenção na prática

O desafio não está apenas em entender que o plano de saúde não basta. Talvez a maior dificuldade é saber o que fazer na empresa depois de adquirir este conhecimento.

A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo. Porque há muitas ideias incríveis de programas corporativos que focam na melhoria da qualidade de vida nas empresas. Mas pode haver barreiras na hora da implementação.

Parte do porque esta dificuldade pode existir é pela simples falta de iniciativa. E que bom que isso é fácil de resolver

Então, fale com o RH da sua empresa. E se você for do RH, sugira na próxima reunião. 

Vamos citar alguns exemplos de como aplicar a saúde preventiva na prática, mas as possibilidades são infinitas:

E muito mais!

É indiscutível que só há benefícios em encarar o desafio que é melhorar a saúde corporativa. Os colaboradores, as empresas e o mercado de trabalho agradecem!

Gostou deste artigo? Tem muito mais no LinkedIn da Conexa Saúde. Nos siga lá e acompanhe!

Texto: Manoela Caldas.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!