Satisfação no trabalho: saiba como promover dentro da sua empresa

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A satisfação no trabalho e na vida pessoal pode ser bastante difícil. Por isso, vamos desvendar o que realmente faz os funcionários sentirem-se satisfeitos com o trabalho.

Além de oferecer estratégias econômicas para que os gerentes mantenham a satisfação e a motivação dos funcionários no alto de suas equipes. Vem com a gente!

O que é a satisfação no trabalho?

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Definido como o nível de agrado que os colaboradores apresentam em seu ambiente de trabalho, a satisfação no trabalho é conhecida como uma métrica não quantificável.

Porém, está associada a um tipo de resposta emocional que o colaborador tem ao realizar seu trabalho ou até mesmo só pelo fato de estar em seu ambiente de trabalho.

O que é a insatisfação no trabalho?

Já a insatisfação está relacionada com o fato das expectativas dos funcionários em relação ao trabalho não serem atendidas.

Com isso, o colaborador passa a ter uma percepção negativa que acarreta na falta de motivação e comprometimento para realizar suas funções na organização.

A insatisfação afeta tanto a rotina da empresa, que com o tempo pode haver um aumento no número de desligamentos, a produtividade dos demais funcionários tende a cair, até porque insatisfação é uma coisa que contagia os que estão ao redor.

Um aumento de rotatividade também pode vir a ser observado e a reputação da empresa tende a ser afetada.

Dentre os principais motivos que causam a insatisfação podemos citar:

  • Ambiente de trabalho negativo;
  • Má gestão,
  • Falta de reconhecimento;
  • Baixos salários;
  • Falta de perspectiva de carreira;
  • Falta de treinamento e desenvolvimento.

A importância da satisfação no trabalho

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Trabalhar em ambientes que te deixem satisfeito é sempre importante, pois isso faz com o funcionário tenha sempre em mente entregar o seu máximo.

Além disso, a satisfação no trabalho é considerada um forte indicador do bem-estar individual geral, bem como um bom indicador das intenções ou decisões dos funcionários de deixar o emprego.

Na perspectiva do funcionário a satisfação no trabalho está relacionado com ganhar um bom salário, ter a chamada estabilidade, planos de carreira para que o mesmo não fique estagnado na empresa.

Receber recompensas e ter o devido reconhecimento por suas ações também faz com aumente o nível de satisfação dos empregados.

Já na perspectiva dos empregadores, proporcionar satisfação no ambiente de trabalho para seus funcionários faz com que a contribuição na empresa aumente consequentemente há uma queda nos atritos e isso faz com que a empresa cresça.

Como a satisfação no trabalho influencia no dia a dia da organização?

Quando você trabalha para proporcionar um ambiente satisfatório você tem funcionários engajados, envolvidos e podemos dizer que até mesmo ansiosos para alcançar maiores patamares na empresa.

Segundo um relatório publicado por Lee et al., (2016) existem 4 principais benefícios que o empregador tem ao garantir que os funcionários fiquem satisfeitos em seu trabalho.

Lucro aumentado

Manter os funcionários seguros e satisfeitos pode levar a vendas mais altas, custos mais baixos e resultados financeiros mais sólidos. Isso é o que todo empregador deseja, certo?

Maior produtividade

Esse fator não está relacionado a cargo ou até mesmo salário. Pois, os funcionários que estão mais satisfeitos com o trabalho, sejam eles satisfeitos com a cultura organizacional, com as recompensas que estão recebendo, ou até mesmo com o reconhecimento, podem produzir mais e com mais eficiência.

Menor rotatividade

Quando estão mais satisfeitos com seu trabalho, os funcionários tendem a ser menos propensos a sair.

Outro fato importante é recrutar talentos de melhor qualidade, pois os novos talentos veem a capacidade de permanência dos funcionários como valor agregado.

Lealdade

Quando os funcionários sentem que há um caminho de crescimento para eles, eles ficam mais satisfeitos. Por isso, quando sentem que a organização tem seus melhores interesses em mente, eles tendem a apoiar a missão e os objetivos da organização.

Dessa forma, quando isso acontece, os funcionários podem contar a seus amigos ou parentes sobre a boa natureza da organização, o que ajuda a disseminar a boa vontade organizacional.

Fatores que influenciam a satisfação no trabalho

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O que torna um ambiente de trabalho satisfatório aos olhos dos colaboradores?

Comunicação

Uma boa comunicação é extremamente importante para manter os níveis de satisfação, tanto profissional quanto pessoas.

Por isso, é essencial que os funcionários estejam sempre abertos à comunicação, bem como a colaborar, confiar e até confrontar quando se faz necessário.

Cultura

Ao definir uma cultura vinculada a satisfação do funcionário em exercer aquela função, a empresa está fornecendo valores bem como alguma orientação sobre tópicos voltados para metas organizacionais e interação entre os colaboradores.

Segurança

Ao estabelecer uma cultura no ambiente do trabalho, consequentemente o ambiente passa a ser também seguro.

Pois o funcionário começa a ver que ele trabalha em uma empresa que estabelece objetivos a longo prazo. Além disso, ele passa a ter o sentimento de pertencer a algum lugar.

Liderança

Uma boa liderança é um diferencial e isso, aumenta e muito a satisfação dos colaboradores.

Pois, ao garantir que a comunicação e o repasse de tarefas é feito adequadamente, o líder passa a influenciar na produtividade e motivam. Bem como, os trabalhadores se sentem mais seguros e motivados ao saber que existe um bom líder para orientá-los caso seja necessário.

Oportunidades

É comprovado que os funcionários se sentem mais motivados ao realizar seu trabalho quando surgem oportunidades que vão desafiá-los, como, por exemplo, projetos inovadores que afastem os mesmos de uma possível rotina estressante e monótona.

Desenvolvimento de carreira

Planos de carreira são essenciais para a satisfação dos funcionários. Afinal, quem é que não trabalha ainda mais motivado e satisfeito quando sabe que existe um plano de trabalho individualizado para ele?

Condições de trabalho

Um local que respeita as mais variadas ideias e opiniões, bem como retornar a seus funcionários feedbacks honestos que visam agregar na carreira dos mesmos aumentam a satisfação no trabalho.

Pagamentos e benefícios

Não dá para falar de satisfação no trabalho e não abordar a questão de pagamentos e benefícios, correto? Segundo Edwards (2008), o sucesso organizacional e a satisfação no trabalho também estão ligados às percepções dos funcionários sobre salários e benefícios adequados.

Como medir o nível de satisfação no trabalho dos seus colaboradores?

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Pesquisa de satisfação dos funcionários

Uma pesquisa de satisfação dos funcionários é um dos melhores métodos. Pois, assim você obterá uma avaliação básica e aprenderá um pouco mais sobre o que os funcionários gostam e não gostam.

O Google Forms é um dos métodos mais fáceis de se usar. Além disso, você pode usar pesquisas para medir a satisfação em áreas específicas, como expectativas de gerenciamento , relacionamentos com colegas de trabalho, níveis de estresse e até mesmo expectativas voltadas para progressão na carreira.

Ao elaborar uma pesquisa de satisfação do funcionário, certifique-se de que as perguntas que você inclui sejam fáceis de entender. Inclua perguntas abertas e de múltipla escolha, pois isso cria uma boa combinação de dados qualitativos e quantitativos.

Índice de satisfação do funcionário (ESI)

O Índice de Satisfação do Funcionário (ESI) mede até que ponto os funcionários estão satisfeitos com seu trabalho.

E para fazer essa medição você só precisa de três perguntas, sendo elas:

  • Quão satisfeito você está com seu local de trabalho?
  • O seu local de trabalho atende bem às suas expectativas?
  • Quão próximo está seu local de trabalho de seu emprego ideal?

Os funcionários respondem a todas as três perguntas em uma escala de 1 a 10. E você pode calcular, conforme a fórmula apresentada em uma matéria sobre satisfação no trabalho elaborada pelo Blog Gympass.

Você pode adicionar suas perguntas ESI a uma pesquisa existente bem como, enviar essas perguntas sozinho. O ESI geralmente é usado junto com outros métodos, como por exemplo, pesquisas de satisfação do funcionário mais abrangentes, que fornece uma visão mais detalhada sobre a satisfação do funcionário.

Employee Net Promoter Score (eNPS)

O Employee Net Promoter Score (eNPS) é uma métrica que pode mostrar como os funcionários se sentem em relação à sua empresa.

É calculado com base em uma pesquisa que faz uma única pergunta aos funcionários:

  • Em uma escala de zero a dez, qual é a probabilidade de você recomendar nossa empresa como um lugar para trabalhar?

A partir das respostas obtidas, você pode classificar os colaboradores em três grupos. Sendo eles:

  • Promotores que são aqueles que responderam à pergunta com nove ou dez. Além disso, essas pessoas podem fornecer informações valiosas sobre o que sua empresa está fazendo certo.
  • Passivos, aqueles que responderam com sete ou oito. Por isso, eles não têm sentimentos fortes em relação à sua empresa. Dessa forma, você deve sempre procurar maneiras de transformar esses funcionários em promotores e evitar que se tornem detratores.
  • Detratores, conhecidos por serem aqueles que responderam com qualquer coisa entre zero e seis. Isso quer dizer que, essas pessoas não estão satisfeitas com seu trabalho e provavelmente na primeira oportunidade que tiverem podem vir a se desligar da empresa. Detratores podem lhe dizer muito sobre suas oportunidades de melhoria.

O ideal é sempre usar o eNPS junto com outros métodos, como avaliações externas, pesquisas de satisfação de funcionários e dados de entrevista de saída. Pois, ao combinar dois ou mais métodos você obtém uma visão mais precisa.

Instale uma caixa de sugestões

Sempre tenha em mente que seus funcionários têm muito a dizer sobre sua empresa. Porém, eles podem não se sentir confortável ​​fazendo isso de forma objetiva. Por isso, uma caixa de sugestões de funcionários pode ajudar.

Além disso, instalar uma caixa de sugestões para funcionários em seu escritório é uma ótima maneira de incentivar os funcionários a expressar suas opiniões e preocupações sem temer que sejam punidos por isso de uma forma ou de outra.

Pense nisso como um feedback, sem se preocupar com o retorno! Dessa forma, ao invés de esperar que você faça as perguntas certas, sua equipe pode compartilhar suas ideias no momento.

Fator de absenteísmo

Nesse caso, não temos a aplicação de um formulário e sim de uma fórmula para mensurar as faltas dos empregados. De certa forma, isso está associado aos níveis de satisfação, pois ao se sentir insatisfeito o funcionário tende a faltar com mais recorrência e sem comunicar a gestão.

Ao realizar esse cálculo temos o chamado fator Bradfor, que está associado ao índice que define como as constantes faltas de um empregado prejudicam não só a empresa mas também seus colegas.

Como aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho da sua equipe?

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Melhore o local de trabalho do funcionário

De acordo com uma pesquisa realizada pela WPI, o ambiente de trabalho de um funcionário tem grande impacto em sua capacidade de se concentrar bem como em sua produtividade.

Por isso, muitas empresas estão prestando atenção em como irão projetar o interior de seus escritórios. E, com isso, ao incorporar uma iluminação brilhante, uma disposição de mobiliário confortável e um toque da natureza com a ajuda de plantas e flores, ela proporciona um ambiente tranquilo que aumenta a produtividade de sua equipe.

Além disso, a criação de espaços para diferentes atividades, como uma área de alimentação, uma sala de descanso ajudam no conforto do colaborador aumentando a eficiência geral dos mesmos e da empresa.

Conheça os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe

Todo ser humano possui alguns talentos e dons ocultos que podem ser bem usados. Assim, torna-se dever de um gerente ou líder de equipe descobrir esses talentos e mantê-los em mente ao atribuir tarefas a eles. Pois, conhecer o conjunto de habilidades que ele tem na mão é considerada a espinha dorsal da produção de uma equipe produtiva.

Fazê-los usar seus pontos fortes contribuirá para tornar seu local de trabalho melhor e mais produtivo do que antes.

Priorize saúde e bem-estar

Quando o funcionário não se sente bem porque está cansado, doente ou estressado, ele não atinge o pico de produtividade. Mas como melhorar isso?

Para começar, você pode lançar um programa de bem-estar para os funcionários, promover cuidados preventivos e fornecer lanches saudáveis ​​e nutritivos.

Mostre seu apreço pelo colaborador

Quando o funcionário sente que é reconhecimento em seu ambiente de trabalho ele tende a melhorar cada vez bem como aumentar sua produtividade.

Além disso, ao reconhecer o trabalho de alguém, você inspira também os outros membros da equipe a darem o seu melhor. Isso promove uma cultura de trabalho saudável em uma organização, o que será um acréscimo no aumento da produtividade da equipe.

Faça reuniões com propósitos

Reuniões desnecessárias são uma das maiores distrações no local de trabalho. Então, antes de agendar uma reunião, verifique se realmente é necessário.

Se a reunião for necessária, você pode torná-la mais produtiva, convidando menos de oito pessoas e mantendo-a o mais curta possível para não tirar o foco dos funcionários de suas atividades.

Dê-lhes incentivos

Os funcionários trabalham melhor quando têm uma razão para fazê-lo, na maioria das vezes monetária! É por isso que muitos empregadores optam por implementar programas de incentivo para manter seus funcionários motivados .

Defina as expectativas de comunicação

Como dissemos antes, a comunicação está entre os principais motivos que levam um funcionário a se sentir satisfeito em seu trabalho. Consequentemente, ela é um dos principais fatores que contribuem amplamente para a produtividade da equipe. Pois, sem uma comunicação eficaz, os negócios falham. Porque na ausência de comunicação, surge uma falha de comunicação e isso gera muito fracasso.

Relação entre benefícios corporativos e a satisfação no trabalho

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), houve um aumento  nas expectativas dos funcionários quanto a salários mais altos e melhores benefícios.

Além disso, ainda de acordo com ela, a satisfação geral dos funcionários está em seu nível mais alto em 10 anos, tendo cerca de 88% dos funcionários dizendo que estão satisfeitos com seu trabalho.

Os funcionários amam os benefícios, afinal quem não ama? Eles querem apreciação e reconhecimento por seu trabalho árduo. Além disso, muitos funcionários se inscrevem para processos seletivos em organizações devido às vantagens e benefícios oferecidos.

Dentre os benefícios que que você pode oferecer aos seus funcionários para aumentar a satisfação dos mesmos, podemos citar:

  1. Bônus de desempenho, afinal quando você bonifica seus funcionários pelo trabalho e comprometimento, eles têm tendência a continuar obtendo um bom desempenho. Além disso, recompensá-los por seu desempenho os motiva e os encoraja a atingir seus objetivos de maneira mais eficaz;
  2. Creches, pois, quando o empregador fornece espaços de creche aos pais que trabalham, ele também fornece o empregado o privilégio de encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  3. Planos de seguro, sendo esses o oferecimento destas ótimas maneiras de mostrar a seus funcionários que você se preocupa com eles. Dentre os seguros inclusos, podemos citar seguro para perdas por acidentes, invalidez.

Conexa Corporate

A Conexa Saúde é uma empresa que se dispõe a oferecer benefícios corporativos a seus colaboradores. A maior plataforma independente de saúde digital, ela vem revolucionando a medicina desde 2017.

Além disso, ela oferece serviços diversos a pacientes, médicos, instituições de saúde e empresas. Sempre com a missão de democratizar a saúde de qualidade no Brasil, levando atendimento médico para todos.

O Conexa Corporate é o produto Conexa voltado às empresas. Oferecemos serviços em saúde digital para que as organizações possam proporcionar saúde e bem-estar às equipes, independente da localidade. Com o Conexa Corporate, ajudamos as empresas a reduzir custos e o absenteísmo de colaboradores.

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Conclusão

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Funcionários mais felizes contribuem para um local de trabalho mais produtivo, inovador e engajado.

Por isso mesmo implantando pequenas mudanças para melhorar a satisfação dos funcionários, as organizações se beneficiarão de recompensas significativas de longo prazo.

Por que não experimentar e ver o que você pode fazer para apoiar seus funcionários hoje?

Quer saber mais? Acesse nosso Blog e confira os últimos artigos!

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