Salto de desenvolvimento: o que é e como identificar

foto de um bebê engatinhando em cima de um tapete educativo

Saltos de desenvolvimentos são uma alteração do comportamento da criança quando ela desenvolve novas habilidades motoras, sensoriais e de linguagem. Essa mudança de comportamento pode ser desafiadora, trazendo problemas como dificuldade para dormir, mais despertares noturnos e maior irritabilidade.

A boa notícia é que essas mudanças são temporárias. À medida que o bebê desenvolve novas habilidades, ele se ajusta, possibilitando que seu comportamento volte ao normal.

Mesmo fazendo parte do processo de crescimento, cada salto de desenvolvimento pode trazer novos desafios e também exige cuidados por parte dos pais e cuidadores.

Por isso, é importante compreender o que é salto de desenvolvimento e como identificar essa fase para que você possa lidar com esses períodos.

Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com todos os detalhes sobre os saltos de desenvolvimento do bebê e as melhores abordagens para proporcionar um crescimento saudável.

Quando ocorrem os saltos de desenvolvimento?

Os saltos de desenvolvimento podem ocorrer em todas as fases do desenvolvimento infantil. Mas é mais frequente no primeiro ano de vida onde são adquiridas muitas habilidades.

São chamados marcos do desenvolvimento as habilidades que se espera que a maior parte dos bebês façam naquele mês de vida.  Embora possam variar de um bebê para o outro, esses marcos foram definidos conforme o período que ocorrem.

Converse com o pediatra do seu bebê em cada consulta pediátrica sobre os marcos que o seu bebê já alcançou e o que esperar a seguir.

botão falar com um médico conexa

2 meses: 

  • Marcos Sociais/Emocionais: Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo, olha para seu rosto, parece feliz em vê-lo quando você anda até ele, sorri quando você fala ou sorri para ele;
  • Marcos de Linguagem/Comunicação: Emite outros sons diferentes de chorar, reage a sons altos; 
  • Marcos Cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas): Observa você enquanto você se move, olha para um brinquedo por vários segundos 
  • Marcos de Movimento/Desenvolvimento Físico: Mantém a cabeça erguida quando está de bruços, move os dois braços e as duas pernas, abre as mãos brevemente.

4 meses:

  • Marcos Sociais/Emocionais: Sorri sozinho para chamar sua atenção, ri (ainda não uma risada completa) quando você tenta fazê-lo rir, olha para você, se move ou faz sons para obter ou manter sua atenção.
  • Marcos de Linguagem/Comunicação: Faz sons como “oooo”, “aahh”, faz sons quando você fala com ele, vira a cabeça para o som de sua voz;
  • Marcos Cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas):  Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira, olha para suas mãos com interesse 
  • Marcos de Movimento/Desenvolvimento Físico: mantém a cabeça firme sem apoio quando você está segurando-o,  segura um brinquedo quando você coloca na mão dele, usa os braços para balançar brinquedos, traz as mãos para a boca, empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo.

6 meses:

  • Marcos Sociais/Emocionais: reconhece pessoas familiares, gosta de se olhar no espelho, dá risadas;
  • Marcos de Linguagem/Comunicação: se reveza fazendo sons com você, sopra “saliva” coloca a língua para fora e sopra, faz barulhos agudos como “gritinhos;
  • Marcos Cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas): coloca coisas na boca dele para explorá-las, alcança para pegar um brinquedo que ele quer, fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida. 
  • Marcos de Movimento/Desenvolvimento Físico: Vira de barriga para cima para barriga para baixo, empurra o seu corpo com braços esticados quando deitado em prono (barriga para baixo), apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado.

Sinais de que seu bebê está passando por um salto de desenvolvimento

É possível prever quando ocorrerá um salto de desenvolvimento, pois o bebê apresenta alguns sinais, que incluem os seguintes:

  • Choro mais intenso e irritação;
  • Dificuldades para fazer as sonecas;
  • Acordar mais vezes durante à noite;
  • Mudanças no apetite;
  • Necessidade por mais colo;
  • Busca mais atenção;
  • Aumenta a quantidade de mamadas.

Reconhecer esses sinais permite que você se prepare para as mudanças no bebê e ofereça apoio para que ele possa passar por esses períodos com mais conforto.

botão falar com um médico conexa

Como lidar com os saltos de desenvolvimento?

Todas as fases de pico de crescimento do bebê podem ser desafiadoras não apenas para ele, mas também para os pais e cuidadores.

Sendo assim, nesses períodos, é importante manter a calma e paciência, pois, é muito comum que os bebês apresentem mudanças de comportamento, como maior irritabilidade ou dificuldade para dormir.  Nesses momentos, lembre-se que essa fase é temporária e importante para o bebê. Por isso, busque criar um ambiente estável e reconfortante.

Outro cuidado importante é adaptar a rotina durante um salto de desenvolvimento. Se necessário, ajuste horários de alimentação, sono e atividades para acomodar as novas necessidades e comportamentos do bebê.

Priorize sempre uma alimentação adequada e certifique-se que está recebendo a nutrição adequada. Dessa forma, oferecer sempre alimentos saudáveis e equilibrados é importante. Durante esse período, tente garantir um sono de qualidade para o seu bebê, pois, nesses períodos, podem ocorrer alterações nos padrões de sono. 

Mantenha um ambiente de sono confortável e consistente, além de definir uma rotina de sono relaxante. Seja paciente caso haja distúrbios temporários.

Esteja sempre atento às necessidades emocionais do bebê. Para isso, ofereça carinho, interaja e brinque para ele passar por esses momentos de forma mais leve e confortável. 

Proporcione oportunidades para que o bebê possa explorar e praticar novas habilidades adquiridas durante um salto de desenvolvimento. Você pode usar brinquedos e atividades para apoiar o desenvolvimento motor e cognitivo. 

Caso tenha dúvidas e preocupações sobre o salto de desenvolvimento, não deixe de consultar um pediatra para auxiliar nessa fase e garantir que o bebê esteja se desenvolvendo de maneira saudável. Com essas dicas, você pode tornar esse período mais tranquilo para seu bebê, promovendo um ambiente positivo e estimulante de crescimento e aprendizado.

botão falar com um médico conexa

Quanto tempo duram os saltos de desenvolvimento?

O salto de desenvolvimento é um período muito individual e, por isso, sua duração pode variar, já que cada fase pode ser imprevisível e depende da recepção de cada criança.

Como posso ajudar meu bebê durante um salto de desenvolvimento?

Busque sempre criar um ambiente seguro e estável para o bebê explorar novas habilidades. Tenha rotinas de relaxamentos, com banho quentes e massagens para acalmá-lo, principalmente, antes de dormir. Fique sempre atento às necessidades do bebê, como fome e desconforto, e passe tempo de qualidade juntos. 

Se possível, promova a socialização do bebê com outras crianças e pratique o autocuidado para garantir que você esteja bem física e emocionalmente. Tudo isso promove um ambiente positivo e estimulante para o crescimento do bebê.

Se precisar de apoio médico, conte com a Conexa Saúde, uma plataforma de saúde digital com médicos de mais de 30 especialidades, incluindo pediátricas.

A vantagem é que por meio da telepediatria, nossos médicos podem encaminhar o paciente para exames físicos e, depois, ele pode retornar para avaliação dos resultados e acompanhamento regular, se necessário. 

Créditos da imagem: AaronAmat em iStock


Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre saúde física e mental!

    Saúde e bem-estar que encaixa na sua rotina

    A Conexa Saúde é uma solução completa de saúde digital que simplifica o seu acesso a cuidados físicos e mentais. Fale com a gente!