Resiliência: o que é, importância e como desenvolver?

resiliencia colaboradores felizes

Com certeza você já ouviu falar na palavra resiliência. Contudo, ainda há muitas dúvidas a respeito do seu significado.

Do latim resilire, esse termo significa “voltar atrás”. Ele está associado à capacidade que temos de lidar com os nossos próprios problemas, ou seja, de superar momentos difíceis.

De acordo com alguns estudiosos, o caos acaba favorecendo o nosso crescimento e nos torna seres humanos melhores.

Sendo assim, podemos dizer que pessoas resilientes acabam levando uma vida com mais propósito, visto que possuem uma visão mais otimista.

Mas e você? Como lida com os contratempos? O que você faz para passar por um problema que, muitas vezes, parece te perseguir?

Você é do tipo que se entrega ou que não desiste dos seus objetivos?

Para entender melhor o que é resiliência e como se tornar uma pessoa mais positiva, convidamos você a acompanhar o texto a seguir.

O que é resiliência?

resiliencia mulher feliz

Pense em algo que está intrínseco em você. Que faz parte de sua personalidade, mas que também pode ser construída ao longo da vida com seus aprendizados diários. Assim é a resiliência.

Uma característica pessoal que envolve uma série de fatores como comportamento, pensamentos e ações. Ela ajuda o indivíduo a enfrentar melhor as adversidades da vida.

A superar os obstáculos e as crises de forma equilibrada, superando seus próprios limites. Pessoas resilientes são mais produtivas, felizes, mais focadas em seus objetivos.

Acreditam em seu potencial e sabem sair de situações de grande estresse com maior flexibilidade e facilidade. A pessoa resiliente busca a renovação e meios para superar os problemas com mais tranquilidade.

Principais sinônimos de resiliência

São inúmeras as palavras e os termos que agem como sinônimo de resiliência.

Como descrito no dicionário Houaiss, resiliência é a “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

Mas também pode ser:

– A capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças;

– Uma reação positiva frente aos infortúnios que a vida impõe;

– Superação;

– Recuperação;

– Resistência;

– Força;

– Estoiscismo (resignação diante do sofrimento, da adversidade);

– Invulnerabilidade;

– Inatacabilidade;

– Tolerância;

– A capacidade de voltar a sua forma original após situações estressantes.

O que é ser uma pessoa resiliente?

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria.

Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades. O termo envolve várias áreas do conhecimento, como psicologia, física, administração, ecologia, entre tantas outras.

Ter problemas, situações estressantes, crises e até de choque, são comuns na vida humana e qualquer pessoa está sujeita a passar por isso. A diferença é a forma como resolvemos estes episódios e como nos sentimos no dia seguinte.

São nesses momentos que vemos diversos comportamentos, que chegam a nos surpreender. Por ser mais flexível, a pessoa resiliente, aprendeu com suas experiências a lidar com o estresse de forma mais eficiente.

Qual a importância de ser resiliente?

resiliencia mulher aproveitando viagem

Pessoas resilientes transformam os fatos ruins em aprendizados. Cresceram com as dificuldades e superaram os problemas com mais facilidade. São capazes de enfrentar e de se recuperar de fortes crises ou perdas pessoais com habilidade e facilidade.

Consequentemente usam da flexibilidade para uma maior adaptação frente a estas situações. Ser resiliente é importante para despertar a criatividade em busca das soluções mais acertadas para resolução das dificuldades da vida.

Ou seja, não se curvam diante dos obstáculos. Superam.

Como saber se uma pessoa é resiliente?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o que é resiliência, como reconhecer uma pessoa resiliente? Preparamos algumas dicas e características de fácil identificação:

1 – São pessoas dotadas de grande capacidade de adaptação. Isso por serem mais flexíveis, mantendo o equilíbrio emocional e mental frente às adversidades.

2 – Independente da situação acreditam que tudo sempre acaba bem. São otimistas e fortes em seus valores pessoais.

3 – Conseguem tirar boas lições de situações difíceis. Se fortalecem a cada adversidade superada.

4 – Estão em constante aprendizado e mantêm o positivismo sempre. Comportamento que ajuda na liberação de hormônios como a oxitocina e a endorfina, que trazem calma e equilíbrio emocional.

5 – Pessoas resilientes não se deixam abater frente aos ataques e confrontos.

6 – Tem autoestima elevada, aprendendo com os próprios erros.

7 – São extrovertidas, mantendo relacionamentos e amizades saudáveis.

8 – Indivíduos resilientes são mais criativos e intuitivos. Analisam os problemas por ângulos diferentes e buscam soluções criativas, sem lamentações.

9 – Com o passar do tempo tornam-se ainda mais resilientes, joviais, ativos. Não ficam presas ao passado, acreditando que dias melhores sempre estão por vir.

Quais as principais características de uma pessoa resiliente?

resiliencia maos dadas

É fácil identificar uma pessoa resiliente.

Mas para aqueles que ainda não identificam muito bem os traços de resiliência em sua personalidade, destacamos algumas de suas principais características:

– Autoestima;

– Persistência;

– Otimismo;

– Empatia;

– Criatividade;

– Flexibilidade;

– Sabe lidar com as emoções;

– Confiança.

Dicas para você se tornar mais resiliente?

Cada pessoa reage e gerencia os problemas de forma diferente. Ter estratégias distintas para superar esse estresse momentâneo é que fará a diferença nos resultados obtidos entre uma pessoa resiliente e outra não.

Aqui, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a ser mais resiliente:

Seja flexível

Mantenha o equilíbrio e busque soluções hábeis para resolver os problemas que certamente aparecem em algum momento da vida

Esteja aberto para aprender

Nunca se feche para o novo. Não seja negativo. Enfrente as situações difíceis com otimismo sem se fazer de vítima.

 Mantenha uma atitude positiva

Não se paralise frente a uma dificuldade. Enfrente de frente e seja positivo sempre. Tenha um olhar diferente das situações negativas. Seja positivo e tire boas lições dos problemas vividos.

 Conecte-se com pessoas que importam

Manter-se em constante conexão com familiares e amigos é importante. Quando surgir problemas não se isole, aceite ajuda.

Libere suas tensões

Problemas e situações estressantes nos rondam por toda a vida. Por isso, procure atividades que possam liberar suas tensões. Medite, dance, faça terapia, cozinhe, escreva um diário, cante, passeie ao ar livre.

Cultive hábitos saudáveis

Se manter saudável é primordial para a qualidade de vida e também para passar pelos problemas com maior leveza.

Algumas atividades como leitura, descanso, atividades físicas, boa alimentação, ajudam a se manter fortes físico e emocionalmente.

Acredite em você

Seja confiante, tenha autoestima elevada, acredite em si, reconheça suas competências e habilidades. Tome decisões assertivas.

Não fuja e não protele a resolução de problemas ou conflitos pessoais. Receitas infalíveis para alcançar seus objetivos com sucesso.

Saiba que a mudança é parte da vida

Mudar faz parte da vida. Todo mundo em algum momento da vida se muda de casa, de trabalho, de escola.

A mudança faz parte da evolução humana e deve ser encarada de forma positiva sempre. Sair da zona de conforto pode ampliar os horizontes e, consequentemente, o nível de resiliência.

As mudanças podem trazer experiências mais positivas, contribuindo para aumentar a qualidade de vida. Além disso, pode aumentar o círculo de amizades, trazendo novas experiências de vida.

resiliencia homem feliz

Faça planos realizáveis

Definir metas realistas estimula a mente, renova as expectativas, trazendo aquela sensação de superar suas próprias limitações. Sua trajetória pessoal e profissional deve ser alicerçada em planos realistas, traçados a curto, médio e longos prazos.

Os problemas são temporários e devem ser superados e resolvidos sem que afetem a sua vida e seus planos. Tenha orgulho e responsabilidade por suas soluções e conquistas.

Não espere que o outro faça isso ou que lhe diga o que precisa ser feito. Assuma o comando do seu futuro.

Utilize suas próprias lições do passado

Reconheça suas forças, aumente a confiança em si e utilize as lições do passado para impulsionar novos projetos.

A capacidade de gerenciar as emoções e impulsos fortes será determinante na condução das suas resoluções. Tire sempre bons resultados das experiências que a vida proporciona.

Continue sempre investindo em você

Tenha em mente que o pensamento estratégico, proatividade e positivismo geram verdadeiros milagres na vida das pessoas.

Sentimentos e ações que enriquecem as experiências ajudam na solução dos problemas e na construção da resiliência.

Por isso é importante se manter ativo, investindo em si da melhor forma possível. Manter corpo e mente saudáveis é importante. Para isso, mantenha uma boa alimentação, pratique exercícios, medite, tenha um tempo de descanso, cultive bons relacionamentos.

São iniciativas que podem ajudar a encarar os desafios por outra perspectiva.

Pratique mindfulness

Se você mudar seus pensamentos e emoções, se mantendo positivo até mesmo frente às adversidades, tudo se torna possível. É o que chamamos de mindset.

A partir do autoconhecimento é possível praticar mindfulness, onde você pratica a atenção plena para o presente. Esse despertar da consciência inclui a percepção de sentimentos, das sensações e do ambiente onde estiver inserido. Sem distrações.

Desta forma os pensamentos fluem naturalmente, sem julgamentos e sem preconceitos. O mindfulness também é importante na hora das refeições. A pessoa deve se concentrar no ato de se alimentar.

A prática de mindfulness contribui para reduzir o estresse, aumenta o foco, a produtividade, e, consequentemente, a qualidade de vida.

Compreenda as suas emoções

As técnicas de mindfulness podem ajudar a compreender as suas emoções. Para isso é preciso conhecer suas qualidades, habilidades, competências, necessidades e sentimentos.

Nenhuma atividade que lhe traga felicidade ou relaxamento deve ser ignorada.

Mantenha sempre a esperança em dias melhores. A reflexão e o reconhecimento dos seus sentimentos pode ajudar a se tornar uma pessoa cada vez melhor. Exercícios de mindset ajudam nesse caminho do autoconhecimento.

Invista na sua saúde emocional

Conhecer suas emoções e seus limites é primordial para a saúde emocional. Pessoas resilientes se fortalecem a cada adversidade. Não se deixam abater e encontram na experiência do passado, forças para resolver os problemas do presente.

São bem preparadas, fortalecidas e não se deixam abater facilmente. Acreditam no seu potencial e na capacidade de realização. Aqui vão algumas dicas que contribuem para a saúde mental:

– Sorria mais, pois a alegria aumenta a longevidade;

– Reconheça suas emoções;

– Cultive pensamentos positivos e afaste os negativos;

– Aceite as pessoas como elas são;

– Encare a realidade do mundo real;

– Evite fazer comparações;

– Fuja de situações que afetem a saúde emocional.

Como ser mais resiliente no trabalho?

resiliencia equipe motivada

Em meio a crise econômica e as dificuldades que o país enfrenta em todas as esferas, ser resiliente é o segredo para poder passar por estas turbulências sem maiores danos emocionais. Resiliência também é palavra de ordem no meio corporativo.

As empresas precisam contar com a força de trabalho de pessoas com capacidade de se manterem produtivas sem deixar se abalar pelos problemas, que ocorram fora do ambiente profissional.

Para isso listamos algumas sugestões para o desenvolvimento da resiliência:

Intensifique a sua flexibilidade. Profissionais com esta característica enfrentam e harmonizam melhor as dificuldades do dia a dia. Flexibilizar significa enxergar vários caminhos para solucionar situações difíceis, quando surgem.

– Erros podem acontecer e devem ficar no passado. Mas é preciso sempre tirar uma boa lição destas situações até mesmo para que não volte a ocorrer. Veja sempre o lado positivo e negativo do descarte. Foque no comportamento e não apenas no erro.

– Adquira hábitos saudáveis fora do ambiente de trabalho. Cuidar da mente e do corpo são fundamentais para a boa saúde mental. Mais fortalecido, o trabalhador não se deixa abalar quando surge alguma dificuldade. A prática de exercícios diários, escrever, desenhar, pintar ou simplesmente ler um bom livro, são algumas opções saudáveis.

– Mantenha um relacionamento saudável dentro e fora da empresa. As relações interpessoais são importantes para a qualidade de vida. Os vínculos sociais ampliam os horizontes, servem de apoio em momentos difíceis.

Como ser mais resiliente nas relações pessoais?

resiliencia equipe maos

Já sabemos que a resiliência vem de dentro para fora. Que é uma característica intrínseca da pessoa ou pode ser desenvolvida a partir de ações e hábitos diários.

A autoconsciência sobre suas habilidades, conhecimento e competências é o primeiro passo para enfrentar de forma positiva os desafios da vida. Identifique os pontos fortes e os fracos também, para que possa trabalhar e cultivar resiliência.

Neste caminho alguns passos são importantes. Não evite as situações, siga em frente sempre. Aprenda a se autorregular sem manter o foco. Pratique o otimismo, o positivismo e a valorização das relações pessoais.

Autoestima elevada é um dos pilares da resiliência. Caso precise ir mais além, conheça o conceito dos sete Cs do pediatra Ken Ginsberg. Ele desenvolveu uma metodologia para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem resiliência.

Mas esse modelo é de extrema ajuda a todos. Confira:

– Competência para lidar com as situações de forma eficiente ;

– Confiança nas habilidades;

– Conexão com familiares e amigos;

– Caráter resultante da noção de certo e errado;

– Contribuir para o bem comum;

– Combater o estresse para enfrentar os problemas com serenidade;

– Controle interno para diferenciar as soluções.

Conclusão

resiliencia homem contemplando paisagem

Em tempos de crises em todas as esferas, pandemia e desemprego ter resiliência é a chave para a felicidade, o bem-estar social e melhor qualidade de vida.  Ser resiliente evita sofrimentos e deixa a vida mais leve.

Característica que pode ser natural da pessoa ou desenvolvida em qualquer momento, seja em criança, na adolescência ou na vida adulta.

Uma pessoa resiliente enxerga o mundo com outros olhos e identifica facilmente as oportunidades que a vida lhe apresenta.

Ela consegue aprender com seus próprios erros, desenvolvendo ferramentas para que isso não ocorra novamente.

Otimismo, positivismo, paciência, compreensão, altruísmo, autoconfiança, são algumas qualidades que podem ser mais bem trabalhadas no caminho da resiliência.

Algumas pessoas já nascem com boas doses delas, outras precisam ser cultivadas para manter a saúde física e emocional.

O equilíbrio entre o fazer, o resolver e o pensar em como e se consigo resolver é que fazem a diferença. Pessoas resilientes passam por situações de profundo estresse com tranquilidade.

Elas trabalham para solucionar o problema ao invés de se deixar envolver por ele. Para entender melhor esse, entre outros assuntos que contribuam para seu bem-estar social e emocional, acesse o nosso blog.

O Grupo Conexa é considerado uma das maiores plataformas independentes de telemedicina da América Latina e ecossistema de saúde digital.

Especializada em telemedicina, a empresa gerencia mais de 20 milhões de vidas.

São mais de 70 mil profissionais de saúde credenciados a sua disposição, 24 horas todos os dias.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!