O resfriado é uma infecção viral contagiosa que afeta órgãos do sistema respiratório superior, como a boca e o nariz.
Diferentes tipos de vírus podem causar o resfriado, mas o mais comum é o rinovírus.
A contaminação acontece por meio de gotículas no ar ou pelo contato com superfícies contaminadas e gera sintomas como coriza, espirros, congestão nasal, dor de garganta e tosse — os quais, normalmente, duram até uma semana.
Sintomas do resfriado
Os primeiros sintomas de um resfriado começam a aparecer entre 1 a 3 dias após a contaminação. Os sinais iniciais da virose costumam ser coceira na garganta, infecção de garganta e irritação no nariz.
O pico da infecção acontece entre o 2º e o 4º dias após o início dos sintomas. Nessa fase, outros sinais podem aparecer e de forma mais intensa:
- coriza: secreção nasal clara que pode se tornar mais espessa e amarelada ou esverdeada à medida que o resfriado progride;
- tosse: inicialmente seca, mas que pode evoluir para uma tosse produtiva com muco;
- dor de garganta: sensação de irritação ou arranhamento na garganta;
- espirros: frequentemente um dos primeiros sintomas a aparecer, podem se tornar mais frequentes;
- congestão nasal: sensação de nariz entupido, dificultando a respiração;
- dor de cabeça: pode ocorrer devido à congestão dos seios nasais;
- mal-estar geral: sensação de cansaço, dor no corpo e indisposição.
Normalmente, o resfriado não costuma gerar febre, mas, quando ela acontece, é baixa e de curta duração.
O resfriado comum dura de 5 a 7 dias, podendo chegar a 10 em alguns casos.
Em crianças, pessoas com sistema imunológico enfraquecido e/ou com histórico de problemas respiratórios, os sintomas ainda podem perdurar um pouco mais.
É importante tratar os sintomas com cuidado, pois, infecções respiratórias virais podem, em alguns casos, levar a outras complicações, como a bronquite.

Qual é a diferença entre gripe e resfriado?
Assim como o resfriado, a gripe também é uma infecção viral que acomete o sistema respiratório e, por este motivo, ambas as viroses apresentam sintomas muito semelhantes.
A diferença entre a gripe e o resfriado, porém, está nos vírus causadores da infecção e na intensidade e gravidade dos sintomas.
Enquanto a gripe é causada pelos vírus Influenza A e B e gera sintomas mais intensos, o resfriado é causado por outros tipos de vírus e apresenta sinais mais brandos.
Causas do resfriado
Mais de 200 tipos de vírus podem gerar o resfriado — por isso a vacina para essa virose ainda não existe e é tão difícil de ser feita.
Entre os vírus causadores do resfriado existem alguns subtipos do adenovírus, do coronavírus e do parainfluenza, mas o principal é o rinovírus, que tem até 100 subtipos que geram a infecção.
A contaminação por esses vírus acontece pelo contato da boca, do nariz e/ou dos olhos com secreções infectadas que se espalham pelo ar ou ficam nas mãos após tocar em uma superfície contaminada.
Diferente do senso comum, o frio não causa resfriado.
A relação entre o inverno e o aumento dessa infecção está na tendência de deixar espaços mais fechados durante dias frios, o que facilita a proliferação dos vírus.
Como prevenir um resfriado?
No caso do resfriado, que ainda não possui vacina, a melhor prevenção é a higiene.
- lave as mãos com água e sabão com frequência (especialmente antes de comer e após sair de ambientes comuns compartilhados com outras pessoas);
- cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando a parte interna do cotovelo ou lenços de papel descartáveis;
- mantenha os ambientes arejados e ventilados;
- limpe superfícies e objetos compartilhados com desinfetante ou álcool em gel;
- se tiver com sintomas de resfriado, evite ter contato com outras pessoas.
Tratamento para resfriado
Não existe nenhum remédio eficaz no combate aos vírus causadores do resfriado, por isso o tratamento consiste em minimizar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico para que ele combata a infecção.
Alguns autocuidados que você deve ter durante um resfriado são:
- repouse e durma bastante para que o ser corpo conserve energia para combater o vírus;
- alimente-se de forma saudável e leve, abastecendo o seu sistema imunológico com os nutrientes necessários;
- hidrate-se bastante para aliviar o congestionamento e a irritação na garganta;
- faça lavagem nasal e use umidificador de ar para aliviar o congestionamento do nariz e facilitar a respiração.
Esses cuidados são importantes especialmente porque o resfriado pode facilitar infecções bacterianas no ouvido (otite) e nos seios nasais (sinusite) devido ao acúmulo de secreção nessas regiões, o que facilita a proliferação de bactérias.
Além desses cuidados pessoais, ao se consultar com um profissional da saúde, ele também pode receitar alguns analgésicos para tratar as dores musculares e anti-histamínicos para auxiliar a secar os corrimentos nasais.
Se você está com resfriado e precisa de orientação médica, realizar uma consulta pode ser mais fácil e rápido do que você imagina, especialmente com a telemedicina.
Os benefícios da telemedicina são muitos, como a possibilidade de falar com um especialista sem sair de casa, o que é particularmente útil quando você está se sentindo indisposto.
Consultas online permitem que você descreva seus sintomas, receba um diagnóstico e obtenha recomendações de tratamento de forma rápida e conveniente.
O Conexa Saúde é uma plataforma de saúde digital que conecta você a médicos especialistas em diversas áreas, incluindo clínica geral, pediatria e otorrinolaringologia.
