Relações Humanas no Trabalho? Saiba a importância e como implementar

relacoes humanas no trabalho colaboradores maos

Manter o equilíbrio social é essencial em todas as áreas e momentos da vida, em especial no trabalho.  Afinal, é no ambiente corporativo onde passamos a maior parte do dia a interatividade se faz necessária, independentemente do grau hierárquico. Por isso, é tão importante conservar a harmonia nas relações humanas no trabalho.

Isso gera empatia, colaboração, alinhar metas e produtividade. Seu desequilíbrio pode causar vários problemas de ordem emocional, afetando diretamente a capacidade produtiva individual e até em equipe.

Entre os mais comuns citamos a desmotivação e o estresse, sinais de que o ambiente de trabalho não é saudável e muito menos desenvolvido.

Os colaboradores precisam se sentir seguros, amparados, motivados para desempenhar bem suas funções. Além disso, se relacionar faz parte da natureza humana e no trabalho não é diferente. As relações humanas no trabalho ocorrem naturalmente durante o expediente.

Por exemplo, a partir de uma ordem dada, a convocação de uma reunião, um retorno sobre alguma atividade, novas ideias que surgem, um debate, entre outras atividades.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre a importância de manter relações humanas saudáveis no trabalho, trazendo dicas e caminhos para que isso se desenvolva naturalmente, envolvendo toda a equipe de forma harmônica e produtiva. Vamos lá?

O que são as relações humanas?

relacoes humanas no trabalho pessoas papel

Relações humanas têm a arte de se comunicar e de expressar como princípios básicos para se manter um bom convívio. Independente do ambiente onde esteja, a pessoa precisa ter consciência de que se relacionar com o outro é essencial para sua interação com a sociedade de uma forma geral.

Basicamente temos dois tipos de relação humana: a interpessoal, onde as pessoas interagem em eventos, na família, na escola, na empresa, entre outros locais e o intrapessoal, consigo mesma.

Alinhar o conhecimento interno com os anseios do outro é essencial para manter relações humanas saudáveis, duradouras e prazerosas.

De acordo com o contexto e o local em que se está inserido, comportamento e a maneira de se relacionar mudam constantemente. Por isso é tão importante saber se comunicar, se expressando de forma correta em cada ambiente, em especial no trabalho.

São fatores que influenciam diretamente na adaptação e na construção de boas relações sociais. Trabalhar em um ambiente positivo, com condições favoráveis, tanto em estrutura como na convivência com os colegas é fundamental.

Mas, precisamos lembrar que existem vários fatores que colocam em risco essa boa convivência. Entre elas podemos destacar a falta de empatia; o desrespeito de ambos os lados; a arbitrariedade e até uma competitividade excessiva.

Qual o conceito de relações humanas no trabalho?

A relação humana se dá quando existe qualquer tipo de interação entre uma ou mais pessoas.

O mesmo acontece no ambiente corporativo, envolvendo o relacionamento entre os chefes, chefes e subordinados e entre os colaboradores. As relações humanas no trabalho devem ser restritas aos processos da empresa.

Um conceito que já vem sendo estudado há anos. Um exemplo aconteceu em 1930, quando a fábrica americana Hawthorne Works introduziu algumas mudanças na rotina diária dos trabalhadores. Os gestores viram que isso afetou de alguma forma a produtividade dos trabalhadores.

Qualquer alteração, ruído na comunicação ou descumprimento das regras, pode colocar em risco o convívio diário interno.

Para que isso não ocorra é preciso definir muito bem e de forma clara, quais são as competências de cada um nesse processo, alinhando objetivos, habilidades, e, por consequência, produtividade.

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos tem papel essencial para promover relações humanas saudáveis no trabalho.

São várias as estratégias que podem ser adotadas nesse processo. Entre elas, promover uma melhor gestão comportamental; planejar ações de socialização; estimular a cultura do retorno sobre alguma ação, entre outras iniciativas.

Um ambiente socialmente agradável reflete boas relações, boas ideias e boa produtividade. Saber interpretar e não extrapolar os limites dessa relação é outro ponto importante.

Como promover as relações humanas no trabalho?

relacoes humanas no trabalho maos

O setor de Recursos Humanos ou departamento de pessoal tem a responsabilidade de promover as relações humanas no trabalho. Isso deve ocorrer por meio da criação de programas e iniciativas em concordância com os gestores da corporação.

É preciso também monitorar os resultados, de acordo com as métricas estipuladas, para saber se devem intensificar, diversificar ou modificar as próximas ações.

Para inspirar e valorizar as relações humanas no trabalho é preciso dedicação, seguindo alguns passos importantes:

  • Crie um bom plano de carreira para estimular e envolver toda a equipe em prol de bons resultados;
  • Implante uma metodologia de avaliação, com transparência e autonomia;
  • Desenvolva treinamentos para capacitar os colaboradores a desenvolverem a Inteligência emocional, individual e coletiva;
  • Implante um sistema de comunicação eficiente e ágil;
  • Promova ações de conscientização e respeito sobre a diversidade no âmbito do trabalho;
  • Diversifique os eventos internos para fortalecer a integração entre os funcionários;
  • Estimule os gestores a incentivarem competitividade de forma saudável e sem excessos.

Qual a importância das relações humanas no trabalho?

Se não bem cuidada, incentivada e amparada em ações bem planejadas, as relações humanas no trabalho podem gerar conflitos entre as equipes e até entre chefia e subordinados.

De forma gradual o problema desmotiva, desagrega, resulta em estresse e baixa na produtividade.

Para promover um ambiente organizacional agradável é preciso respeito de todos os lados envolvidos na cadeia produtiva; acabar com os mexericos; aprender a ouvir e a aceitar a colaboração quando oferecida.

Acatar boas ideias, respeitar e acolher as diferenças também devem ser priorizadas na empresa que busca melhorar suas relações internas.

Ou seja, a importância das relações humanas no trabalho está diretamente ligada à convivência em um ambiente harmonioso e agradável para todos da empresa.

Por isso é tão importante que a gestão de Recursos Humanos esteja muito bem alicerçada para promover boas relações internas. Índices de produtividade positivos e de satisfação no trabalho dependem disso.

Qual a importância do gerenciamento do tempo para as relações humanas no trabalho?

relacoes humanas no trabalho pessoas madeira

Com uma vida agitada e as responsabilidades diárias cada vez mais crescentes, saber gerenciar bem o tempo é cada vez mais importante em todas as áreas.

O gerenciamento do tempo para as relações humanas no trabalho prepara o funcionário para desenvolver bem suas competências, atendendo adequadamente às demandas diárias, maximizando a produtividade.

Quem administra bem o seu tempo consegue, inovar, expandir projetos, trabalhar melhor em equipe, podendo investir algum tempo que lhe sobra em outros projetos, dentro ou fora da empresa.

Em casos mais complicados, conseguem lidar melhor com o estresse e as situações inesperadas.

Um colaborador que gerencia bem o seu tempo dentro das relações de trabalho consegue diferenciar as urgências ou não de seu trabalho. Desta forma consegue executar bem as funções profissionais, encontrando mais tempo para se dedicar à família e ao lazer.

Mas sabemos que administrar o tempo não é uma tarefa fácil, porém não impossível de acontecer.

É preciso encontrar uma metodologia de gestão que melhor se encaixe no trabalho, de acordo com o perfil de cada setor ou do tipo de trabalho desempenhado.

Em busca de agilidade e produtividade, gerenciar bem o tempo para as relações no trabalho precisa de planejamento e algumas dicas:

1- Fazer uma lista com as tarefas diárias que o profissional deve executar.

2- Instituir as prioridades, definido a importância que cada uma das atividades tem no seu tempo devido (alta, média ou baixa).

3- Consequentemente, essas atividades devem ter prazos para início, meio e fim. Desta forma conseguirá cumprir os prazos de produção adequadamente.

4- Analise o que já foi feito para verificar se sua produtividade está atendendo as expectativas dos gestores e se poderá receber novas demandas.

5- Escolha ferramentas modernas e eficientes para gerenciar melhor seu tempo. Alguns aplicativos, serviços on-line ou softwares podem ajudar. Entre eles o Trello; o Rescue time; Wunderlist;  Clear; Evernote; Google Now.

6- Investir em um coaching pode ajudar na organização das demandas, produtividade e metas. Esse profissional tem as metodologias certas que nos ajudam a gerenciar melhor o tempo, em especial nas relações humanas no trabalho.

Como a comunicação interfere nas relações humanas no trabalho?

relacoes humanas no trabalho mulheres

Como já vimos anteriormente, são diversos os fatores que interferem na qualidade das relações humanas no trabalho. A comunicação ineficaz é uma delas.

Saber se comunicar de forma clara, objetiva e simples, seja impessoal ou por meio de programas e campanhas é essencial.

Isso para a qualidade do ambiente de trabalho e também para inibir possíveis conflitos e desrespeitos. Já que o trabalho é parte da vida, é exatamente nele onde passamos boa parte do nosso dia, precisamos estar em um ambiente agradável e prazeroso.

O trabalhador precisa se sentir seguro, motivado e sem preocupações que possam tirar a sua atenção do trabalho. Portanto, saber como as pessoas se sentem em relação ao trabalho e também ao colega faz toda diferença para uma comunicação eficiente na corporação.

A interação sócio emocional da equipe reflete diretamente nas relações humanas e na produtividade. É preciso desenvolver as competências técnicas, mas também as emocionais. Estar em harmonia consigo mesmo, reflete diretamente na relação com o outro.

Empresas que possuem em seu quadro, gestores habilidosos na arte da comunicação, conseguem melhores resultados, ampliam a qualidade de vida no trabalho.

E isso, necessariamente não passa somente pela folha de pagamento, mas sim na forma como os colaboradores são tratados e são valorizados.

O autoconhecimento e o conhecimento do outro são essenciais para o sucesso da comunicação nas relações humanas no trabalho.

Quais erros devem ser evitados nas relações humanas no trabalho?

relacoes humanas no trabalho equipe maos dadas

A complexidade nas relações humanas por si já é bem grande. Relacionada ao ambiente de trabalho é maior ainda, pois afinal, não é possível escolher com quem vamos dividir o espaço de trabalho.

Portanto nunca se valorizou tanto as relações humanas no trabalho como nos dias atuais. Para construir relacionamentos saudáveis e ambiente laboral salutar é preciso evitar alguns erros comuns:

  • Não se deve limitar o círculo de relacionamentos apenas às pessoas que são mais próximas e sociáveis. A arte de fazer amigos também pode ser a de influenciar pessoas. Todos são importantes e devem ser valorizados;
  • Não seja frio, indiferente aos colegas ou a sua capacidade de empatia;
  • Não aceitar as diferenças de opiniões pode ser um grande erro para seu crescimento profissional e até pessoal. Saber entender o outro é um bom caminho para a solução de possíveis conflitos;
  • Não espere nada em troca de ações realizadas. Entregas e doações devem ser recíprocas e naturais;
  • Não identificar a dose certa sobre sua competitividade pode atrapalhar o desenvolvimento das competências, bem como da construção de relações humanas saudáveis no trabalho;
  • Ao se apoiar nas relações nunca se esqueça dos resultados organizacionais esperados.

Trabalho em equipe e as relações humanas no trabalho

Manter a harmonia em equipe nem sempre é tarefa fácil. Afinal, ela é composta de diferentes personalidades com experiências profissionais e de vida bem diversas.

É preciso entender muito bem as relações humanas no trabalho e o papel que elas exercem na equipe.

Sem harmonia, a equipe não se entende, dificultando a execução das tarefas, gerando estresse e desmotivação. Seja por meio de atitudes individuais ou coletivas, o clima na organização deve ser harmônico para se chegar ao resultado almejado.

Os esforços nesse sentido devem partir de todos os lados, em especial dos funcionários que devem respeitar os colegas e seus superiores; evitar mexericos; ouvir e ajudar mais.

E, se tiver alguma sugestão ou solução para acabar com os problemas de convivência, deve apresentar aos gestores o mais rápido possível.

Isso demonstra que ele está engajado em equipe e se preocupa com o ambiente de trabalho bem como os resultados produtivos que a empresa espera de seus colaboradores.

Dicas de como promover as relações humanas no trabalho

relacoes humanas no trabalho equipe jovem

Para minimizar erros, estimulando ações que favoreçam as relações humanas no trabalho é preciso criar ferramentas estratégicas que permitam desenvolver as habilidades dos funcionários.

1- Melhorar a gestão e a identificação das emoções próprias e as do outro. Ou seja, melhorar e praticar a inteligência emocional no ambiente de trabalho. O RH pode fazer isso por meio de atividades em grupo, avaliações contínuas, bem como acompanhamento comportamental e psicológico da equipe.

2- Implantar sistemas de avaliação de gestores e da equipe, bem como dar um retorno sobre o trabalho executado.

3- Criar pesquisas para verificar como os funcionários percebem a relação com os colegas,  e na empresa, identificando os possíveis pontos negativos e positivos do ambiente organizacional.

4- Colocar em prática a gestão comportamental, mapeando o perfil dos funcionários. Assim é possível identificar os pontos fortes e os fracos, permitindo melhorar o gerenciamento das relações internas.

5- Criar situações que permitam a socialização como happy hour e festas em datas comemorativas como Natal, por exemplo.

Relações humanas no trabalho X Saúde mental dos trabalhadores

Como já vimos acima, as relações humanas no trabalho estão também diretamente relacionadas com as condições de saúde.

Afinal é preciso estar saudável para poder trabalhar ou exercer qualquer atividade. As condições adequadas do ambiente de trabalho colaboram de forma significativa para isso.

A falta delas pode acarretar distúrbios e até doenças físicas e mentais. No Brasil 12 grupos de doenças mentais e do comportamento estão relacionadas ao trabalho, como alcoolismo, depressão, estresse pós-traumático, neurose, entre outras.

Reduzir os riscos no trabalho significa promover a saúde do trabalhador.

Especialistas apontam que um clima agradável no trabalho reduz as perdas que a empresa poderia ter com as faltas, os afastamentos, os atrasos e até o desligamento do colaborador.

A Organização Mundial de Saúde aponta que um ambiente de trabalho considerado ruim afeta diretamente a saúde mental do trabalhador, gerando diversos problemas como transtornos de ansiedade e dependência química.

Para que isso não ocorra, as empresas têm investido em ações práticas que promovam um ambiente saudável e as boas relações humanas no trabalho. Entre as iniciativas estão a parceria com empresas especializadas nos cuidados integrados como a Conexa Saúde.

Especializada em telemedicina, tele-health, health tech, teleorientação e telepsicologia, a Conexa democratiza o acesso à saúde de qualidade.

Por meio da telemedicina leva atendimento médico, psicológico e nutricional a todo território nacional. As consultas on-line são realizadas por meio de alta tecnologia e inteligência, de forma prática, segura e ágil.

Tudo realizado para tornar a experiência do paciente mais humana e acessível, independente de onde ele esteja. As consultas podem ser previamente agendadas diretamente na plataforma, bem como os exames visualizados com imagem de alta resolução.

O cadastro é simples e os preços justos. Os serviços estão disponíveis para médicos, pacientes, hospitais e demais instituições ligadas ao setor da saúde.

Conclusão

relacoes humanas no trabalho equipe

Se construir e manter relações humanas saudáveis já é uma tarefa complicada, imagine fazer isso no ambiente de trabalho, onde pessoas das mais diferentes personalidades se encontram?

O salário nem sempre é a resposta mais indicada para manter boas as relações humanas no trabalho. Elas dependem de diversos fatores como vimos acima.

Quesitos esses que podem fluir para melhorar o ambiente, bem como azedar as relações, gerando sérios problemas de comunicação, de produtividade e até de saúde.

Criar vínculos pessoais, gerando boas relações no trabalho melhora o ambiente e também impede a sápida de talentos.

Manter um ambiente laboral salutar, promover encontros sociais, gerenciar melhor o tempo, as demandas e as prioridades, são algumas das estratégias para construir relações humanas saudáveis no trabalho.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!