Como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social?

como se relacionar com pessoas colaboradores conversando

Você já parou para pensar em como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social? 

Família, amigos, colegas de trabalho. Em cada lugar há gente com diversas experiências de vida- sejam pessoais ou profissionais- assim como cada um de nós tem a sua. 

Equalizar isso e adquirir uma postura low profile dentro desses grupos sociais é uma forma de garantir a boa convivência.

É claro que não há fórmula mágica para nenhum tipo de relacionamento. Senão Léo Jaime e Leoni não estariam até hoje cantando a busca pela “fórmula do amor”. 

Mas quando estamos falando de trabalho algumas posturas ajudam bastante a ter um bom relacionamento não só com os colegas da empresa, mas até com relação ao network no mercado, afinal a reputação é muito importante também no mundo corporativo.

Quer saber como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social? Então, não perca nossas informações!

O que é se relacionar bem com as pessoas?

como se relacionar com pessoas equipe trabalhadores conversando
Como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho?

O relacionamento interpessoal é um processo de comunicação o qual acontece a troca de informações entre duas ou mais pessoas.

Cada pessoa se comunica levando em consideração a sua bagagem cultural, formação pessoal e educacional, histórico familiar, vivências pessoais e emoções.

Além disso, o relacionamento entre as pessoas também leva em consideração a característica pessoal referente à capacidade de se relacionar com a diversidade, de uma maneira agradável.

Isso é muito importante para as pessoas que desejam conquistar amigos, pois é um dos fatores que influenciam na aproximação de amigos.

Assim, a pessoa que consegue se relacionar com as pessoas de forma adequada, certamente fará amizades por onde passar. 

Por exemplo: quem sabe lidar com as diferenças de cada um consegue conquistar o apoio dos colegas, inclusive no ambiente de trabalho.

Dessa forma, ter um bom relacionamento interpessoal é essencial para que qualquer profissional execute suas atividades diárias de forma eficiente, e consiga atender todas às expectativas da empresa, além de favorecer o trabalho em equipe e a conquista dos objetivos perseguidos pela corporação.

Importância de saber como se relacionar com as pessoas

No meio corporativo, as relações  interpessoais já são estudadas há algum tempo, pelo fato de que tal análise é importante pois a relação entre as pessoas influencia no clima organizacional, o que é essencial para o sucesso das empresas. 

Dessa forma, quanto melhor for a relação dos entre os empregados, maior será a capacidade produtiva e o atingimento de metas.

Por esse motivo, cada vez mais as empresas têm buscado seu fortalecimento por meio da relação entre os funcionários, possibilitando a prevenção de problemas, a antecipação de soluções e a visão de novas possibilidades.

Assim, os gestores e o próprio departamento de recursos humanos são fundamentais para promover e preservar relacionamentos saudáveis nas empresas. 

Entretanto, o próprio colaborador deve entender o papel ativo que possui na criação e manutenção de um ambiente onde tenha respeito e cordialidade, onde os valores são incentivados a todo momento, sempre levando em consideração a missão ou os objetivos da empresa.

Por fim, é importante destacar que o relacionamento interpessoal é uma competência que podemos desenvolver através de cursos ou até mesmo por meio de comportamentos simples, e isso faz muita diferença no ambiente organizacional.

Como aprender a se relacionar com as pessoas?

como se relacionar com pessoas equipe maos
Como se relacionar com as pessoas em uma equipe profissional?

Você com certeza já teve dúvidas de como se relacionar com as pessoas, não é mesmo? 

Isso porque, todos já tivemos dificuldades em saber lidar com os pais, amigos próximos, com o chefe no trabalho ou até com o atendente do mercado. 

Por isso, para que você consiga ter um bom relacionamento com as pessoas saiba que é necessário que você: 

  • Aceite que as pessoas não são gerenciáveis;
  • Aprenda a gostar de você;
  • Sem afeto não há relacionamento;
  • Saiba que, para se relacionar, seja profissional o tempo todo
  • Preste atenção no que está na sua mente;
  • Desenvolva a empatia;
  • Busque o autoconhecimento;
  • Lembre-se sempre de que respeitar o outro é fundamental;
  • Desenvolva sua comunicação;
  • Seja prestativo e tenha boa vontade.

Por que não consigo interagir com as pessoas?

São muitas respostas para esse questionamento, pelo fato de que cada pessoa é única e pode ter os seus próprios motivos para lidar com as questões emocionais e interacionais.

Por esse motivo, separamos os principais motivos que fazem as pessoas terem dificuldades de como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social.

Confira:

  • Transtorno de ansiedade social

O transtorno de ansiedade social é a dificuldade que a pessoa tem de interagir com as outras pessoas, nos mais diversos contextos sociais. 

Tal transtorno muitas vezes está associado com o medo que o indivíduo tem de ser  julgado e humilhado na frente de outras pessoas.

Por isso, ele é considerado uma condição incapacitante e que precisa de acompanhamento psicológico para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

  • Falta de autoestima

A falta de autoestima também pode ser uma boa resposta para esse questionamento.

Isso porque,  quando a nossa autoestima está afetada, nós temos receio do que os outros vão pensar a nosso respeito. 

Nos sentimos inferiores às outras pessoas, e acabamos nos fechando em nosso próprio “mundo”.

Nesse caso, também é importante ter o auxílio de um psicólogo, a fim de encontrar os seus pontos fortes e buscar trabalhar neles. 

  • Timidez e insegurança excessiva

A timidez e a insegurança também  podem ser determinantes para a nossa dificuldade em relacionar com as outras pessoas.

Isso acontece pelo fato de que a insegurança pode aparecer em diversas situações, da mesma forma que a timidez.

Muitas vezes isso pode ser um traço da nossa personalidade , que deve ser elaborado de uma forma que minimize os impactos emocionais nas relações.

  • Medo do julgamento alheio

O medo de ser julgado também é outro motivo de não se relacionar com outras pessoas.

Esse medo está relacionado à autoestima, e faz com que a pessoa pense que está sempre sendo analisada e julgada por qualquer pessoa em sua volta, fazendo com que a gente fuja de qualquer interação.

  • Falta de interesse e afinidade

Existe também a falta de afinidade e interesse, pois, por exemplo, o seu grupo social talvez não seja adequado ao que você gosta e gostaria de ter em sua volta.

Assim, os assuntos não se encaixam e você não tem interesse em saber mais sobre o outro. E está tudo bem.

Nesse caso, você deve procurar novas amizades, círculos sociais, situações interacionais, etc.

Como você se relaciona com as pessoas que são diferentes de você?

Quem nunca ouviu a seguinte frase: gentileza gera gentileza. Entretanto, o que realmente é ser gentil? Delicadeza, cortesia, cordialidade. 

Essas são somente algumas das definições dessa palavra. Pois podemos incluir também a educação, a polidez e o tratamento com as outras pessoas. 

Pode até parecer démodé, mas as famosas e sempre usuais palavras mágicas que aprendemos quando pequenos são necessárias durante toda a vida.

Como você se relaciona com os outros na vida pessoal e profissional? Você age com gentileza? Mas não basta apenas agradar. É preciso tato, compreensão, entendimento, já que nenhuma pessoa é igual à outra. Basta fazer um simples exercício de reflexão. 

Você acha que os indivíduos com quem você se relaciona gostariam de ter o rosto acariciado por um algodão ou uma lixa áspera? Ressaltando que a lixa representa as palavras duras e o algodão significa a gentileza. 

Pare e pense! Mas raciocine além do lar e do trabalho, imagine situações de tratamento no trânsito, com crianças, idosos, professores e amigos. 

Você quer ser reconhecido como alguém do bem e positivo, então, quais são as suas características gentis? Seja único, especial e amado.

Sem preconceitos e julgamentos vamos tratar bem os outros que estão ao nosso redor. 

Use as palavras da sua fala com carinho e suavidade. O mundo já está tão cheio de problemas, vamos então construir um lugar melhor e com convivência agradável e saudável.

Dicas de como se relacionar com as pessoas em diversos cenários

como se relacionar com pessoas amigas sorrindo
Como se relacionar com as pessoas em um ambiente social?

A base do relacionamento interpessoal é confiança e respeito, mas como desenvolvê-los? 

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver bons relacionamentos interpessoais, confira:

Ser social

Desde os tempos de escola ouvimos que o homem é um ser social. E é, mas de lá pra cá o mundo vêm mudando rapidamente, evoluindo, e o ser humano tem que acompanhar essas mudanças e isso inclui também a forma de se relacionar.

Novas tecnologias possibilitam outras maneiras de se comunicar. Com isso, é preciso desenvolver algumas habilidades de relacionamento para não pecar nem pela falta, nem pelo exagero. É importante ficar atento a cada perfil de ambiente para saber como se comportar. 

Novos relacionamentos

Atualmente o conceito de relacionamento independe da presença física. Até namoros e casamentos são virtuais, assim como boa parte das relações comerciais e de trabalho já seguem esse padrão.

O alerta é para percebermos que não é porque não estamos na presença física, que algumas coisas são permitidas. Independente do tipo de relação estabelecida vale sempre o bom senso, o respeito e acima de tudo a boa comunicação.

Relações de trabalho

Nas relações de trabalho a comunicação é o fator mais importante. É preciso ser claro na hora de falar de um projeto, por exemplo, mas também quando há algum ruído com um colega de trabalho.

Sabemos que a convivência diária pode desgastar até mesmo as relações pessoais, assim como as de trabalho. O ideal é ter uma postura neutra para tentar evitar que esses problemas aconteçam. Mas se for inevitável, agir profissionalmente e deixar de lado esse tipo de situação para não prejudicar o trabalho. Uma conversa sempre ajuda.

Etiqueta virtual

Todo o contato constante com o outro é um tipo de relacionamento, assim podemos incluir os meios virtuais nessas formas de comunicação.

Diariamente enviamos e recebemos e-mail, falamos pelos aplicativos de mensagens e trocamos comentários e curtidas pelas redes sociais. 

Seja com colegas de trabalho ou com amigos e familiares é preciso ter uma etiqueta com relação ao envio de mensagens ou mesmo ligações fora do horário comercial. 

Tudo, de acordo com o grau de intimidade entre as partes. Mais uma boa hora para praticar o bom senso.

Aprofundando em como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho

como se relacionar com pessoas equipe sorrindo
Como se relacionar com as pessoas da empresa?

Existem algumas formas de manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho

E, mesmo quando existe algum tipo de conflito, isso não pode interferir na produtividade, ruir e desestabilizar o clima organizacional.

A seguir, separamos algumas dicas de como desenvolver capacidades e habilidades para você se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho.

Confira!

Cordialidade

Para saber como se relacionar bem com as pessoas no ambiente de trabalho é necessário que você tenha sempre cordialidade no trato com as pessoas.

Procure sempre estar olhando nos olhos da pessoa com quem está falando, use palavras de entendimento geral, sorria e procure entender como o outro se sente mais confortável na comunicação diária.

Essas são atitudes que ajudam muito no relacionamento interpessoal e desenvolvem a empatia.

Aprender a conviver com as diferenças

Evite disputas e conflitos com colegas de trabalho que possam ter opiniões diferentes da sua, pois isso vai ajudá-lo a se relacionar da melhor forma possível no trabalho.

Por isso, é necessário que você lembre que existem visões diferentes que, quando somadas, podem ajudar de várias formas a empresa. 

Assim, saiba respeitar as diferenças e para conseguir lidar com elas todos os dias, pois isso vai fazê-lo ter relações positivas, além de mostrar que você tem resiliência e controle para lidar com diferentes pessoas e situações.

Se relacionar no trabalho está totalmente atrelado à tolerância, ao respeito e à capacidade de controlar e lidar com suas emoções.

Importância da inteligência emocional

A inteligência emocional é capaz de proporcionar relações mais saudáveis, seja no ambiente pessoal, seja no ambiente profissional. 

Além disso, as tomadas de decisões passam a ser mais conscientes quando você começa a identificar até que ponto está sendo emocional, qual é o ponto no qual são as emoções agindo e qual emoção está trabalhando em qual situação.

É possível, por exemplo, utilizar as emoções a seu favor. Você não precisa ser racional o tempo todo — na verdade, nenhum ser humano consegue isso. Mas, quando você consegue explorar as emoções da melhor forma, é possível conseguir melhores resultados práticos para sua vida pessoal e profissional.

Além disso, ela auxilia a lidar com momentos de crise, reduzindo problemas, como Síndrome de Burnout, depressão, ansiedade, entre outros.

Seja um resolvedor de conflitos, e não um criador

Discutir pode deixar os ânimos exaltados e nem sempre é o melhor remédio, pois leva às pessoas a um estágio de irritação alto. 

Por isso, sempre tente ouvir as pessoas ao seu redor. Pratique o diálogo. Essa sim é sempre a melhor das soluções para os momentos onde as opiniões são divergentes.

Pois dessa forma você estará ajudando a resolver os possíveis conflitos que surgirem no ambiente de trabalho.

Isso é importante para que o seu local de trabalho tenha sempre harmonia.

Evite falar de coisas que podem atingir a intimidade dos colegas

Por último, é extremamente importante que você evite falar coisas que possam atingir a intimidade de seus colegas de trabalho.

Isso é importante pois, para ter um bom relacionamento interpessoal no local de trabalho você não deve fazer fofoca a respeito dos outros, pelo fato de que isso, na maioria das vezes, provoca desentendimento e tensões desnecessárias.

Como profissionais do RH podem ajudar o colaborador a melhorar sua forma de como se relacionar com as pessoas?

como se relacionar com pessoas equipe conversando
RH no auxílio de como se relacionar com as pessoas.

O setor de RH tem ganhado uma atuação cada vez mais estratégica e gerencial. A área deixou de ser responsável apenas pela contratação, pagamento e demissão das pessoas.

Hoje, os recursos humanos estão entre os ativos mais importantes para fazer a gestão de uma empresa. 

O capital humano é um dos maiores fatores de diferenciação de uma companhia e por isso, deve ser bastante valorizado.

E uma de suas principais atribuições é o treinamento e a capacitação dos profissionais, para que, com isso, possa incentivar como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social.

Por meio do desenvolvimento de talentos, passa a haver maior qualidade de atuação, mais satisfação e redução da taxa de rotatividade organizacional.

Embora o RH tenha que agir em conjunto com os gestores, ele tem um papel muito importante no desenvolvimento de pessoas. Dentre as principais atribuições do RH na gestão do desenvolvimento temos:

  • A identificação de oportunidades;
  • Elaboração de planos de carreira;
  • Elaboração de ações de treinamentos para ajudar no desenvolvimento de pessoas;
  • Criação de avaliações de desempenho e de clima organizacional.

Além de todas as funções citadas acima, cabe ao RH ainda lidar com gerações muito diferentes entre si, com conflitos e necessidades distintas.

Conheça os benefícios da Conexa Corporate

como se relacionar com pessoas equipe colaboradores
Como se relacionar com as pessoas? Grupo de trabalho.

Independentemente do local que sua empresa está localizada, a Conexa Saúde conecta os trabalhadores e seus dependentes com médicos, nutricionistas e psicólogos, com acesso fácil e rápido, disponível 24 horas, todos os dias da semana.

Através da Conexa Corporate a empresa consegue oferecer um suporte médico e emocional para todos os colaboradores.

A proteção de dados e a segurança são uma prioridade na Conexa Corporate, e, por esse motivo, todos os servidores ficam na nuvem, com a criptografia de cada conexão gerada e dados coletados dos colaboradores.

A Conexa segue rigorosamente os protocolos nacionais e internacionais de segurança. Por meio da telemedicina oferece aos gestores a possibilidade de reduzir, por exemplo, em mais de 70% a ida ao pronto socorro.

Os funcionários resolvem seus problemas médicos sem exames desnecessários, contam com atendimento de urgência e acesso simplificado.

A plataforma da Conexa é projetada para dar visibilidade e controle sobre todos os indicadores de saúde da organização.

É possível reduzir a taxa de absenteísmo promovendo saúde; facilitar a otimização dos indicadores chaves de desempenho, conhecidos por Key Performance Indicator (KPIs) de saúde; diminui o número de sinistros, aumenta o engajamento do funcionário e  o reconhecimento dos Recursos Humanos.

Na área corporativa são mais de 400 clientes ativos. O Conexa Corporate conta com mais de 10 mil profissionais cadastrados, 22 especialidades disponíveis e mais de 2 milhões de atendimentos realizados somente em 2020.

Conclusão

como se relacionar com pessoas colaboradores sorrindo
Como se relacionar com as pessoas?

Como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho e social já é uma tarefa complicada, imagine fazer isso no ambiente de trabalho, onde pessoas das mais diferentes personalidades se encontram?

O salário nem sempre é a resposta mais indicada para manter boas as relações humanas no trabalho. Elas dependem de diversos fatores como vimos acima.

Quesitos esses que podem fluir para melhorar o ambiente, bem como azedar as relações, gerando sérios problemas de comunicação, de produtividade e até de saúde.

Criar vínculos pessoais, gerando boas relações no trabalho melhora o ambiente e também impede a sápida de talentos.

Manter um ambiente laboral salutar, promover encontros sociais, gerenciar melhor o tempo, as demandas e as prioridades, são algumas das estratégias para construir relações humanas saudáveis no trabalho.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!