Reduzir o índice de rotatividade de colaboradores é extremamente importante tanto para a saúde financeira da organização, quanto para a manutenção de um bom clima organizacional.
Isso porque empresas que contam com um turnover alto desperdiçam seus recursos com o pagamento de valores rescisórios e com a realização de um novo processo seletivo, que também envolve diversos custos de contratação e treinamento.
Além disso, com demissões recorrentes, a produtividade da empresa também é impactada, pois o novo colaborador terá que aprender como funciona o seu setor e se adaptar aos processos internos, algo que leva algum tempo.
Por esse motivo, investir em uma equipe que se sinta bem no ambiente de trabalho e queira continuar fazendo parte do crescimento da sua empresa é uma estratégia que rende bons frutos para todos os envolvidos.
Quer algumas dicas para aumentar a retenção de seus funcionários e diminuir a rotatividade em sua organização? Confira abaixo!
Renove o processo seletivo
Se a rotatividade de funcionários em sua empresa está alta, verifique se a falha não está no recrutamento.
Contratar colaboradores engajados é uma arte que exige um olhar crítico e que deve avaliar muito além das competências técnicas do candidato.
Claro que o conhecimento e as experiências prévias são muito importantes na contratação de um novo funcionário, mas o perfil comportamental dessa pessoa deve ser igualmente levado em consideração.
Ou seja, de nada adianta contratar alguém que entende muito do que faz, mas não sabe trabalhar em equipe ou não compartilha dos mesmo valores que a sua empresa, pois em pouco tempo esse funcionário estará desmotivado e desmotivando os outros membros.
Por isso, verifique se seu processo seletivo está atento a tudo isso e, caso necessário, renove-o!
Revise os benefícios oferecidos
Antes de pensar nisso, analise se o salário que a sua empresa está oferecendo aos colaboradores é justo para as funções desempenhadas e sua carga horária. Depois de ter certeza que sim, chega a hora de revisar os benefícios oferecidos.
Procure se informar sobre o que as empresas do seu segmento oferecem aos seus funcionários e questione os seus membros sobre o que eles gostariam de ter a mais.
Os colaboradores hoje em dia se preocupam bastante com esses benefícios extras, que vão desde um vale refeição maior e um plano de saúde incluindo atendimento psicológico, até horários mais flexíveis e a liberdade de fazer home office em alguns dias do mês. Estude essas possibilidades!
Invista em treinamentos
Uma boa maneira de valorizar sua equipe e fazer com que eles se sintam mais preparados para desempenhar seu trabalho é por meio de treinamentos.
As capacitações técnicas e comportamentais têm o poder de renovar a motivação de seus funcionários, que estarão com mais vontade de colocar o que aprenderam em prática.
Além disso, eles estarão mais integrados e unidos, o que também é essencial para promover um ambiente de trabalho agradável e motivador.
Aplique feedbacks com frequência
O feedback é uma ferramenta de gestão de pessoas que ajuda bastante o gestor a conscientizar seus funcionários sobre seus pontos positivos e negativos, permitindo que eles saibam exatamente onde estão errando e tenham a oportunidade de melhorar cada vez mais.
Por esse motivo, estabeleça uma frequência para aplicar feedbacks individuais a cada membro do seu time, e aproveite esse momento para dizer com delicadeza o que precisa ser melhorado e reconhecer o que está sendo feito com excelência.
Desenvolva um plano de carreira
Dificilmente uma pessoa tem a vontade de estar no mesmo cargo e ganhando o mesmo salário a vida toda e a falta de um plano de carreira bem definido é um dos motivos que fazem um colaborador buscar oportunidades em outras empresas.
Para melhorar esse ponto, crie um plano de carreira em sua empresa, que envolva o crescimento para outros cargos ou, no mínimo, aumentos salariais por períodos. Converse com cada colaborador sobre suas expectativas e faça com que esse plano de carreira seja executado.
O Psicologia Viva pode te ajudar a reduzir o turnover e o afastamento dos seus colaboradores. Quer saber mais? Entre em contato!
————————————————————————
REFERÊNCIAS:
HENRARD, Laryssa Prado, and Eleite QUADROS. “A influência do comportamento dos líderes no turnover organizacional.” Percurso 1.16 (2015): 52-78.
Pavanello, Letícia, and Eliana V. Jaeger. “Rotatividade nas empresas: motivos internos e externos.” REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí 4.6 (2015): 070-074.