Reciclagem: profissional atualizado tem mais chances no mercado

reciclagem profissional

Na velocidade em o mercado de trabalho se moderniza até quem está sempre buscando qualificação encontra dificuldade de se recolocar quando está desempregado. Agora imagine a dificuldade de quem não tem essa preocupação.

O erro de alguns profissionais é buscar a reciclagem profissional somente quando estão desempregados, enquanto essa atitude deveria ser uma constante na carreira justamente para diminuir as chances de ficar fora do mercado.

Em um momento de instabilidade econômica e necessidade de cortes nas empresas esse pode ser um diferencial importante para manter um funcionário. Ter uma expertise que outros não possuem é uma “carta na manga” em tempos de crise.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira algumas dicas para manter-se sempre atualizado das novidades do mercado

Novo cenário do trabalho

Se você trabalha há mais de 20 anos em alguma empresa, seja de qualquer segmento, percebeu como os processos foram mudando ao longo dos anos.  A tecnologia foi sendo inserida na rotina de trabalho e isso forçou muitos profissionais a buscar esse conhecimento para adequar-se ao novo cenário.

Empresas também começaram a investir mais em treinamentos, palestras e workshops para manter as equipes afiadas e garantir a sua posição no mercado em meio a essa evolução.

Diferencial competitivo

Paralelamente a isso os profissionais tiveram que investir no aprimoramento de seus conhecimentos e buscar por novos, não só para se adequar aos atuais processos, mas também para manterem-se competitivos no mercado. 

E a forma de fazer isso não é apenas através de cursos acadêmicos, mas também dos práticos de menor duração- com treinamentos específicos da própria área- e até de alguns paralelos que podem enriquecer o curriculum como idioma, gestão, coaching, entre outros.

Atualização pode melhorar o salário

O sonho de todo profissional é o sucesso na área que escolheu. E isso é bastante relativo. Pode ser somente fazer o que ama, mas se vier acompanhado de uma boa remuneração é bem melhor. Uma promoção ou um cargo de liderança pode estar mais perto do que você imagina.

As empresas costumam valorizar mais funcionários bem preparados, não só os que têm mais títulos, mas os que sabem colocar em prática o que vivem aprendendo nos cursos que participam, sejam eles oferecidos pela empresa ou resultado de seus esforços pessoais.

Networking x reciclagem

Esse é um quesito que nem sempre é associado à reciclagem profissional. Mas tem uma relação muito importante. Estar presente nas redes sociais, seguir profissionais de destaque que produzem conteúdo sobre os temas relacionados à sua área, manter contato com eles e com outros colegas de profissão também é uma forma de reciclagem.

Essa troca de experiências sempre traz algum aprendizado. O importante é estar antenado, seja fazendo cursos ou mesmo acompanhando as novidades através de conteúdos confiáveis.

Atualização conta na recolocação

Mas se o seu caso é a recolocação nada está perdido. Mesmo que esteja sem trabalho use esse tempo para aprender coisas novas e revisitar antigas. Isso conta muito para o currículo. Mesmo que você não tivesse esse hábito antes.

Qualquer hora é hora de começar, pois os recrutadores não avaliam somente a formação e a experiência do candidato, mas inclusive o esforço de não ficar parado mesmo estando fora do mercado. E se o problema for a falta de recurso, existem milhares de cursos gratuitos na internet que podem ajudar.

Texto: Luciana Cavalcante

E você, o que tem feito para se manter atualizado das novidades da sua profissão? Achou nossas dicas sobre reciclagem profissional interessantes? Então, compartilhe nossas informações nas redes sociais!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!