Você sabe como promover uma boa qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida no trabalho

Zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores é fundamental para garantir o sucesso da organização. Muitas empresas ainda têm uma certa restrição em olhar para seu capital humano de forma humanizada, identificando suas peculiaridades, necessidades e entender que eles são essenciais para o funcionamento e sucesso do negócio.

Nesse contexto surge o conceito de qualidade de vida no trabalho, fundamental para a proteção e segurança dos seus colaboradores. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

O conceito e a importância de qualidade de vida no ambiente de trabalho

Qualidade de vida, por si só, diz respeito às condições ideais ambientais, psicológicas e físicas para que uma pessoa consiga realizar suas atividades cotidianas (seja profissional, pessoal, de lazer, hobbies, entre outras) e manter sua saúde e bem-estar em dia.

A qualidade de vida no trabalho é um conceito que começou a ser popularizado em 1960. Ele diz respeito às condições que permitem os colaboradores a exercerem seu trabalho mais felizes e motivados no dia a dia. Porém, não se limita apenas a isso, ou seja, não é apenas sobre clima organizacional.

Isso porque questões externas afetam o ambiente interno e vice-versa. Assim, é importante, ao pensar em questões de manutenção e incentivo a uma melhor qualidade de vida, considerar o intercâmbio entre essas duas áreas.

Essas ações são, normalmente, promovidas pela empresa e visam o bem-estar do trabalhador, bem como os benefícios que isso pode trazer para a organização ao longo do tempo. São questões que competem à área de recursos humanos dentro das corporações e visam promover uma melhor produtividade por meio de funcionários mais satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Isso também demonstra, para os colaboradores, que a organização prioriza o capital humano, de forma que os colaboradores não representem apenas números para a empresa.

Algumas dicas para a promoção de qualidade de vida no trabalho

Como realizar ações que auxiliam na promoção da qualidade de vida no trabalho? Como a organização pode promover a sensação para seus colaboradores de bem-estar e satisfação com o ambiente de trabalho?

Confira algumas dicas e comece a implementá-las em seu negócio.

Faça pesquisas de clima organizacional

Um primeiro ponto de partida é realizar pesquisas de clima organizacional. Elas são úteis para que você possa compreender qual a atual situação de sua empresa no que concerne à satisfação e interesse dos seus profissionais sobre as questões internas da empresa e o que deve começar a ser modificado.

Essas pesquisas devem ser realizadas periodicamente, a fim de mensurar se há melhoras de acordo com as medidas que implementar ou se há uma situação de crise interna que precisa ser resolvida com urgência.

Implemente uma ouvidoria eficiente e acolhedora

Ouvir seus colaboradores é fundamental. É por meio disso que se torna possível mensurar o que está dando certo e replicar as ações, bem como consertar o que está errado e melhorar o clima interno, aumentando a qualidade de vida dos colaboradores.

Por isso, implemente uma ouvidoria eficiente e que esteja disposta a ouvir tudo o que seus colaboradores têm a dizer sobre a organização.

Organize eventos internos para a promoção da saúde

Melhor qualidade de vida implica não só nas ações relacionadas com a organização, mas também com a realização de atos de promoção à saúde. Você pode realizar:

  • ciclos de palestras;
  • variados exames;
  • incentivo à prática de atividades físicas;
  • inserção de dias de promoção à saúde (como trazer profissionais para realizar massagem), entre outros.

Promova um ambiente ergonômico e saudável de trabalho

A empresa precisa atuar de forma ativa para identificar o que deve ser melhorado, a fim de promover um ambiente mais ergonômico e saudável de trabalho, diminuindo os afastamentos por problemas de saúde a longo prazo.

Quando o trabalho não interfere diretamente ou indiretamente na piora da saúde da pessoa, ela exerce sua função com maior eficiência e motivação.

Ao implementar soluções que auxiliem a melhorar a qualidade de vida no trabalho, todos saem ganhando: seus colaboradores, que passam a se sentir mais satisfeitos no ambiente laboral, e sua empresa, que potencializa a produtividade e conquista a atenção do seu público-alvo pela preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores.

Ficou alguma dúvida sobre como promover uma melhor qualidade de vida na sua empresa? Então deixe um comentário aqui embaixo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!