Os tipos de relacionamentos
Os clientes que procuram a Terapia de Casal cada vez mais refletem a diversidade de parceiros em relações duradouras de nossa sociedade. Atualmente vemos legalmente casados, casados sem filhos, uniões estáveis com filhos, parceiros que coabitam, casais em conflito de recasamento e namorados.
Casais jovens têm ótimos resultado na terapia de casal quando comprometidos, casais cronicamente disfuncionais têm resultados mais modestos. O divórcio pela sua frequência já não pode ser considerado algo “anormal”, mas um desenvolvimento que pode tanto ser positivo ou negativo para as pessoas envolvidas. A terapia no recasamento merece condições especiais.
Quem pode se beneficiar da terapia de casal
Os namorados que queiram se relacionar de uma maneira mais sadia e madura, também podem se beneficiar da terapia de casal, pois passam ou já passaram por problemas de dificuldades de comunicação, conflito de opiniões, falta de atenção, ciúmes e desconfianças, cobranças e insatisfações sexuais, dedicações excessivas à carreira, interferências familiares, etc.
Não só os namorados, mas também os demais tipos de relacionamentos que passam por fase de mudança podem se beneficiar com esse cuidado.
Veja abaixo alguma questões que podem ser identificadas e melhoradas com a Terapia de Casal:
- Perda da individualidade: é bom ter um equilíbrio entre a vida de casal e a vida de indivíduo para evitar a codependencia emocional que ocorre quando se deixa de lado seus interesses e gostos para se doar aos do parceiro;
- Perda da conjugalidade: falta de viver como casal, quando a individualidade sobrepõem a vida de casal.
- Problemas conjugais visto como pessoais: ocorre quando uma dificuldade do casal é encarada como questão individual ou uma das partes fica sobrecarregada.
Com a ajuda de um psicólogo e Terapia de casal é possível resolver essas questões, e assim uma possível interação mais harmoniosa no casal .
Referencias bibliográficas
http://www.marilzamestre.com/blog/terapia-de-casal-voce-precisa-veja-sinais/
Waldemar .J. O. C., Terapia de Casal , p247 i IN CORDIOLI A. V.Psicoterapias abordagens atuais 3 ed Porto alegre ARTMED 2008