Psicologia online: como funciona, vantagens e melhores plataformas

psicologia online psicologo

Você sabe como funciona a psicologia online? No mundo contemporâneo, não apenas o meio tecnológico passou por evoluções como também implicou em uma série de mudanças na vida das pessoas. Isso porque tornou inúmeros modelos de serviços mais acessíveis com o advento da internet.

Sendo assim, quando o assunto é a área da saúde, o acesso às telemedicina ou mesmo à terapias onlines passou a fazer parte do modo de trabalho de muitos profissionais. Em consequência, muitas pessoas passaram a conhecer melhor e também a adotar esse modelo de consulta.

Em se tratando da psicoterapia como um todo, é importante saber que ela é essencial a todo ser humano. Entretanto, existem pessoas que possuem uma necessidade maior em determinados momentos do curso da vida.

Logo, ela busca ajudar qualquer indivíduo que sinta-se confuso mentalmente, com problemas psicológicos, ou mesmo que deseja adquirir maior autoconhecimento. É por isso que fazer uso de psicoterapia é enriquecedor e necessário.

O que é psicologia online?

Com a chegada da pandemia do coronavírus, muitas pessoas que antes não tinham o hábito de consultar-se com um psicólogo passaram a buscar por esse serviço. Isso levou a um crescimento de mais de 450% de acordo com o Conselho Federal de Psicologia entre 2019 e 2020.

Contudo, devido ao isolamento social necessário durante esse período, as consultas online tornaram-se a melhor opção. Dessa maneira, aqueles que já faziam tratamentos com psicólogo também precisaram adotar essa nova modalidade de consulta.

É claro, apesar das estatísticas, muitas pessoas também não tiveram uma boa aceitação com essa nova forma de fazer terapia e então acabaram abandonando seus tratamentos. Porém, ainda assim o número de adesão às consultas online ficou bastante alto.

Para entender melhor o que é psicologia online é preciso ter em mente que em resumo trata-se de uma consulta feita via câmera entre um paciente e um profissional da área. Indo um pouco além disso, em alguns casos o tratamento inclui ligações de voz e troca de mensagens.

Entretanto, o uso de ligações de voz e mensagens de texto não são a regra. Essas são ferramentas usadas por alguns profissionais a depender da sua disponibilidade e a vontade do paciente. O mais comum é que seja feito o agendamento de uma consulta online com horário marcado e usando alguma plataforma para realizar a chamada de vídeo.

Essa ferramenta permite que o psicólogo entre em contato com o indivíduo e realize o tratamento, podendo também ter mais facilidade para encaixes na agenda em casos de consultas necessárias de última hora.

Como funciona a psicologia online?

psicologia online atendimento

Antes de mais nada, é interessante saber que apesar de um conceito novo no mercado, acredita-se que Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra criador da psicanálise, foi o primeiro psicólogo a usar esse método, por ter se comunicado ainda no século XX por meio de cartas com os seus pacientes.

Nesse sentido, ao pensar em terapia online esse conceito não é tão novo como parece. Sendo  assim, atualmente vem aos poucos conquistando sua legitimidade no mercado da psicologia e estabelecendo-se como uma prática realmente efetiva.

Então, como funcionam as sessões online? Para responder essa pergunta é preciso citar alguns requisitos básicos para que a psicologia online aconteça.

Em primeiro lugar, é necessário uma plataforma que seja capaz de unir um profissional da área e os pacientes que buscam esse serviço. Nós, da Conexa Saúde, oferecemos essa conexão, por exemplo.

Além disso, é preciso sinal de internet de qualidade para evitar assim possíveis interrupções durante o atendimento. Por último, é preciso que o profissional e o paciente estabeleçam horários e dias da semana para que esses encontros virtuais aconteçam.

Em resumo, a terapia online é uma ferramenta que permite algumas facilidades tanto para os profissionais como para os pacientes. E não é de grande complexidade. É importante que para que ela aconteça de maneira responsável e garantida exista uma plataforma para intermediar essa troca.

Isso porque plataformas como a Conexa são capazes de oferecer a quem busca esse modelo de serviço, a garantia de que o psicólogo realmente está capacitado e garantir mais segurança para que o paciente fale sobre sua vida pessoal.

Quais são os benefícios da psicologia online?

psicologia online terapia

As consultas psicológicas online ainda são tema de discussão para muitos grupos de pessoas. O que é entendível já que ainda é um método desconhecido por muitos e que causa algumas preocupações as quais precisam ser esclarecidas para um maior entendimento acerca do assunto.

Entretanto, apesar disso existem múltiplos benefícios que fazem parte e são atingidos apenas nesse modelo de consulta.

Acesso amplo

O primeiro deles é também um dos mais importantes quando o assunto é psicologia online é a facilidade de acesso para o paciente. Acontece que muitas pessoas moram em áreas onde esse modelo de serviço não é prestado e acabam sendo limitadas por isso.

Um exemplo disso são aqueles que moram em regiões rurais ou mais afastadas e não possuem um acesso regular ao terapeuta. Como consequência, acabam por não encontrarem outra forma se não abandonarem a terapia por uma simples questão geográfica.

Além disso, existem casos em que as dificuldades da região obrigam o paciente que precisa e opta por fazer acompanhamento psicológico  a realizar grandes deslocamentos. Isso além de causar transtornos para o indivíduo, acaba prejudicando a finalidade do tratamento.

Estabilidade para aqueles que estão sempre mudando

Não é novidade que existem pessoas que por opção ou mesmo necessidade, seja pelo trabalho ou mesmo por outras questões, acabam sempre mudando de cidade, bairro ou região. Quando isso acontece, para aqueles que estão em tratamento com psicólogo, pode ser um transtorno.

A finalidade de uma terapia contínua é estabelecer confiança do paciente para com o profissional para que assim os objetivos do tratamento sejam atingidos aos poucos. Porém, se essa relação entre os dois lados for sempre interrompida e o paciente necessitar recomeçar a terapia a cada determinado período de tempo, o tratamento perde parte da eficácia.

Dessa forma, se a terapia for realizada de maneira online, é possível que o paciente faça o tratamento onde quer que esteja e pelo tempo que for preciso sem ser interrompido por possíveis mudanças de localidade, tanto dele como do psicólogo.

Benefícios de tempo e financeiros 

Existe também um benefício considerável pensando no ponto das finanças para quem procura esse modelo de serviço. Isso acontece porque muitas pessoas ao realizarem terapia online evitam gastos com deslocamentos e também alimentação fora de casa.

É possível que a terapia online seja feita de qualquer lugar e por isso não é preciso que o paciente vá até um consultório e precise tornar isso algo trabalhoso. Além disso, diminui-se também o tempo em trânsito, sobretudo em grandes cidades. E como nós sabemos: tempo é dinheiro e não é desejável desperdicá-lo.

Além destes, há uma gama de benefícios que podem ser atingidos com a terapia online, a depender do estilo de vida do paciente e também do profissional. Por isso, essa é uma opção que deve ser analisada e considerada de acordo com as suas necessidades.

Como a psicologia online pode ajudar no ambiente organizacional?

A psicologia como um todo é essencial para o desenvolvimento de uma equipe, em especial quando é necessário maior conexão e interação entre os profissionais da empresa. Assim, quando o assunto é o meio empresarial é ainda mais específico a atuação da Psicologia de recursos humanos.

Essa por sua vez estuda o comportamento humano e analisa as emoções e demais atitudes que podem interferir no ambiente de trabalho. É da capacidade dessa categoria encontrar técnicas capazes de serem implementadas e corrigir prováveis questões da área dos Recursos Humanos.

Tal modelo de Psicologia pode ser utilizado online e cria mais acessibilidade e conforto para que os prestadores de serviço busquem apoio. Além de auxiliar no alinhamento de perfis, treinar possíveis candidatos para uma nova vaga ou promoção, avaliar o desempenho e satisfação do colaborador com o trabalho que é desempenhado.

Dessa maneira, não apenas auxilia a empresa em suas necessidades e desenvolvimento no serviço prestado, como também garante maior bem estar aos funcionários e possivelmente mais resultados para que a firma cresça e consolide-se no mercado.

A importância da tecnologia na psicologia online

Como já mencionado antes, o passo essencial para que a psicologia online seja possível é a presença de internet e dispositivos que sejam capazes de intermediar as consultas. Logo, sem o desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos, nada disso seria possível.

E não apenas essa necessidade faz com que a tecnologia e a psicologia sejam associadas. Há também uma estreita relação entre os impactos dessa revolução tecnológica e a busca por esses serviços nos últimos anos.

Houve um tempo, não muito distante e em alguns locais ainda predominante, em que acreditava-se que psicólogos eram restritos para o tratamento de pessoas com diagnósticos de doenças mentais.

O que hoje, sabe-se, não é verdade. Qualquer pessoa que se interessa ou sente vontade pode buscar uma consulta com psicólogo para resolução de questões pessoais. Porém, esse pensamento só passou a ser disseminado e mais facilmente aceito quando o mundo sofreu uma Revolução Técnico Científico informacional, ou também chamada de 4.0.

Neste momento, não apenas o mundo das máquinas passou por uma transformação. As pessoas passaram a ser interligadas e a compartilharem informações. O que no âmbito da psicologia foi um salto, afinal a profissão propagou-se e tornou-se reconhecida como um meio de consulta mais acessível e para todos.

Outro ponto que deve ser destacado ainda nessa relação, é a maior divulgação não apenas da profissão como também dos profissionais em si. Hoje, com as redes sociais e as plataformas tornou-se possível conhecer e ter garantias da capacitação dos profissionais dessa área.

O que antes era intermediado apenas por um consultório e indicações feitas via pessoas, tornou-se hoje independente e mais popular no quesito facilidade e acesso.

 Como preservar o sigilo no atendimento de psicologia online?

Um ponto de suma importância é o sigilo obrigatório por parte dos psicólogos. Em virtude disso, nós da Conexa não apenas interligamos pacientes e profissionais como também garantimos por meio de uma avaliação a capacidade do psicólogo.

Assim, quando um indivíduo procura pelos serviços de atendimento psicológico online ele conta com profissionais que estão registrados no Conselho Regional de Psicologia e com cadastro certificado para atendimentos online, ou seja por chamadas de vídeo.

Além disso, os mesmos passam por verificação e credenciamento, contando com códigos de ética rígidos quanto ao sigilo e demais comportamentos.

Qual o melhor site para psicologia online?

psicologia online psicologo online

Sem dúvidas, como já dito anteriormente é fundamental que o psicólogo seja um aliado e pessoa pela qual o paciente sinta confiança e segurança para falar abertamente sobre o que deseja.

É por isso que para que seja realmente efetiva essa troca é necessário que o paciente conte com um site de qualidade e confiança para contar na hora de buscar apoio. Sendo assim o Psicologia Viva é a melhor opção para aqueles que precisam desse modelo de serviço.

Além de fazer a análise dos profissionais que buscam se cadastrar na plataforma, ela também funciona como uma empresa com capacidade para apoiar e atender os pacientes que tiverem quaisquer problemas ou reclamações.

Para saber mais acesse o site e confira quais as modalidades e demais informações presentes no site sobre atendimento psicológico online.

Quais os cuidados recomendados para uma boa consulta de psicologia online?

Local adequado

Em primeiro lugar é essencial que tanto o paciente como o psicólogo busque por locais em que seja possível ter privacidade para realizar a conversa. Muitas pessoas podem não morar sozinhas ou terem dificuldades para achar um local privativo.

Então, deve ser analisado o melhor horário para fazer a consulta, e será aquele em que você enquanto paciente consiga estar sozinho. Além disso, o profissional também deve prezar por esse tipo de local, em hipótese alguma a consulta deve ser interrompida por parte do profissional por ter de realizar outras tarefas.

E se você, paciente, também tiver outros afazeres naquele momento, o melhor é remarcar, já que se a dinâmica da consulta não for fluída não existirão grandes benefícios naquela troca.

Privacidade

Outro ponto a ser destacado é a não interrupção por parte de terceiros. Ao entrar em uma consulta online certifique-se de que não será interrompido. Isso pode prejudicar a sua linha de raciocínio e também a do profissional.

Sem contar que em casos em que essa interrupção é constante pode ser que sem perceber, você paciente deixe de se sentir à vontade e passe a não agir da maneira que agiria se estivesse sozinho e confortável com o ambiente.

E não apenas o paciente, como também o profissional deve estar seguro de que está sozinho e não será interrompido seja pelo celular ou mesmo por pessoas durante o seu momento de atendimento.

Use aparelhos pessoais 

Em busca de manter o sigilo e também o conforto, ambos devem usar aparelhos pessoais para realizarem a consulta. Isso porque além de levar mais segurança para ambos, é também mais confortável por ser do convívio daquele paciente o aparelho em questão.

Além disso, é possível que se estiver usando um dispositivo emprestado pode ser que tenha que interromper o uso para devolver para o dono caso ele solicite e então a dinâmica da consulta seja prejudicada.

Invista em locais com acesso a internet de qualidade

Pode ser que durante a consulta aconteçam imprevistos como tempestades ou mesmo simplesmente o sinal caia. Logo, em condições normais não é legal ter a conexão interrompida o tempo todo, e portanto deve ser buscado um local em que ela esteja bem estabelecida.

Assim, você evita não apenas que perca tempo tentando reconectar o seu aparelho como também que suas falas sejam entendidas da forma errada ou mesmo que você não seja capaz de compreender o que o psicólogo está falando em virtude do sinal.

Conclusão

psicologiaonline atendimento

O mais importante sempre é buscar ajuda psicológica sempre que sentir vontade. Seja online ou mesmo presencial procure por atendimentos qualificados e que possam ajudar você em quaisquer que sejam suas questões.

Se você está precisando de atendimento online, conte com a Conexa para encontrar profissionais capacitados e que estejam alinhados aos modelos de terapia que você busca ou precisa.

Consultas psicológicas online podem trazer inúmeros benefícios e estarem alinhadas a sua rotina caso você precise adequar para serem realizadas em seus tempos livres.

Agora, se você já está fazendo uso da psicologia online, não deixe de seguir algumas dicas que são fundamentais para que esse processo seja ainda mais proveitoso. Certifique-se do seu ambiente, privacidade, conexão à internet e também o aparelho que usará. Estamos com você!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

conexa saude cta

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!