Promoção da saúde mental: é preciso fazer isso?

promoção da saúde mental

A saúde mental ainda é um conceito pouco palpável para a maioria dos pacientes brasileiros. O que é totalmente compreensível, já que a definição varia até mesmo para os profissionais da saúde.

Entretanto, quando o assunto é a importância da saúde mental, o que se vê é uma unanimidade absoluta: é preciso promovê-la.

A saúde mental ainda é um conceito pouco palpável para a maioria dos pacientes brasileiros. O que é totalmente compreensível, já que a definição varia até mesmo para os profissionais da saúde.

Entretanto, quando o assunto é a importância da saúde mental, o que se vê é uma unanimidade absoluta: é preciso promovê-la.

A Conexa Saúde colabora ativamente para a conscientização da saúde mental. Quer saber mais sobre os serviços e conteúdos disponíveis na nossa plataforma? Então continue lendo!

Afinal, o que é saúde mental?

De acordo com a Constituição de 1946 da Organização Mundial da Saúde (OMS), “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. E a saúde mental é definida como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

A definição de saúde foi considerada revolucionária para a época, exatamente por contemplar outros aspectos a não ser o físico. Entretanto, com os avanços da literatura médica ao longo das décadas, o termo ”completo bem-estar” vem sendo questionado – o ”bem-estar” por ser vago e o ”completo” por ser irreal.

Talvez seja mais didático esclarecer o que a saúde mental não é: a dicotomia de tristeza e alegria e o oposto de loucura, por exemplo. Todas as pessoas vivenciam uma gama de emoções consideradas positivas e negativas. Isso é o natural da vida. 

A nomenclatura ”saúde mental” faz com que muitos pensem que as questões que envolvem o tema sejam puramente emocionais, enquanto, na verdade, as doenças mentais são frutos de desequilíbrios químicos que acontecem involuntariamente no cérebro. Ou seja, uma doença mental também é física e deve receber a devida atenção, cuidado e visibilidade.

Temos um artigo que explora os dados sobre saúde mental no Brasil. Você pode conferir clicando aqui.

Profissionais capacitados

Entre os principais desafios da luta pela promoção da saúde mental está o incentivo a pedir ajuda. Outra grande concepção errada é que se cercar de família e amigos queridos é o suficiente.

É claro que um bom convívio social é sempre agradável, mas suporte profissional é indispensável. Assim como você não pediria para que um amigo não médico conduzisse a sua cirurgia, ele também não pode ser responsável pela sua saúde mental. 

A Conexa Saúde tem mais de 30 especialidades médicas e entre elas está a psicologia. A telepsicologia te permite assertividade sobre a frequência de sessões, já que ela pode ser feita de qualquer parte do mundo. Sem mais desculpas pela falta de tempo de ir até o consultório semanalmente!

Conteúdo no blog

A Conexa sabe que a linguagem da medicina pode ser complicada e inacessível. Por isso, além de fornecer toda a estrutura de telemedicina, também produzimos um conteúdo de qualidade sobre diversos aspectos que abrangem a saúde. Sem dúvidas, a promoção da saúde mental é um dos nossos pilares.

Aqui estão alguns de nossos artigos sobre o tema que você vai gostar:

Também sugerimos que você acompanhe a Conexa no Instagram e Facebook para sempre ficar por dentro dos conteúdos!

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!