Problemas Financeiros: Quais os impactos gerados no Trabalho?

problemas financeiros pessoais

A produtividade é considerada como um dos fatores mais importantes para se alcançar o sucesso como empresa. E um dos fatores que afetam a produtividade e o desempenho do trabalho são os problemas financeiros dos colaboradores.

Embora a produtividade tenha muito a ver com conhecimento, experiência, estabelecimento de metas, a produtividade pode ser comprometida por diferentes fatores.

É importante que os líderes compreendam como os problemas financeiros afetam seus trabalhadores e o que pode ser feito para corrigi-lo.

Afinal, o estresse financeiro tem um impacto significativo sobre os funcionários no trabalho. E como resultado, pode levar a uma diminuição da produtividade, prejudicar a capacidade de resolver problemas e o humor ou irritabilidade pela perda do sono pode dificultar a colaboração e a comunicação efetiva dos funcionários.

Continue lendo para saber como os problemas financeiros dos seus funcionários podem impactar no trabalho.

O que significa problemas financeiros no trabalho?

problemas financeiros brasil

Um funcionário com bom desempenho é o que todo empregador deseja. Na maioria das empresas, geralmente há um desequilíbrio entre os empregados com bom desempenho e os que não são tão produtivos assim.

De acordo com alguns especialistas, os problemas financeiros dos funcionários podem contribuir para o desempenho de seu trabalho.

Os problemas financeiros podem muitas vezes causar preocupações constantes aos funcionários, impactando suas vidas profissionais de forma significativa.

Este fator de aumento de estresse entre os funcionários, a incapacidade dos trabalhadores de se concentrar no trabalho, bem como o absenteísmo e o atraso. Isto significa que as empresas enfrentam uma quantidade crescente de tempo desperdiçado enquanto sua equipe está no horário de trabalho.

O sucesso de uma empresa depende do desenvolvimento pessoal e do sucesso de seus membros de equipe. Felizmente, as organizações podem aliviar parte desse estresse, ajudando os funcionários a administrar suas finanças pessoais e a se preparar para a aposentadoria.

Problemas financeiros da população brasileira

A maioria dos problemas financeiros da população brasileira estão relacionados aos seguintes fatores:

  • Inadimplência: A inadimplência faz com que a pessoa tenha muitas dívidas e que a partir disso não consiga cumprir com suas obrigações financeiras.
  • Uso inadequado do cartão de crédito: Muitos brasileiros abusam do cartão de crédito em compras parceladas e de alto valor.
  • Investimentos mal planejados: Alguns investimentos possuem alto risco, isso pode gerar uma perda de dinheiro repentina ou até mesmo de patrimônio.
  • Consumir em excesso: Na sociedade atual é comum que o brasileiro consuma em excesso, isso leva a problemas financeiros pois muitos compram itens que não precisam.
  • Abusar de dívidas parceladas: O parcelamento de dívidas pode ser uma boa opção, entretanto, isso gera um efeito oposto a longo prazo, pois várias dívidas são somadas e levam a um alto valor mensal.
  • Receber muito menos do que gostaria: Muitos brasileiros gostariam de receber mais, e isso gera uma insatisfação com o salário atual.
  • Não conseguir investir, mesmo com um bom salário: Ainda hoje é pouco comum que os brasileiros invistam, isso é resultado de uma falta de planejamento financeiro.
  • Desemprego: O desemprego gera uma perda de renda que pode afetar todo o cumprimento das obrigações financeiras.
  • Hábitos em desacordo com a realidade: Muitos brasileiros gastam muito mais do que recebem, e por isso vivem em desacordo com a realidade.

Principais causas de problemas financeiros

problemas financeiros sintomas

Confira abaixo as principais causas de problemas financeiros:

Imediatismo

O imediatismo é a vontade de comprar um item ou bem sem um planejamento financeiro adequado comprometendo toda a renda daquela pessoa.

Apatia

A apatia é a falta de controle dos gastos e deixar tudo em débito automático, isso gera que o indivíduo não tenha dimensão da sua situação financeira.

Pressão social

Vivemos em uma sociedade consumista na qual diariamente, seja pela mídia, por familiares ou por amigos, somos impulsionados a consumir e adquirir algo e sabemos que o consumo desenfreado resulta em dificuldades financeiras.

Desequilíbrio

As facilidades em obter altos limites de crédito são as principais ferramentas para chegar ao desequilíbrio financeiro.

Excesso de otimismo

Ao tratar de questões financeiras com otimismo é um erro grave, afinal, a autoconfiança em excesso pode levar ao fracasso financeiro. Sendo assim, é preciso ter uma visão realista da sua situação financeira e a partir disso traçar metas alcançáveis.

Principais impactos de problemas financeiros no trabalho

Queda de produtividade

Os problemas financeiros geram uma queda da produtividade porque segundo um estudo da PWC cerca de 49% dos colaboradores reservam 3h da semana para focar nos problemas financeiros no trabalho.

Maior número de faltas e atrasos

Outro reflexo dos problemas financeiros no trabalho está no aumento de faltas e atrasos.

Essas faltas são ocasionadas ou por doenças decorrentes dos problemas financeiros, como estresse e depressão, ou até mesmo porque o colaborador se ausenta para estar presente em audiências, que se referem a negociação de dívidas.

Perda de foco nas tarefas

Como dito anteriormente, o funcionário pode dedicar até 3 horas diárias para pensar em seus problemas financeiros e como resultado, perde o foco nas tarefas que está exercendo.

Estresse diário

Muitos trabalhadores ficam estressados por causa de seus problemas financeiros e isso afeta todo o seu desempenho em atividades laborais.

Problemas financeiros e a responsabilidade nas empresas

problemas financeiros como resolver

Os problemas financeiros dos colaboradores afetam cada vez mais o dia a dia das empresas.

O funcionário que aprende a respeitar seu dinheiro perceberá que não é o salário que é necessariamente baixo, mas que a irresponsabilidade com o dinheiro é mais crítica.

Como o RH pode auxiliar na resolução dos problemas financeiros dos colaboradores

O departamento de RH deve fornecer às empresas as ferramentas necessárias para administrar uma força de trabalho saudável e feliz.

Afinal, os trabalhadores enfrentam todos os tipos de desafios que podem impactar a segurança e a produtividade no trabalho.

Ajudando os funcionários a enfrentar os problemas que irão encontrar enquanto trabalham, as equipes de RH têm a capacidade de melhorar o potencial dos trabalhadores para ter sucesso e inovar.

Mas algumas questões se complicam. Como se pode esperar, por exemplo, que os gerentes de RH lidem com funcionários com problemas financeiros?

Não é um bom negócio simplesmente tirar os funcionários de qualquer problema financeiro em que se metam, mas estes problemas podem ter um grande impacto na produtividade.

Adaptar a assistência financeira ao RH pode ser complicado. Entretanto, com estas estratégias, o RH pode ajudar os funcionários com problemas financeiros sem entrar em um  território problemático.

Incentivo para educação financeira

Quando investimos em colaboradores que entendem como lidar com as próprias finanças pessoais e reconhecem os impactos de uma boa organização financeira, podemos esperar níveis de motivação e produtividade maiores.

Por isso, a educação financeira tem ganhado cada vez mais atenção dos indivíduos e das empresas. Isso é importante uma vez que as transações dessa natureza se tornaram muito mais fáceis com a ascensão da tecnologia ao mesmo tempo em que existem diversas opções de investimento, empréstimos e negociações.

Saber como controlar a vida financeira e lidar com as possibilidades, dívidas, parcelas e oportunidades é muito importante. Promove a responsabilidade e auxilia com que as pessoas tenham consciência de seus ganhos e de formas de crescer financeiramente.

Programas de bem-estar financeiro

Um programa de bem-estar financeiro é uma ótima opção para que a empresa ensine um pouco sobre educação financeira para seus colaboradores, e com isso os ajude a evitar os problemas financeiros.

Afinal, muitos dos problemas relacionados ao dinheiro acontecem por conta da má administração do mesmo, e dar dicas para que o colaborador saiba como usá-lo, poupá-lo e investi-lo da forma correta pode ser primordial para mudar esse cenário de estresse financeiro.

Nesse caso, oferecer possibilidades por meio de cursos, workshops e até mesmo palestras é uma forma de incentivo e até mesmo de ajuda para que os colaboradores passem a se preocupar mais em gerir bem o próprio dinheiro.

Oferecer um bom pacote de benefícios

Oferecer um bom pacote de benefícios é fundamental para atrair e reter talentos para a sua empresa. Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens que vão além do salário do colaborador.

Esses benefícios podem ser oferecidos de diferentes maneiras e formatos, dependendo da cultura organizacional e dos valores da empresa.

Os benefícios mais oferecidos pelas empresas são:

  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação e/ou refeição;
  • Cesta básica;
  • Plano de saúde,
  • Convênio odontológico;
  • PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados);
  • Auxílio-creche;

Um estudo da Catho mostrou que 40% dos colaboradores apontam o pacote de benefícios como um fator fundamental para aceitarem uma proposta de trabalho.

Ou seja, pensar por esse lado pode ajudar não só a empresa a contribuir com o orçamento familiar dos colaboradores, dando apoio a inúmeros gastos, como pode ser fundamental para reter e atrair talentos.

Garanta um salário adequado

Quando o trabalhador ganha pouco ele tende a ficar mais tenso e preocupado em cumprir com suas obrigações financeiras.

Por isso, uma das ações para minimizar os problemas financeiros no trabalho é oferecer salários competitivos e justos, conforme cada cargo.

Incentive a transparência e comunicação na empresa

Um dos melhores métodos para ajudar os trabalhadores a resolver seus problemas pessoais e comerciais é manter uma política de transparência e comunicação na empresa. Isto significa que seus empregados possam compartilhar quaisquer preocupações que possam afetar o local de trabalho.

Essa empatia com os empregados pode trazer maior tranquilidade em relação aos problemas financeiros no trabalho, já que com essa transparência na relação eles se sentem mais confortáveis, motivados e produtivos, criando um laço de confiança com seus gestores.

E quais são os problemas financeiros nas empresas que devem ser evitados?

problemas financeiros significado

Problemas financeiros em um negócio raramente ocorrem da noite para o dia. É por isso que é importante conhecer as diferentes causas da crise financeira.

Elas são o resultado de múltiplos fatores que influenciam o resultado final de uma organização, o fluxo de caixa e as margens de lucro.

Coisas simples como trabalhar com um novo fornecedor ou ter problemas com distribuição podem contribuir para as causas de uma crise financeira.

No lado pessoal, os empresários que lidam com vícios, doenças ou qualquer outra mudança significativa na vida também podem fazer com que eles percam o controle sobre as operações.

Muitas empresas têm pequenos problemas que escolhem cobrir porque leva mais tempo para serem totalmente resolvidos. Esses pequenos problemas se somam e acabam construindo uma base para a ocorrência de uma crise financeira.

Falta de alinhamento do objetivo estratégico com o planejamento financeiro

Uma das causas mais comuns de crises financeiras nos negócios é a falta de prioridades. Empresas com múltiplas prioridades concorrentes acabam gastando dinheiro em muitas áreas muito diferentes.

A falta de prioridades pode realmente atingir duramente as grandes empresas quando elas têm vários departamentos gastando dinheiro em objetivos que nem mesmo se complementam.

Levar tempo para identificar as prioridades de sua empresa o ajudará a fazer melhor uso de seu dinheiro. Identifique os diferentes problemas que você tem e desenvolva passos acionáveis para resolver estes problemas.

Com um alinhamento estratégico, você pode descobrir como pode financiar cada passo enquanto trabalha para atingir os objetivos que sua empresa compartilha como uma equipe.

Precificar produtos e serviços no achismo

Errar ao precificar produtos e serviços gera graves problemas financeiros nas empresas, principalmente em relação à lucratividade.

E por mais que seja um deslize comum – e cometido principalmente por pequenas e médias empresas –, a precificação é um dos problemas que muitas vezes é imperceptível.

Mas um planejamento financeiro bem desenvolvido resolve esse problema utilizando o indicador de margem de contribuição, que nada mais é do que o valor que você de fato ganha por cada produto ou serviço comercializado.

Assim, podendo visualizar com maior precisão o retorno gerado, sabendo se os preços estão fazendo sua empresa lucrar ou ficar no prejuízo.

Não acompanhar com constância o planejado

Parte da função do planejamento financeiro é estimar e projetar a visão de caixa para os meses seguintes. Apenas assim a empresa terá previsibilidade financeira de receita, custos e despesas.

Contudo, é preciso acompanhar o planejado utilizando sempre o realizado como base de comparação.

Porque não basta montar um planejamento financeiro, considerando mercado, capacidade produtiva e objetivo estratégico sendo que, no fim, ele não será acompanhado e utilizado nas tomadas de decisões.

Esquecer dos relatórios de desempenho

Relatórios de desempenho são métricas e dados organizados de forma que se tornam informações valiosas sobre os resultados da empresa.

O relatório de desempenho tem um papel importante neste sentido, pois, serve de ferramenta estratégica para basear as tomadas de decisão, identificando possíveis erros e sinalizando quais passos a empresa deve tomar para obter bons resultados na sua rotina.

Podemos dizer que o relatório vai servir como um ponto de partida: a partir da análise dele é possível desenvolver PDIs, passar feedbacks, investir em treinamentos e capacitação para um colaborador, entre outros.

Não acompanhar os KPIs financeiros

Em resumo, KPIs financeiros são indicadores chave de desempenho que apresentam o resultado da empresa em um ponto específico.

Os KPIs são a visualização em números do resultado do negócio. A partir desses indicadores é possível gerenciar com mais precisão os pontos de melhorias de uma empresa.

Principais KPIS financeiros para as empresas

problemas financeiros principais causas

Problemas financeiros nas empresas são muitas vezes gerados porque os empreendedores esquecem de acompanhar e gerenciar os indicadores financeiros.

Deixá-los de lado é abrir mão de informações que podem influenciar no rumo do seu negócio. Abaixo, listamos os 10 principais KPIs financeiros para te ajudar a compreender melhor sobre o assunto:

  1. lucratividade;
  2. faturamento;
  3. margem bruta;
  4. margem de contribuição;
  5. ponto de equilíbrio;
  6. margem líquida;
  7. EBITDA;
  8. geração de caixa;
  9. ticket médio;
  10. rentabilidade;

Entenda como a saúde corporativa auxilia na resolução de problemas financeiros

problemas financeiros exemplos

Pode parecer uma relação distante, mas os problemas financeiros dos colaboradores impactam diretamente nos custos da sua folha de pagamento.

Isso acontece porque colaboradores com dívidas, preocupados com contas atrasadas ou com problemas de planejamento financeiro acabam sendo menos produtivos do que deveriam em suas horas de trabalho.

Além disso, certas doenças podem minar muito a motivação, a capacidade de foco e o rendimento dos empregados — seu bem-estar físico e psicológico como um todo.

Nesse sentido, estimular e manter a boa saúde dos colaboradores não só traz vantagens financeiras para a empresa, mas também colabora para a melhoria do clima organizacional, da qualidade das entregas e da performance dos funcionários. E ainda retém talentos.

Conheça a Conexa Corporate

A Conexa Saúde é a maior plataforma de cuidado integrado da América Latina. Além disso, a plataforma conecta pacientes, médicos e instituições de saúde por meio da telemedicina, além de oferecer soluções completas em saúde digital para clínicas, hospitais e empresas.

A Conexa Saúde possui também outras unidades de negócios: a Conexa Corporate, Conexa Operadoras e Docpass. A Conexa Corporate é um produto da Conexa Saúde voltado para empresas.

Este produto oferece soluções e serviços em saúde digital para organizações, independente da localidade, proporcionando saúde e bem-estar para as equipes dessas organizações e ajudando a reduzir custos e otimizar seu negócio.

Para conhecer nosso site e ter acesso a outros conteúdos como este, clique aqui.

Conclusão

problemas financeiros homens conversando

Como vimos ao longo do texto, há muitos fatores que impactam na produtividade e desempenho dos seus colaboradores, entre eles os problemas financeiros.

Os seus colaboradores precisam de orientação financeira para que possam ter uma vida mais saudável e uma rotina de trabalho mais eficiente.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira mais notícias.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!