A importância da proatividade para o funcionário

importância da proatividade



Uma das principais características procuradas pelas empresas em um profissional é a proatividade, independente da área ou função exercida.

Isso porque essa é uma prática que mostra não só desenvoltura, como também uma noção coletiva e estratégica de cooperação dentro de um ambiente que necessita de tais percepções, como o corporativo.

Certamente, a rotina pode ser cansativa e desmotivar muitos funcionários. Entretanto, o cansaço e a desmotivação podem levar a apatia e ao comodismo, o que, sem dúvidas, traz a frustração pessoal e profissional.

No artigo de hoje, iremos abordar como se comporta o funcionário proativo. Além de dar algumas dicas de como você pode melhorar ou desenvolver a proatividade no trabalho. Vamos lá?

O que é proatividade?

Muitas pessoas afirmam possuir essa característica em entrevistas de emprego. Até porque, um funcionário proativo é muito bem visto dentro do mercado de trabalho. Mas, por que será que os empregadores buscam essa qualidade dentro do ambiente corporativo?

Proatividade está no ato de resolver um problema antes mesmo dele acontecer. Um funcionário com essa característica, por exemplo, consegue evitar situações negativas para a empresa de forma prévia e dar início a uma atividade por conta própria.

Nesse sentido, é uma forma de demonstrar conhecimento e interesse em praticar diferentes ações, dentro de um contexto mais coletivo, pois assim você também poderá auxiliar seus colegas e aumentar o senso de trabalho em equipe.

Hoje, muitos veem a proatividade como uma espontaneidade que estimula mudanças e ações com o intuito de resolver problemas, alcançar objetivos e metas.

Passividade x Reatividade

Em contrapartida à proatividade, encontramos a passividade e a reatividades que também estão associadas às características de alguns colaboradores.

A passividade é a incapacidade para autodeterminação, manifestada na passionalidade ou na abdicação de vontade livre e racional. Sendo assim, uma pessoa passiva é aquela que não faz as coisas por si mesma, e que deixa tudo para os outros. Essa pessoa apenas reage às circunstâncias de forma passiva, sem tomar uma atitude.

Esse comportamento pode se manifestar na forma de vitimização, procrastinação ou algum tipo de resistência difusa em satisfazer expectativas de relações interpessoais que envolvem ou não o cumprimento de tarefas. Um comportamento passivo reflete em falhas repetidas e deliberadas que retardam ou impedem a concretização de tarefas pelas quais a pessoa é responsável.

Já a reatividade diz respeito à pessoa que atuam conforme solicitado, ou seja, que costumam depender do outro, detendo pouca, ou quase nenhuma, atitude e autonomia, pois sempre está a espera de que lhe ordenem algo. O que costuma ser mal visto no mercado de trabalho, já que as empresas buscam profissionais ativos e atentos.

Como ser um profissional proativo?

Em primeiro lugar, é muito importante ter iniciativa. Certamente, essa característica é a mais forte de uma pessoa proativa. Ter iniciativa no trabalho é pensar sempre além, ou seja, cumprir as demandas que são passadas, mas também, verificar se existem outras formas de contribuir com a empresa.

Para começar a ter iniciativa, é fundamental ampliar a visão sobre as coisas e encontrar oportunidades com as quais possa contribuir. Essa iniciativa pode ser exercitada até mesmo em situações cotidianas dentro de casa.

Isso porque para além de ser compreensível, um profissional proativo precisa ter autonomia e comprometimento em exercer a sua função e ainda conseguir fazer análises que resultem no todo.

Separamos então 4 características de um profissional proativo. Confira a seguir!

  • Gostar de estudar e desenvolver ações pertinentes ao cotidiano da empresa
    Desenvolver o raciocínio rápido é muito importante para aliar iniciativa e proatividade. A melhor maneira de adquirir essa habilidade é exercitando o cérebro e tirando-o da zona de conforto, para que ele se torne cada vez mais ágil.
  • Gostar de desenvolver ideias e colocá-las em prática
    Na ocorrência de problemas ou situações inesperadas, existem pessoas que ficam se lamentando e outras que focam na solução. Os proativos se encaixam no segundo grupo, pois o que importa no momento é conseguir analisar o contexto e desenvolver práticas de solução. Quando a situação for resolvida, é necessário rever os motivos que levaram ao erro e, com isso, aprender.
  • Ser autoconfiante
    É muito importante acreditar em si mesmo para desempenhar as funções e pensar que elas vão trazer resultados positivos. Uma das formas de adquirir essa autoconfiança é através do autoconhecimento, isto é, entendendo as próprias qualidades. Assim, é possível compreender suas próprias capacidades.
  • Ser persistente e criar oportunidades
    Uma pessoa proativa é, acima de tudo, uma criadora de oportunidades. A proatividade é poderosa principalmente porque promove a ação, que é fundamental para que metas sejam alcançadas, sonhos sejam realizados e habilidades sejam desenvolvidas. Aprenda a criar oportunidades e obtenha um desenvolvimento profissional.

Proatividade x Produtividade

Vale ressaltar que apesar de relacionadas, proatividade e produtividade são coisas diferentes. Isso porque um profissional produtivo, que realiza suas atividades bem e conforme os prazos, não necessariamente será proativo e movimentará a sua equipe.

Enquanto que ser um profissional proativo implica em ser produtivo, há casos de pessoas que por idealizarem ou ajudarem demais os outros, acabam deixando passar algumas tarefas importante.

Como as empresas podem incentivar a proatividade?

Um profissional bem tratado é um profissional mais ativo e com vontade de trabalhar. Por isso, o investimento em ações que incentivem o profissional é indispensável para o desenvolvimento da proatividade.

Sendo assim, as empresas podem desenvolver diversas atividades que não só invistam na carreira dos seus colabores, como também incentive o senso proativo para muitas pessoas.

Uma pessoa proativa costuma ter um senso crítico e analítico mais aguçado, abrindo espaço para a criação de ações efetivas e oportunidades que melhorem o ambiente de trabalho, aumentando os resultados da empresa.

Implantar ações simples pode ser um grande passo nesse sentido. Por exemplo, pensar no bem-estar e na saúde mental do colaborador gera grande impacto no ambiente de trabalho.

Afinal, a partir disso, o profissional vai perceber que a empresa quer estabelecer uma boa relação com ele, proporcionando momentos de cuidado e responsabilidade emocional.

Com o contexto de home office, então, muitas empresas adotaram treinamentos e orientações na rotina do seus colabores através de plataformas digitais.

A telepsicologia pode ser uma grande aliada para empresas que querem incentivar o cuidado e a proatividade de seus profissionais.

E aí, o que achou do artigo de hoje? Você é um funcionário passivo, reativo ou proativo? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo para outras pessoas também conseguirem mudar positivamente seu comportamento.

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