Prevenção da dengue na empresa: saiba quais as principais medidas!

dengue

A dengue é uma doença que atinge várias pessoas todos os anos, causando mortes e prejuízos para a saúde pública. Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado em junho de 2021, foram notificados 348.508casos prováveis do problema no Brasil. A chegada do verão e a falta de cuidado da população podem aumentar o número de casos.

Por isso, é muito importante realizar a prevenção da dengue, principalmente nas empresas. Com algumas medidas simples e com a adoção de um plano de prevenção à doença, é possível minimizar a infecção pelo vírus. Com isso, há uma diminuição dos afastamentos de trabalho, garantindo uma maior satisfação e produtividade dos colaboradores.

Ficou interessado e quer saber como fazer a prevenção da dengue na sua empresa? Então, continue a leitura!

Faça a limpeza dos ambientes

Diversos reservatórios, como vasos de plantas e caixas d’água são criadouros para o mosquito. Após a postura dos ovos do inseto, eles adquirem um grande potencial de sobrevivência, podendo permanecer por longos períodos em um ambiente seco.

Assim, caso os locais não sejam limpos de maneira adequada, com equipamentos de limpeza, os ovos permanecem inativos até o próximo período de chuva. Portanto, lembre-se de verificar possíveis reservatórios da dengue em sua empresa e mantenha-os limpos.

Evite o acúmulo de água

O mosquito da dengue costuma depositar os seus ovos em água parada e limpa. Logo, é essencial tomar alguns cuidados, como:

  • fure as latas de alumínio antes de descartá-las;
  • elimine tampas de refrigerantes e copos de plásticos em sacos lacrados;
  • deixe pneus longe da chuva e da água;
  • mantenha o lixo sempre bem fechado;
  • não descarte o lixo em terreno baldio;
  • guarde garrafas pet com o bico voltado para baixo;
  • mantenha o prato dos vasos de plantas virados para baixo.

Use inseticidas e repelentes

Como a transmissão da dengue ocorre por meio do mosquito Aedes aegypti, você pode prevenir a doença em sua empresa ao adotar o uso de inseticidas e repelentes. Assim, incentive os colaboradores a levarem esses produtos todos os dias para o trabalho.

É importante passá-los em áreas expostas do corpo, como rosto, braços, orelhas, pescoço e mãos. Além disso, as velas de citronelas também funcionam, pois atuam como um repelente contra os insetos.

Dissemine a informação para prevenção

As casas também são um dos grandes focos do mosquito causador da dengue. Por essa razão, é fundamental que a empresa dissemine a informação e estimule os colaboradores a adotarem medidas preventivas na residência. Para isso, a realização de campanhas educativas é uma ótima alternativa para iniciar o diálogo.

Não se esqueça de abordar sobre a eliminação dos focos de água parada, aplicação de larvicidas, uso de repelentes e como manter os ambientes limpos.

Agora que já sabe como fazer a prevenção da dengue na empresa, lembre-se de que é muito importante colocar essas dicas em prática para evitar a disseminação do mosquito. Com isso, você coloca a saúde dos funcionários em primeiro lugar, além de contribuir para a maior segurança e responsabilidade social.

Gostou do post e quer receber conteúdos sobre telemedicina, bem-estar, saúde no trabalho e saúde mental em seu e-mail? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

Outros posts que você também pode gostar

Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

    Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

    A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!

    Skip to content