Power skills: o que são, quais os tipos e exemplos de habilidades

power skills energia mulher

Você já ouviu falar sobre power skills?

No campo referente à gestão de pessoas está se falando cada vez mais a respeito dos conceitos de  hard e soft skills, pelo fato de serem traços comportamentais e as habilidades técnicas que juntos fazem parte da personalidade do profissional ideal.

Isso significa que a empresa deve prestar atenção nesses conceitos para ter os funcionários que ela quer. Entretanto, fala-se muito pouco sobre um novo conceito: power skills.

Por esse motivo, fizemos este artigo para te explicar sobre as powers skills, quais são as principais características de integrar um conjunto de competências potenciais e como desenvolvê-las.

Boa leitura!

O que são as power skills?

power skills mulher trabalhando
O que são as power skills?

Você provavelmente já ouviu falar que determinada pessoa é muito boa no que faz, por exemplo, quem é muito bom no trabalho em equipe.

Isso significa que a hard skill é muito boa, porém, a soft skill não é muito bem desenvolvida. Portanto, ele não é considerado um profissional com power skill elevado.

Isso mostra que a power skill é a soma entre as habilidades técnicas e comportamentais do empregado, o que faz com que ele seja capaz de ser extremamente competente para solucionar problemas, engajar a equipe e potencializar tudo aquilo que conhece e sabe através de soluções para o dia a dia.

Entendendo o conceito de hard skills e soft skills

As “hard skills” são habilidades tangíveis, isso quer dizer que elas são habilidades que podem ser verificadas através de um teste ou exame.

Esse é o tipo de competência demonstrada através de alguma certificação a qual garante que o profissional tem capacidade para desempenhar determinada função.

Existem vários profissionais que só podem desempenhar suas atividades se estiverem formalmente habilitados, como engenheiros do CREA, médicos do CRM e advogados da OAB.

Já as “soft skills” são habilidades interpessoais ou comportamentais que não podem ser avaliadas ou medidas por um rosto.

Isso quer dizer que elas são as habilidades invisíveis dos profissionais e que eles podem mudar com o tempo e variam de pessoa para pessoa.

Por serem difíceis de mensurar, é impossível determinar se uma pessoa precisa desenvolver uma, duas ou até cinco “soft skills” ao mesmo tempo.

Felizmente, existem maneiras de desenvolver “soft skills” e transformar equipes colaborativas em profissionais de pleno direito prontos para enfrentar qualquer tipo de desafio que uma organização apresenta rotineiramente.

Afinal, power skills é o mesmo que soft skills?

Anteriormente foi explicado a respeito das “hard skills” que são os conhecimentos técnicos exigidos para validar e demonstrar a capacidade de um profissional se relacionar com uma habilidade, e as “soft skills” são as habilidades mais abstratas que focam nas relações interpessoais.

No mercado de trabalho atual, que faz parte da transformação digital, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e as empresas procuram talentos com “soft skills” mais “hard skills”.

Por esse motivo a empresa deve contar com profissionais tecnicamente competentes em sua especialidade e que sabem se comunicar e se relacionar bem com todos os membros da equipe, clientes e os outros envolvidos no ambiente organizacional.

Assim, os profissionais de hoje precisam saber interpretar e entender os principais cenários e usar sua criatividade para apresentar soluções inovadoras para a empresa.

Esse profissional precisa saber lidar com momentos difíceis e estressantes onde ele vai precisar ter uma boa inteligência emocional para conseguir enfrentar todos os desafios.

Por tudo isso é possível dizer que “power skills” pode ser considerado a soma de “technical skills – hard skills – e comportamentais – soft skills”.

Dessa forma, o conhecimento técnico dos colaboradores foi aprimorado e sua capacidade profissional usada para lidar com o dia a dia da empresa também pode chegar em um outro patamar.

Assim, podemos dizer que as “Power skills” são habilidades muito poderosas que as empresas modernas buscam no mercado de trabalho.

Elas são referentes ao conjunto de habilidades que são usadas como um diferencial para as grandes pessoas de profissionais medianos.

Quando um profissional desenvolve power skills, ele consegue ter um conjunto mais abrangente de habilidades para lidar com qualquer tipo de situação que venha a aparecer em seu dia a dia de trabalho.

Quais são os principais tipos de power skills?

power skills colaboradora feliz
Quais são os principais tipos de power skills?

Agora, vamos explicar a respeito dos principais tipos de power skills, confira!

Habilidade de energia

As soft skills são as habilidades sócio comportamentais que o candidato/profissional possui.

Elas são associadas às habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções que esse profissional possui, ou seja, está relacionada com a Inteligência Emocional – QE do mesmo.

Por esse motivo, podemos dizer que as habilidades de energia são competências que podem, por ventura, atrapalhar o profissional no momento em que ele vai desenvolver as atividades referentes ao seu cargo.

Mas é claro que isso acontece de forma isolada, pois o indivíduo pode analisar as possibilidades em sua totalidade.

Entretanto o fato é que contratamos o profissional o qual apresenta como hard skill, mas o mesmo pode não continuar na empresa se não tiver as competências de soft skill necessárias para a função.

Em um processo seletivo essas competências tendem a ser observadas por meio de testes comportamentais e/ou psicológicos, dinâmicas focadas para alguma competência específica. Alguns exemplos de soft skill que são apreciados por recrutadores são:

  • comunicação interpessoal;
  • persuasão;
  • proatividade;
  • resiliência;
  • resolução de conflitos;
  • liderança;
  • confiança;
  • criatividade;
  • comunicação;
  • organização.

Habilidade de poder

As hard skills  ou então habilidades de poder, são habilidades que podem ser aprendidas e quantificadas de uma maneira muito fácil, dessa forma, elas são mais fáceis de serem tangibilizadas.

Para ficar mais fácil de entender, elas são referentes ao conhecimento que aprendemos na sala de aula, em cursos, em um livro que lemos, ou até mesmo em treinamentos técnicos no trabalho sobre como operar uma máquina, ou como realizar a confecção de uma planilha.

Assim, no decorrer de um processo seletivo tais competências são muito observadas pelo departamento de RH por meio de testes específicos, avaliações de conhecimento, dentre outros.

Alguns exemplos de hard skill:

Exemplos de power skills de energia

Entendido os tipos de power skills, vamos citar alguns exemplos de power skills de energia, confira!

Saber solucionar problemas

Essa habilidade de saber solucionar os problemas faz parte do famoso conceito de proatividade, ou seja, acontece sempre que o profissional, ao visualizar um problema, o enxerga como oportunidade para aprender algo novo enquanto o resolve, não se esquivando por meio de desculpas.

Isso é muito bem visto pelos gestores e faz com que o profissional se destaque em meio aos seus colegas de trabalho.

Capacidade de autoanálise

A autoanálise é a capacidade que a pessoa tem de ampliar os horizontes do conhecimento é a proposta desse tipo de autoconhecimento.

Ela é usada para estimular o cérebro a ter pensamentos mais críticos e analíticos, fazendo com que a pessoa desenvolva um raciocínio mais criativo e lógico.

Os caminhos para isso são os mais diversificados e interessantes possíveis. Passam por conversas mais profundas ao desafio diário de novas aprendizagens.

Novas línguas, um instrumento musical, computação ou até ver filmes e documentários com conteúdos mais aprofundados.

Exemplos de power skills de poder

power skills homem e mulher
Exemplos de power skills.

Vamos citar alguns exemplos de power skills de poder, confira!

Saber tomar boas decisões

É a habilidade que o profissional tem de projetar cenários futuros levando em consideração as análises e conseguindo se antecipar, tomando decisões sábias e importante sobre a forma que ele pode reduzir impactos ou evitar problemas.

Quando esse colaborador é solicitado pelos gestores, ele desempenha suas atividades de uma forma ágil para poder chegar a uma conclusão o mais rápido possível, pois o seu “instinto” sempre o leva na direção correta.

O profissional que tem essa qualidade bem desenvolvida, grande parte das vezes, consegue tomar a decisão certa.

Saber fazer bons julgamentos

Saber fazer bons julgamentos é uma capacidade que as pessoas com a inteligência emocional bem desenvolvida tem.

Isso acontece pois a pessoa sabe lidar com situações difíceis da melhor forma possível, mesmo quando ele é pego de surpresa.

Os empregados que contam com essa capacidade, normalmente, conseguem chegar sozinhos a conclusões a respeito de pontos positivos de seu trabalho, bem como ele consegue perceber onde deve melhorar.

Capacidade de comunicação

Saber comunicar faz muita diferença no ambiente corporativo. A cada interação, é necessário saber como colocar suas dúvidas e pensamentos diante do seu interlocutor, de forma que ele entenda o que você quer dizer.

Uma boa comunicação garante que ambas as partes se entendam e que aquilo que é esperado seja realizado da maneira como foi pensado. Por isso, as empresas têm buscado bons comunicadores na hora de atrair e manter novos talentos.

Saber trabalhar em equipe

A pessoa que sabe trabalhar em equipe consegue ir muito além de simplesmente desenvolver uma boa relação com os colegas e gestores.

Assim, ele é considerado muito importante para a sua equipe, pois ele colabora com o crescimento e desenvolvimento de toda a equipe, conseguindo identificar os pontos fortes de cada colaborador para fomentar o engajamento.

Capacidade de enxergar o cenário amplo, abrangente

Por último, mas não menos importante, a power skill que está no topo da lista é a capacidade de enxergar além do que é mostrado. Ela está mais voltada para uma soft skill, porém pode ser desenvolvida com o auxílio de treinamentos e bons mentores.

Uma perspectiva ampla não se resume a ver tudo o que está acontecendo na organização apenas.

Ela se estende além das dependências da empresa, alcançando todo o contexto no qual a marca está inserida.

Ou seja, mudanças no cenário econômico, fatores externos e demais questões que impactem nas demandas do negócio, na relação com clientes e colegas de equipe, entre outros aspectos.

Qual a importância de se desenvolver as power skills para o sucesso profissional?

A power skill é muito importante pelo fato de que ela é a junção de competências técnicas e comportamentais.

Dessa forma, em um processo seletivo a power skill pode ajudar a empresa a montar uma equipe de alto desempenho.

Isso acontece pelo fato de existir a concentração de talentos, o que leva a empresa a ter soluções ágeis e corretas.

Assim, com um mercado tão competitivo, uma empresa que conta com esse tipo de profissional com certeza irá ocupar um lugar de destaque.

Além disso, o clima organizacional será muito melhor, pois com os profissionais com um nível de inteligência emocional elevado irá conviver melhor com os outros, não é mesmo?

Se a sua empresa conta com diversos colaboradores engajados e comprometidos na entrega de resultado, muito provavelmente eles irão se desenvolver constantemente para conseguir acompanhar o crescimento da sua empresa e de outros colaboradores.

Como o RH pode colaborar no desenvolvimento da power skills dos colaboradores da empresa?

Mesmo que a busca por desenvolvimento da power skill seja do próprio profissional, tanto em termos de competências técnicas quanto de habilidades mais abstratas, por assim dizer, também é muito importante que o departamento de Recursos Humanos tenha uma equipe de alto desempenho.

Isso quer dizer que o RH deve investir em algumas medidas práticas para o desenvolvimento das power skills de seus empregados, tais como a aplicação de cursos e treinamentos corporativos focados no desenvolvimento pessoal.

Assim,  os gestores devem tomar iniciativas para fomentar uma cultura organizacional que tenha foco em conhecimento, inovação e crescimento profissional.

Conheça a Conexa Corporate

Bom, agora que informamos os pontos mais importantes sobre o power skills, chegou a hora de você entender o que a Conexa Corporate oferece de diferente para você.

  • Teleorientação

Devido a pandemia do novo coronavírus, a Conexa Corporate começou a perceber que a  telemedicina pode ser usada no dia a dia, especialmente em questões menos complexas.

Um bom exemplo é um paciente com câncer que, através da teleorientação, faz o acompanhamento com o seu médico e tira suas dúvidas quanto ao tratamento através de uma consulta online.

  • Telepsicologia Conexa Saúde

A Conexa Saúde também oferece o acompanhamento psicológico para os colaboradores de sua empresa que têm doenças como Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.

  • Conexa in Company

O Conexa in Company consiste no acompanhamento das questões de saúde dos colaboradores internamente.

Abaixo listamos algumas de suas funções:

  • Acompanhamento da sinistralidade;
  • Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Suporte emocional para as equipes internas.

Assim, situações de crise poderão ser facilmente contornadas.

  • Plataforma

A Plataforma Conexa é um grande diferencial que a Conexa Saúde tem, e isso faz com que ela fique muito à frente dos planos de saúde tradicionais.

Isso acontece pois ela dispõe de uma plataforma exclusiva, o que facilita todo o processo de conexão entre médico e paciente, e  isso por si só já é um grande ponto positivo.

Entretanto, a Conexa Saúde e Corporate vai muito além, por isso ela entrega, também, diversas funções essenciais para um bom acompanhamento de saúde no dia a dia.

Algumas de suas funções no dia a dia são:

  • Armazenamento de documentos médicos em formato digital;
  • Integração dos dados do paciente em seu perfil, facilitando processos multidisciplinares de diagnósticos;
  • Facilidade no acesso a resultados de exames e o histórico do paciente, o que pode abrir, de partida, as possibilidades de diagnóstico;
  • Permite que o profissional analise quais são os exames que o paciente já fez e conferir os resultados, sem que seja Preciso solicitar procedimentos que já foram realizados recentemente;
  • Permite a emissão de laudos a distância e interpretação de exames com junta médica — isso é muito comum em casos complexos, como tratamentos de tumores malignos, nos quais profissionais trocam informações com outros especialistas, a fim de traçar o melhor caminho para seus pacientes durante o processo.

Além disso, todos os protocolos de segurança presentes na plataforma garantem  a privacidade dos dados dos pacientes, principalmente pelo fato de que ela respeita o estipulado pela LGPD para esses casos.

Isso é fundamental, principalmente, pois envolve dados sensíveis.

Mas a pergunta que não quer calar é: quais são as diferenças existentes entre a Conexa Saúde e o plano de saúde empresarial tradicional?

Separamos a seguir os principais pontos que precisam ser observados e que mostram as diferenças mais importantes entre elas

Os planos de saúde tradicionais têm como foco principal as consultas presenciais, em consultório.

Dessa forma, eles estão começando a engatinhar para o uso da telemedicina nesses serviços, principalmente devido a pandemia da Covid-19.

Assim, através da telemedicina que a Conexa Corporate oferece, seus colaboradores podem consultar a distância com disponibilidade de 24 horas, todos os dias da semana, conseguindo alinhar com a agenda dos profissionais.

Conclusão

Como você pôde conferir, as power skills são uma espécie de união de hard skills e soft skills potencializadas em um único profissional.

Com a evolução do mercado de trabalho, diante de demandas cada vez mais complexas, a tendência é que nos próximos anos apenas profissionais de alta performance garantam seus lugares nas empresas.

Gostou deste conteúdo sobre o que são as power skills e como desenvolvê-las? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!

E continue acompanhando o nosso blog.

Compartilhe:

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

Pesquisar

Nos acompanhe nas redes sociais!

Assuntos do blog

Receba quinzenalmente os melhores conteúdos sobre bem-estar corporativo.

Assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!

    Outros posts que você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e acesse o melhor conteúdo sobre bem-estar corporativo!

      Saúde digital, bem-estar e inovação que seu colaborador precisa

      A Conexa Saúde é uma solução completa para a saúde digital da sua empresa, que mostra que bem-estar corporativo pode ser acessível e estratégico. Fale com a gente!