Os pólipos intestinais são protuberâncias na mucosa do intestino – pequenos tumores que aparecem no cólon com tamanhos, formatos e tipos histológicos variados.
Embora muitas dessas saliências sejam benignas, é possível que alguns pólipos no intestino apresentem risco de desenvolver câncer colorretal.

Pólipos intestinais | Fonte: madigraphics / iStock
Por isso, é sempre importante conhecer essa condição e as formas de tratamentos disponíveis, evitando que os pólipos intestinais evoluam ou se transformem em um tumor maligno.
Leia o nosso artigo e entenda o que são pólipos intestinais, principais sintomas e as opções de tratamentos disponíveis. Confira!
Pólipos no intestino são preocupantes?
De maneira geral, os pólipos no intestino não são preocupantes, pois a maioria dessas alterações são benignas.
Contudo, como mencionamos, em alguns casos, podem evoluir para câncer colorretal ao longo do tempo.
Essa condição pode ser acarretada devido à demora em identificar os pólipos intestinais e retirá-los rapidamente.
Nesse sentido, os pólipos com maior tamanho tendem a provocar sangramentos no intestino, podendo resultar em anemia, além de aumentar as chances de obstrução intestinal.
Como surgem pólipos no intestino?
As causas dos pólipos intestinais não são completamente esclarecidas pela ciência. Entretanto, há vários aspectos associados a essa condição de saúde, como predisposição genética e hábitos de vida como sedentarismo, consumo excessivo de álcool e tabagismo.
Quais são os sintomas de pólipos intestinais?
Em alguns casos, os pólipos intestinais não apresentam sintomas, principalmente quando esses tumores são menores.
Contudo, ao passo que essas saliências podem evoluir , os sintomas podem incluir dor abdominal, sangramento durante e depois de evacuar, anemia e mudanças na consistência das fezes.
Como é feito o diagnóstico de pólipos no intestino?
O diagnóstico é realizado por meio da colonoscopia, exame que visualiza a mucosa do intestino grosso e permite a realização da retirada dos mesmos para análise histológica.
Na Conexa Saúde, os nossos médicos podem solicitar exames físicos, e o paciente pode retornar para revisão dos resultados e acompanhamento contínuo da doença por meio de consultas online de forma segura e eficiente.
Qual é o tratamento para pólipos intestinais?
O tratamento de pólipo colorretal, normalmente, envolve a remoção destes, um procedimento chamado de polipectomia, que é realizado durante a colonoscopia.
Em casos mais complexos, quando os pólipos têm tamanho considerável ou em grande quantidade, é possível que a cirurgia para remoção de uma parte do cólon seja indicada.
Após a remoção dos pólipos no intestino, dependendo do tipo histológico será necessário realizar colonoscopias para segmento, com regularidade a ser definida pelo médico.
Como evitar o desenvolvimento de pólipos intestinais?
Para prevenir o desenvolvimento de pólipos intestinais, podemos iseguir algumas estratégias, como adotar uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar hábitos como ingerir excesso de álcool e tabagismo.
Além de oferecer médicos de mais de 30 especialidades, a Conexa Saúde também conta com nutricionistas que estão disponíveis para avaliar suas necessidades e oferecer planos alimentares adequados à sua condição.
Qual médico procurar em caso de suspeita de pólipos no intestino?
Em caso de suspeita de pólipos intestinais, é preciso procurar um médico gastroenterologista, especialista no tratamento de doenças do sistema digestivo.
Nesse caso, você pode contar com a Conexa Saúde, uma plataforma que oferece consultas online de maneira eficaz e segura com os mais diferentes especialistas.
Nossa plataforma conta com mais de 30 especialidades médicas para atender às mais diversas condições de saúde, incluindo questões que envolvem a saúde digestiva e intestinal.
Como mencionamos, os nossos médicos podem solicitar exames e solicitar uma consulta de retorno e até o acompanhamento do paciente. Conheça agora mesmo os benefícios da telemedicina e os serviços oferecidos pela Conexa Saúde.
Créditos da imagem: SciePro em iStock
Revisado por:
Monyck Barros Cardoso
CRM 52.95814-0. Formada em medicina pela UFRJ. Especialista em Clínica Médica (RQE 38919), Gastroenterologista (RQE 38920), Endoscopista (RQE 38921) Atendimento online pela Conexa Saúde como Curadora da Especialidade de Gastroenterologia. Atua como Endoscopista no Hospital Federal do Andara; Rotina médica do CTI – Hospital Oeste D’or; Consultório particular na Barra da Tijuca (RJ).